Guia com dicas infalíveis para economizar o pacote dados do celular

Atualmente, a missão de quase todo dono de smartphone é fazer o plano de dados render mais. Claro, você já pede a senha do wi-fi sempre que vai a um restaurante ou chega na casa de um amigo. Ajuda, mas é pouco. Com algumas mudanças de hábitos, melhorias nas configurações do aparelho e alguns apps camaradas, é possível prolongar para valer sua internet.

 Abaixo, veja 10 dicas que vão fazer você esquecer da dolorosa frase "contratar pacote extra".

1. USE O WI-FI
Parece óbvio, mas deixar as redes móveis é o primeiro passo para economizar dados. E nem precisa ficar pedindo para o garçom qual é a senha da rede do restaurante. Alguns apps ajudam a localizar e mapear redes abertas ou redes com senhas compartilhadas. Compatível com Android e iOS, o WiFi Map é uma boa opção. Além disso, as operadoras oferecem hotspots para os seus clientes em diversas localidades do país.
Não que elas sejam boazinhas, mas serviço ajuda a desentupir as redes móveis. VivoClaro, Tim e Oi oferecem hotposts. A Tim (Android iOS) e a Oi (Android iOS têm até apps que fazem conexão automática e permitem visualizar pontos de conexão.

2. NAVEGADOR MAGRÃO
Alguns navegadores, como o Chrome, conseguem seguir uma dieta de dados mais rígida por meio de uma ferramenta que comprime as informações de sites. Funciona assim: quando você decide entrar em uma página, as informações passam antes por servidores do Google (exceto no modo Anônimo), são comprimidas e só então são enviadas ao seu telefone. Para ativar o recurso, abra o Chrome. Depois, na barra de ferramentas, clique nos três pontinhos.
No Android, basta acessar Configurações>Economia de dados e ativar o recurso. No iOS, o caminho é Configurações>Largura de Banda>Economia de Dados. Vale lembrar também outra dica básica para o navegador: opte sempre por acessar a versão móvel de sites, pois eles mais leves e impactam menos no pacote de dados.

3. MAIS APERTO
O app Onavo Extend funciona de maneira parecida com modo econômico do Chrome. Porém, ele não funciona apenas para o navegador, mas opera em todo o dispositivo, comprimindo informações de diferentes serviços, como apps do Twitter e do Facebook. Mas vale o alerta de privacidade: todas as informações que passam pelo seu aparelho farão antes uma parada nos servidores da Onavo, que pertence — surpresa — ao Facebook (!). Infelizmente, a versão para Android não está disponível no Brasil. Para iOS, é só baixar gratuitamente aqui.

4. LIMITE O BACKGROUND
Apps que ficam atualizando e sincronizando informações enquanto você não está os usando são como cupins. Eles vão destruir silenciosamente o seu plano de dados. Então, coloque restrições nos aplicativos que você pouco usa, ou que não são extremamente necessários. No iOS, vá em Ajustes>Geral>Atualização em 2 Plano. Você pode desabilitar todos os apps de uma vez ou escolher aqueles com permissão.
No Android, vá em Configurar>Uso de Dados. Depois, clique nas três bolinhas no topo direito e escolha Restringir Dados em 2 Plano para que nenhum app funcione em segundo plano.

5. OLHO NAS ATUALIZAÇÕES
Outro grande desperdício de dados acontece com atualizações automáticas de apps. Muitos dos aplicativos são grandes e consomem muitos dados, então você precisa saber quando e o que será atualizado. É o tipo de coisa para fazer apenas na rede Wi-Fi. Para ter maior controle sobre esse processo, os celulares permitem barrar atualizações automáticas.
No Android, vá ao Google Play (isso, clique no ícone). Então, clique nos três risquinhos no canto superior esquerdo. No menu, vá em Configurações>Atualizar Apps Automaticamente e escolha a opção para que as atualizações ocorram somente via Wi-Fi ou para que nunca ocorram de forma automática.
No iOS, o caminho é Ajustes>App Store e Itunes Store>Usar Dados de Celular. Desabilite a função.

6. SAIA DA NUVEM
Se você curte a ideia de sincronizar com a nuvem tudo o que você faz no celular, as chances são grandes de que seus dados estão sendo consumidos inutilmente. Você precisa mesmo, por exemplo, que cada foto tirada vá parar no iCloud ou no Google Photos? Provavelmente não. O ideal é colocar restrições e fazer o backup apenas em redes Wi-Fi.
No iOS, o caminho é Ajustes>iCloud e desative todos os apps e serviços sincronizados. O Android tem um sistema menos centralizado, mas restringir os apps do Google já ajuda muito. Para isso, o caminho sempre é parecido: clique no app, nos três risquinhos no topo esquerdo, em Configurações. Depois, sempre é possível encontrar opções relacionadas a Backup ou sincronização. Desative o recurso.
   
7. RECURSOS OFFLINE SÃO LINDOS
Muitos serviços e recursos funcionam mesmo sem conexão. O Google Maps, por exemplo, permite baixar áreas do mapa que funcionarão offline, como se estivessem conectados (com direções, nomes de ruas e tudo mais). Tanto no Android quanto no iOS, é só acessar o app, escrever no campo de buscas a cidade que deseja, clicar na base da tela, onde aparece o nome do local e escolher "Fazer Download".
Já o Spotify, permite criar listas e escutá-las enquanto não há conexão. Em casos de consumo de mídia, vale substituir serviços de streaming por arquivos. Digamos que você está ouvindo incessantemente um disco. Compensa mais baixar o MP3 numa rede Wi-Fi do que ficar ouvindo em repetição por streaming. O mesmo vale para filmes e séries. Se você planeja assistir sem Wi-Fi, tente baixar o arquivo. É básico, mas tem quem se esqueça disso.

8. USE OUTROS MÉTODOS DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS
Você não precisa nem entrar na internet para mandar para as outras da mesa aquela selfie tirada durante o almoço. Use outros métodos de comunicação sem fio entre celulares. O Bluetooth, tão esquecido, ainda é muito útil. Isso sem contar que muitos modelos de aparelhos contam com NFC. Sim, esses métodos são limitados pela distância, mas vale a pena deixar as redes móveis só para quem está longe. 

9. NADA DE AJUDA
iPhone quer ser legalzão com redes Wi-Fi fraquinhas. O recurso Wi-Fi Assist faz com que a rede celular seja ativada caso o sinal da rede sem fio esteja fraco. E isso pode consumir dados. Para desativar, vá a Ajustes>Celular>Assistência Wi-Fi e desative o recurso.

10. CONTEÚDO DE APPS
Mesmo com tudo isso feito, ainda existem muitas armadilhas uma vez que você está dentro de um app. Por exemplo: no WhatsApp desabilite o download automático de arquivos. É só ir em Configurações>Uso de Dados e limitar quais tipos de arquivos podem ser baixados na rede móvel.

No Android, não é possível desabilitar todos (no mínimo, fotos são baixadas). No iOS, é possível restringir o download de todo tipo de arquivo. A dica vale também para apps de redes sociais, como Facebook Twitter, que tendem rodar vídeos automaticamente (o que pode detonar o seu plano). Para frear isso no Facebook, vá a Configurações>Vídeos e Fotos>Reprodução Automática e escolha apenas Wi-Fi (ou nunca reproduzir automaticamente). No Twitter, o caminho é parecido: Configurações>Reprodução Automática de Vídeos escolha apenas Wi-Fi (ou nunca reproduzir automaticamente).

Fonte: RevistaGalileu por Bruno Romani