Férias: como manter a pele linda levando a nécessaire certa

Julho é um dos meses mais procurados para viajar. Faça as malas mas não esqueça dos cuidados com a beleza. A dermatologista Claudia Marçal ensina como manter a pele bem hidratada em longas viagens, como montar um nécessaire enxuto e amenizar os efeitos do jet lag. Confira!

Avião
Muitas pessoas não sabem, mas é essencial hidratar a pele. Antes de decolar, o recomendável é aplicar uma boa camada de hidratante no rosto e nas mãos, além de creme para a região dos olhos, para evitar o ressecamento.  Quanto a viagens longas (mais de 6 horas), borrife água termal no rosto, por várias vezes, isso ajuda a manter a pele hidratada, contra o ar seco dentro da aeronave. Não se esqueça de retirar a maquiagem durante o voo, antes de dormir, e procure descansar o máximo possível, para evitar a aparência do jet lag, tão comum em percursos longos. Quando estiver a uma hora do seu destino, higienize novamente a pele, hidrate e aí sim os BB creams e maquiagens são bem-vindos. É importante lembrar de beber muita água. O ideal é tomar uma garrafinha por hora no avião. O uso de hidratantes que ajudem a manter a função de barreira da pele como os ingredientes Hyaxel e Pro Barrier Repair é uma recomendação importante. Os lábios também precisam de proteção, é importante utilizar protetor labial. Para não chegar ao seu destino com bolsas nos olhos, evite ingerir alimentos salgados e os gordurosos também. Mas, caso eles inchem, aplique um creme específico para a área com ingredientes contra a inflamação.

Navio
A pele também precisa de cuidados redobrados, durante esse tipo de viagem. No caso de maquiagem, o ideal é optar por base que contenha proteção solar. O protetor solar precisa ser de alta cobertura, com FPS acima de 60, além de cor para maior proteção contra a luz visível. Para usar maquiagem durante o dia, é preciso preparar a pele, com o uso de sabonete ou gel de limpeza, hidratante e, por fim, o filtro solar. À noite, antes de dormir, limpe novamente a pele. O ideal para quem usa maquiagem diariamente, é ter sempre uma solução ou leite demaquilante, para ser utilizado à noite antes de lavar o rosto. O indicado é utilizar o tônico ou adstringente com extratos de romã, malva e linho ou a flor de Edelweiss (que tem poderosa ação antioxidante), pois são importantes para manter a integridade da pele no pós sol. E, se desejar, por fim, indicamos o uso da água termal ou hidratante com ácido hialurônico vetorizado e antioxidante com Vitamina C.

Carro
Quanto ao ar-condicionado, de modo geral, tanto no carro ou ambientes, em função da redução da umidade do ar, a pele e os cabelos ficam mais ressecados e expostos ao envelhecimento. É importante utilizar produtos antioxidantes, com ativos que agem profundamente na pele e neutralizam os radicais livres, como o OTZ 10 e Vitaminas C e E. Na hora de se alimentar, prefira lanches leves e frutas, evite muito café, mas exagere na água.

Nécessaire para viajantes em geral
Para um nécessaire enxuto e eficaz, o ideal é optar por produtos multifuncionais, como uma maquiagem com proteção solar, um tônico que contenha ativos hidratantes e séruns hidratantes e rejuvenescedores. A água termal é uma boa opção por repor oligoelementos. Os produtos ideais são os que fazem parte da rotina diária de beleza: demaquilantes, sabonetes, tônicos, hidratantes e protetor solar. Existem produtos com fórmulas que demaquilam, tonificam e hidratam a pele; protetores solares com ação antioxidante e hidratante também podem ser encontrados e são bons aliados.

Jet lag
O ideal é retirar a maquiagem e investir em cremes antifadiga, principalmente aqueles cujos ativos estimulem a produção de energia celular, como Arct-Alg. Ingredientes via oral como Bio-Arct também podem ser utilizados para melhorar essa energia celular e impedir o aspecto de fadiga. A água termal pode ser borrifada para ajudar na hidratação e repor os nutrientes essenciais para a saúde e beleza da pele.


Fonte: Marieclaire por Lu Angelo