7 documentários sensacionais que vão mudar seus hábitos alimentares

Comida não é moda, não é lista, não é glamour, não é salão chique, não é ego alucinado, não é desperdício. Comida é primordial, essencial, o que nos move, o que nos envenena ou cura. Somos o que comemos e esquecemos disso quase completamente – se ingerimos lixo em forma de fast food, alimentos processados, excesso de proteína animal, gorduras modificadas, conservantes, espessantes, corantes, realçadores de sabor, seremos doentes, cansados, deprimidos. Fato, lei da causa e efeito. Se ninguém abastece o tanque do carro com ácido, porque colocamos lixo pra dentro de nós e esperamos funcionar direito?

Nesses tempos malucos dominados pelo lado mais feio do agronegócio e no qual corporações globais alimentam milhões de pessoas com ingredientes insalubres porém altamente lucrativos, precisamos mais do que nunca voltar a ter noção de que somos responsáveis pelas nossas escolhas, pela nossa saúde, pelo nosso corpo. E tudo começa com o que comemos.

Não adianta mais terceirizarmos nossos problemas: o terceiro somos nós mesmos. E não há pílula no mundo que cure o que estamos fazendo.

Aqui vão alguns documentários para quem se interessa pelo tema:

Fat, Sick and Nearly Dead 
O documentário de 2010, que poderia ser traduzido como “Gordo, Doente e à Beira da Morte”, mostra a transformação impressionante do australiano Joe Cross, que estava muito acima do peso, tomando vários remédios e doente. Ao mudar completamente sua alimentação, ele perdeu mais de 40 quilos e conseguiu adotar uma rotina bem diferente da qual estava acostumado. O que ele fez foi se alimentar apenas de sucos de frutas e vegetais por algum tempo – tudo com acompanhamento médico, é claro. Você vai acompanhar duas transformações: a dele e a de um caminhoneiro que estava em uma situação parecida. Ver o antes e depois é chocante. Assista de graça no site oficial (dá para ver legendado no YouTube e na Netflix).

GMO OMG
Este documentário de 2013 procura estudar o que de fato a gente usa pra se alimentar. Será que você está ingerindo comida de verdade? Muitas sementes que geram frutos que nos alimentam são geneticamente modificadas – e toda essa alteração afeta tanto a nossa saúde quanto a do planeta. E aí fica a pergunta: será que a gente ainda pode mudar isso ou embarcamos em um caminho sem volta? O que os transgênicos podem fazer com a gente? Assista na Netflix – o trailer está em inglês, ok? – e saiba mais no site oficial. Veja também: “O Mundo Segundo a Monsanto”

Food Matters
Lançado em 2008, o doc australiano comprova aquela frase que você já escutou algumas vezes: você é o que come. Durante o filme, você vai entender como os alimentos podem afetar a sua saúde tanto para o bem quanto para o mal. O documentário também confronta a indústria de medicamentos e tenta provar que as pessoas precisam muito mais de informação do que de medicação. Também tem na Netflix.

Forks Over Knives (Troque a Faca pelo Garfo)
O “Forks Over Knives” incentiva uma vida mais saudável através da alimentação. Lançado em 2011, ele levanta a bandeira de que muitas doenças podem ser curadas ou controladas com dietas sem alimentos de origem animal ou comidas processadas. Já parou para pensar nessa possibilidade? Saiba como assistir ao filme no site oficial.

O Veneno Está na Mesa 1 e 2
Estes são mais dois documentários que colocam os transgênicos em foco. O Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo – e isso é preocupante demais. A comida que chega aos nossos pratos está, muitas vezes, imprópria pro consumo… você sabia disso? Veja na íntegra lá no YouTube.

Super Size Me: A Dieta do Palhaço
Este documentário de 2004 ficou superfamoso e causou o maior barulho: nele, o cineasta Morgan Spurlock investiga os reais efeitos do fast food no corpo e na saúde das pessoas. Morgan decide passar trinta dias comendo apenas no McDonald’s (com acompanhamento médico, claro). Acredita que, em apenas três refeições diárias, ele chegava a consumir 5 mil calorias?! O resultado do experimento foi bizarro e chocante. Se você ainda não viu, assista! Dá para encontrar no YouTube, tá?

Muito Além do Peso
O filme, lançado em 2012, fala sobre obesidade, alimentação infantil e o impacto da publicidade de alimentos dirigida às crianças. A obesidade é a maior epidemia infantil da história! Com casos reais e bem preocupantes, o documentário mostra como a sociedade, a indústria, o governo e a publicidade estão envolvidos nessa questão super séria, que afeta crianças não só no Brasil, mas no mundo todo. Assista no site oficial!

Você já viu algum destes documentários? Dê uma chance a eles e encare os questionamentos. A gente precisa se perguntar, ir atrás, pesquisar e nunca parar de aprender. O nosso corpo agradece, viu? Se souber de mais algum título que não tenha aparecido aqui, conta pra gente nos comentários.