Bolo de maçã e noz-moscada com cobertura amanteigada

Não dá pra não falar de Natal, né? E para tornar a ceia de Natal completa um bolo é fundamental. Que tal sair do comum e apostar numa opção mais incrementada? Confira esta receita incrível de bolo para você preparar e arrasar na ceia de Natal.

BOLO DE MAÇÃ E NOZ-MOSCADA COM COBERTURA AMENTEIGADA 

Tempo de preparo + cozimento: 2h (+ resfriamento).
Rendimento: 10 porções.

Ingredientes
4 maçãs verdes pequenas (520 g) sem casca finamente picadas
¼ de xícara (60 ml) de conhaque
¼ de xícara (55 g) de açúcar
170 g de manteiga amolecida
80 g de cream cheese amolecido
1 ¼ xícara (275 g) de açúcar, extra
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
1 ½ xícara (225 g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de noz-moscada em pó
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de noz-moscada em pó, extra

Ingredientes da cobertura amanteigada
- 80 g de manteiga
- 125 g de manteiga amolecida
- 1 ½ xícara (350 g) de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo da cobertura amanteigada
Coloque a manteiga em uma frigideira pequena e leve ao fogo médio para derreter. Cozinhe por 2 minutos ou até que a manteiga fique com uma coloração castanho-dourada. Deixe amornar. Coloque a manteiga amolecida em uma tigela pequena e bata com uma batedeira portátil até obter um creme pálido. Junte o açúcar de confeiteiro peneirado em três levas, batendo a cada adição até o creme ficar leve e fofo. Acrescente a baunilha e 2 colheres (sopa) da manteiga derretida, batendo até incorporar tudo. Reserve o restante da manteiga derretida.

Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 160 °C. Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e forre a base e a lateral com papel-manteiga.
2. Coloque a maçã, o conhaque e o açúcar em uma caçarola grande e leve ao fogo médio, mexendo sempre até dissolver o açúcar. Reduza para fogo baixo e cozinhe sem tampar por mais 10 minutos ou até a maçã ficar macia. Deixe esfriar.
3. Coloque a manteiga, o cream cheese, o açúcar extra e a baunilha em uma tigela média e bata com uma batedeira portátil até obter um creme pálido. Adicione os ovos, um a um, batendo a cada adição. Peneire a farinha, o fermento, a noz-moscada e o sal e misture à mão. Junte a maçã e misture mais uma vez para incorporar. Transfira a massa para a fôrma preparada.
4. Asse o bolo por 1h 35 ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe descansar na fôrma por 15 minutos antes de desenformar, com o topo para cima, sobre uma grelha forrada com papel-manteiga para esfriar.
5. Prepare a cobertura amanteigada.
6. Espalhe a cobertura sobre o bolo já frio. Regue com a manteiga derretida reservada e polvilhe com o restante da noz-moscada ralada.

Dicas: É melhor regar o bolo com a manteiga derretida reservada pouco antes de servir para ela não endurecer. Você pode reaquecer a manteiga no micro-ondas em potência baixa, se necessário. O bolo pode ser preparado com um dia de antecedência e armazenado, sem a cobertura, dentro de um recipiente hermético em temperatura ambiente.


Fontes: Marieclaire, livro "Fabulosos - Bolos espetaculares para todas as ocasiões" (Ed. Alaúde, R$ 135) para você inovar e adoçar a data festiva.
Foto:Divulgação