Rondonópolis/MT,

Salto alto: saiba qual é o tamanho limite considerado saudável

Ao contrário do que muita gente pensa, o salto alto não é um vilão absoluto da saúde das mulheres. Em alguns casos, ele pode até ser um aliado. O segredo está na escolha da altura certa. Veja as indicações de especialistas e aposte sem erro!

Os saltos altos são uma fonte perene de amor e ódio. Apesar de deixar a postura mais esguia e o look sofisticado, andar sobre eles é uma espécie de luta permanente, que termina constantemente com pés doloridos, dedos dormentes e bolhas certeiras. A boa notícia é que nem tudo está perdido. Segundo especialistas, é possível conseguir conforto sem ter que abrir mão dos centímetros a mais.

De acordo com a podóloga e especialista em movimento humano Emily Splichal, três polegadas ou 7,65 cm. “Qualquer coisa acima disso altera a dinâmica da caminhada – os passos são encurtados, você não consegue andar tão rápido e o peso do corpo é transferido para a planta do pé, que joga o centro de gravidade para fora, salientando joelhos e lombar”, explica.

E ao contrário do que muita gente pensa, o modelo plataforma não reduz o efeito prejudicial. A elevação continua lá. A Dra. Emily alerta ainda que o prejuízo pode se dar também com um calçado completamente plano. “Um pouco de altura no calcanhar, como um salto de uma polegada, coloca o pé em uma posição mais estável e elimina a pressão do tendão”, aconselha. “Portanto, evite os extremos.”


Fonte: MarieClaire