Rondonópolis/MT,

Ovo: benefícios da melhor “capsula” de saúde, beleza e bem-estar



Pense em um alimento que sacia com poucas calorias. E ainda ajuda você a ganhar músculos e a turbinar o organismo com vitaminas e minerais essenciais. O ovo é um dos alimentos mais perfeitos da dieta humana.  
Popularmente consumidos no café da manhã ou em lanche da tarde. Há uma grande variedade de ovos que são consumidos em todo o mundo. Eles são principalmente de frango, pato e codorna. Os ovos podem ser cozidos, fritos, mexidos ou em conserva. Além disso, o ovo é o ingrediente chave para diversas receitas como doces, tortas e bolos.

Então, vamos dar uma olhada nos benefícios nutricionais dos ovos.
Benefícios Nutricionais do ovo: Os ovos são ricos em nutrientes saudáveis. Ele é um alimento que fornece cerca de 150 calorias por 100 gramas do seu consumo. A parte branca do ovo conhecida como “Clara” é rica em proteínas e a parte amarela, gema é rica em gorduras. Além destes, o ovo contém vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina-B. e os Minerais, como o ferro, o cálcio, zinco, magnésio, potássio e enxofre também são encontrados nele.

Confira os benefícios do ovo para saúde.

Benefícios do Ovo Para Os Olhos: Os ovos são benéficos para a saúde dos olhos pois, eles são ricos em carotenóides as, (luteína e a zeaxantina). Estes dois compostos ajudam a restringir o aparecimento de doenças, tais como degeneração macular relacionada com a idade em pessoas idosas. A zeaxantina é um poderoso antioxidante que protege os olhos dos raios Ultravioleta prejudiciais. A luteína também é responsável por inibir a doença como a catarata.

Benefícios do Ovo Para cérebro: Os ovos podem melhorar significativamente a eficiência do funcionamento do cérebro. Os ovos são uma fonte de colina que é um tipo de neurotransmissor que ajuda a melhorar as funções cognitivas. As Gemas dos ovos são rica em folatos que são também benéficas no aumento da eficiência das células nervosas e em sua atividade no cérebro. A Vitamina B12 é encontrada em abundância nos ovos. Elas são conhecidas na produção de uma bainha de mielina que ajuda na construção de isolamento para as fibras nervosas e assim previne defeitos do tubo neural.

Ovo fortalece os ossos: Os ovos são realmente úteis na construção e no desenvolvimento de ossos fortes. Eles são ricos em vitamina D. A vitamina D ajuda na absorção do cálcio e na regulação no sangue. Além disso, os ovos também são ricos em cálcio e fósforo que os torna-lo ainda mais eficaz. Assim, eles podem ajudar a prevenir a osteoporose e podem aumentar a densidade óssea.

Benefícios do ovo para os cabelos: Os ovos são ricos em aminoácidos, que ajudam a melhorar o crescimento do cabelo e a qualidade de fios. Ele também contém outros minerais, como zinco, ferro e o selênio que auxiliam no crescimento do cabelo. A albumina é uma fonte de proteína que pode ser aplicada sobre o couro cabeludo, afim de proporcionar uma qualidade ao cabelo. Ele atua como um condicionador natural e nutre os cabelos.

 Os Ovos Auxiliam no Ganho de Massa Muscular: Os ovos são uma fonte de proteína e deve ser consumido por uma pessoa que quer ganhar massa muscular. Um ovo inteiro cozido possui em média de 5,5 gr até 6,3 gr proteínas (vai depender do tamanho do ovo), apenas a clara tem em média 3 gr de proteínas. Em relação as calorias, um ovo cozido inteiro tem em média 71 calorias, sendo divido em 56 calorias para a gema, e 15 calorias para a clara.

Outros Benefícios do Ovo Para Saúde:

  • Os ovos são ricos em uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tornando-se um alimento importante no desenvolvimento de imunidade.
  • O ovo é uma excelente fonte de selênio e antioxidantes, estes dois nutrientes são essenciais na prevenção e no combate do câncer.
  • O ferro presente no ovo, ajuda a prevenir sinais de tontura, devido à falta de ferro no organismo. Além disso, ele ajuda no transporte de oxigênio no sangue.