Qual é a melhor opção para emagrecer: chá verde ou matchá



Na busca pela perda de peso, uma série de dietas milagrosas aparecem. Os chás também surgem nesse meio e são uma ótima opção para auxiliar nesse processo. Dentre a gama de nomes que surgem, o chá verde e o matchá se destacam como emagrecedores potentes. Mas além desses benefícios, eles possuem outras propriedades que passam despercebidas. A nutricionista Marcela Anverso, do Espaço Longevita, dá uma forcinha e esclarece dúvidas sobre as preparações.

A verdade é que tanto o chá verde quanto o matchá são originados da mesma planta. Seus benefícios para a saúde vão além do emagrecimento e trazem efeitos preventivos e/ou de tratamento em doenças como obesidade, hipertensão, resistência à insulina, diabetes e até câncer.

Quando comparado ao chá verde, o matchá nada mais é do que um chá verde muito mais potente e saboroso. Ele apresenta maior atividade antioxidante, além de ter um sabor mais leve devido a sua maior quantidade de aminoácidos. Sua produção desde a colheita até a finalização é diferenciada, resultando em um pó verde vivo, brilhante, porém mais caro.

Apesar de tudo, alguns cuidados devem ser tomados, pois eles têm algumas contraindicações: indivíduos com problemas gástricos devem ficar atentos. Pessoas com alterações cardiovasculares graves, epilepsia, insônia, gestantes, lactantes, crianças, portadores de desordens tireoidianas e anemias microcísticas devem evitá-los. Na dúvida, deve-se sempre procurar um profissional capacitado para orientar qual a melhor opção.

Ambos podem ser consumidos na tradicional forma de chá, mas também podem ser adicionados em sucos, shakes e outras preparações, ou também na forma de cápsulas, prescrito por um profissional.
Na forma de chá, o chá verde pode ser preparado usando uma colher de sopa para um litro de água quente (não fervida). Deixe em infusão por três minutos, coe e pronto.

Já para o preparo do matchá, deve-se utilizar um grama do pó para 100 ml de água quente (não fervida). Misture bem e pronto.

A boa e mais aguardada notícia: sim, eles realmente ajudam na perda de peso! Devido a sinergia entre a cafeína e as catequinas presentes em ambos, principalmente quando orientado por um profissional capacitado e associado a hábitos saudáveis, eles estimulam a queima de gordura e o aumento do metabolismo, consequentemente, favorecendo a redução de peso corporal.