4 coisas sobre calopsitas que você precisa saber

Calopsitas são consideradas por muitos os cachorros que voam, tal a sua interação com o dono, inclusive crianças. A calopsita gosta de brincar, adora brinquedos, atenção e companhia. Considera-se um membro da família, demonstra sentimentos como amor, alegria e tristeza. Não deve ser tratada como um pássaro engaiolado, insensível ao mundo que o cerca. Não é assim que as coisas acontecem. A gaiola, por sinal, deve permanecer aberta e será um cantinho onde a calopsita se alimenta, brinca e descansa. Nunca faça da gaiola uma prisão, seja com calopsitas ou com qualquer outra ave. Pássaro deve viver em liberdade.

2 - Alimentação
Deixe o alimento disponível durante todo o dia. A mistura especial para calopsitas, assim como vitaminas, deve ser a base da alimentação. Não exagere nas sementes de girassol. Calopsitas gostam de frutas e verduras, mas não são todas que podem ser dadas como alimento. O abacate, por exemplo, é fatal para calopsitas. Verduras, só as de folhas escuras, como couve e brócolis. Além do abacate são PROIBIDOS: alface e folhas claras, cafeína, chocolate, gordura, sal, sementes de frutas, folhas de batata, feijão. Não esqueça de trocar a água diariamente.

2 - Cuidados
A gaiola não deve ficar ao sol, nem em locais com correntes de ar. A calopsita deve permanecer solta, mas sob vigilância. São muito levadas e adoram roer fios, o que pode ocasionar sua morte. Lembre-se de que agem como crianças. Cuidado com as janelas, que devem ser protegidas por telas, mesmo que as asas sejam aparadas.

3 - Como escolher uma calopsita
Ao comprar uma calopsita, prefira um casal. Calopsitas são aves que adoram companhia. Prefira as mais ativas e verifique se o local está totalmente higienizado. Ao adquirir uma ave, peça ao veterinário o teste negativo para Chlamydophila psittaci e fique tranquilo.

4 - O que preciso comprar além do pássaro?
Prefira uma gaiola grande, com no mínimo 50 por 50 cm, que tenha poleiro e uma entrada independente, de preferência com uma plataforma externa e um balanço. Lembre-se dos potes para colocar alimentação, vitaminas e água. Não esqueça de trocar a água todos os dias e limpar a gaiola. Uma piscininha fará sucesso nos dias mais quentes.

Há sites que vendem todo o material necessário e entregam na sua casa. Alguns não cobram frete, dependendo da quantia gasta. Nesses sites você pode comprar alimentos, gaiolas e brinquedos.

Fonte: Petrede por Paulo Afonso Teixeira |Fonte

Foto: Petrede