Tender caseiro com molho de abacaxi, laranja e limão

Um dos alimentos mais apreciados quando chega as festas de final de ano é o Tender. Geralmente o tender que é vendido nos mercados, mercearias e casas do gênero já temperado e pronto para assar, bastando apenas colocar no forno e esperar alguns minutos para comer.  Mas este ano resolvi inovar e fazer o tender em casa defumando o presunto, dá mais trabalho mas é delicioso.

INGREDIENTES:
2 litros de água
150 g de açúcar mascavo
100 g de sal
20 g de glutamato monossódico
10 cravos da índia
Pimenta-do-reino em grãos a gosto
2 litros de água
½ peça de presunto sem a capa de gordura (+/- 1 ½ kg)

Molho:
1/2 kg de abacaxi
1/2 kg de açúcar
100 gr de amido de milho
10 laranjas
5 limões

MODO DE FAZER:

1°- Coloque numa panela 2 litros de água, 150 g de açúcar mascavo, 100 g de sal, 20 g de glutamato monossódico, 10 cravos-da-índia e pimenta-do-reino em grãos a gosto e leve ao fogo médio mantendo a fervura durante 10 minutos. Retire do fogo e adicione 2 litros de água e deixe amornar. Coloque ½ peça de presunto (sem a capa de gordura) e deixe neste líquido por 48 horas dentro da geladeira. Retire o presunto do líquido, escorra e seque bem.

2°- Numa panela alta, forrada com papel alumínio, forre o fundo com pedaços de carvão, serragem, casca de 1 cebola, 2 dentes de alho, galhos de alecrim e tomilho. Por cima coloque uma grade suspensa por latas de creme de leite vazias ou forminhas empilhadas para ficar com 10 cm de altura. Nesta grade coloque a peça de presunto seco (feito acima) e leve ao fogo baixo, com a panela tampada, por 5 horas. Depois deste tempo retire o presunto da panela e sirva acompanhando com o molho.

OBS: a grade é para que o presunto não fique em contato com o carvão e a serragem e não queime.

Molho:
Prepare o suco das laranjas, limões e abacaxi, misture os três. Leve ao fogo junto com o amido e o açúcar. Quando tiver aspecto de molho, desligar e colocar por cima do tender.