15 adaptações de livros que estreiam na telona em 2017

Clássicos do suspense, séries literárias e até livros infantis chegam às telas neste ano. O cinema e a literatura estão constantemente trocando experiências e, em 2017, não será diferente. De “Cinquenta Tons Mais Escuros” a “Assassinato no Expresso Oriente”, conheça 15 livros que serão adaptados para os cinemas neste ano.

1 - Cinquenta tons mais escuros
Livro: Cinquenta Tons Mais Escuros, de E.L. James (2012)
Filme: Cinquenta Tons Mais Escuros (Fifty Shades Darker, James Foley, EUA, 2017)
Estreia: 9 de fevereiro
Sinopse: Quando Christian Grey tenta novamente seduzir a cautelosa Anastasia e trazê-la de volta para sua vida, ela exige um novo acordo antes de lhe dar uma nova chance. Enquanto os dois começam a construir um relacionamento baseado em confiança e estabilidade, figuras sombrias do passado do Sr. Grey começam a assombrar o casal, determinadas a destruir todas as suas esperanças de um futuro juntos.

2 - Um homem chamado Ove
Livro: Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman (2012)
Filme: Um Homem Chamado Ove (En Man Som Heter Ove, Hannes Holn, Suécia, 2016)
Estreia: 16 de fevereiro
Sinopse: Aos 59 anos de idade, Ove é um velho amargurado que fiscaliza a vila onde vive, mesmo tendo perdido o posto de síndico para seu melhor amigo. Enquanto ele tenta se suicidar de diversas formas, uma família se muda para a casa vizinha e, inesperadamente, uma amizade se forma.

3 - A lei da noite
Livro: Os Filhos da Noite, de Dennis Lehane (2012)
Filme: A Lei da Noite (Live by night, Ben Affleck, EUA, 2016)
Estreia: 23 de fevereiro
Sinopse: A Lei da Noite situa-se nos turbulentos anos 1920, quando a proibição da Lei Seca americana não interrompeu o fluxo de bebidas em estabelecimentos ‘underground’ dirigidos por mafiosos de boa lábia. A oportunidade de ganhar poder e dinheiro estava à disposição para qualquer homem com ambição e nervos suficientes, e Joe Coughlin, o filho do Superintendente da Polícia de Boston, há muito tempo deixou para trás sua rígida educação para sucumbir à adrenalina de ser um fora-da-lei.

4 - Silêncio
Livro: O Silêncio, Shusaku Endo (1966)
Filme: Silêncio (Silence, Martin Scorsese, EUA, 2016)
Estreia: 9 de março
Sinopse: Dois padres jesuítas viajam ao Japão no século XVII para resgatar seu mentor, num período em que o catolicismo era proibido no país.

5 - O Poderoso Chefinho
Livro: The Boss Baby, Marla Frazee (2010)
Filme: O Poderoso Chefinho (The Boss Baby, Tom McGrath, EUA, 2017)
Estreia: 30 de março
Sinopse: Quando Tim ganha um irmãozinho, sua vida tranquila vira um pesadelo, especialmente depois que ele descobre que o bebê é, na verdade, um enviado da Baby Co. – um executivo com a voz e o jeito de Alec Baldwin que veio ao mundo com uma missão misteriosa. Depois de alguns conflitos, os dois decidem unir forças para cumprir a missão, de forma que o Bebê possa voltar ao seu mundo.

6 - A Cabana
Livro: A Cabana, de William P. Young (2007)
Filme: A Cabana (The Shack, William P. Young, EUA, 2017)
Estreia: 6 de abril
Sinopse: Depois de sofrer uma tragédia familiar, Mack Phillips entra em uma profunda depressão, que o faz questionar suas crenças mais íntimas. Diante de uma crise de fé, ele recebe uma carta misteriosa que o convida para ir a uma cabana abandonada no deserto de Oregon. Apesar das suas dúvidas, Mack vai ao local e encontra um enigmático grupo de estranhos liderados por uma mulher chamada Papa.

7 - The Lost City of Z
Livro: Z, A Cidade Perdida, de David Grann (2009)
Filme: The Lost City of Z (James Gray, EUA, 2017)
Estreia: 20 de abril
Sinopse: O filme conta a história real de um explorador britânico que desapareceu, nos anos 20, enquanto investigava a existência de uma civilização extinta na Amazônia. 

8 - Como se tornar o pior aluno da escola
Livro: Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola, de Danilo Gentili (2009)
Filme: Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola(Fabrício Bittar, Brasil, 2017)
Estreia: 4 de maio
Sinopse: Bernardo e Pedro, respectivamente se veem divididos entre as obrigações escolares, a necessidade de tirar boas notas e ter bom comportamento, e a falta de propósito em cumprir todas as normas de uma escola que adota medidas cada vez mais politicamente corretas graças ao diretor Ademar (Carlos Villagrán). Após momentos de frustração, Pedro encontra no banheiro do colégio um diário contaminado com dicas para instaurar o caos na escola sem ser notado. 

9 - The Circle
Livro: O Círculo, de Dave Eggers (2013)
Filme: The Circle (James Ponsoldt, EUA, 2017)
Estreia: 11 de maio
Sinopse: Uma jovem conquista o emprego dos sonhos numa empresa de tecnologia chamada “O Círculo”. Lá, ela se vê cada vez mais sufocada pela filosofia da marca, que prega total transparência e exige uma presença virtual constante. Enquanto cresce no trabalho, ela conhece um homem misterioso que questiona seus valores e os da empresa.

10 - Extraordinário
Livro: Extraordinário, de R. J. Palacio (2012)
Filme: Extraordinário (Wonder, Stephen Chbosky, EUA, 2017)
Estreia: 11 de maio
Sinopse: Um menino nascido com uma deformação facial precisa se adaptar a uma nova escola, provando aos novos colegas que ele é apenas uma criança normal.

11 - A Torre Negra
Livro: A Torre Negra (série), de Stephen King (primeiro volume: 1982)
Filme: A Torre Negra (The Dark Tower, Nikolaj Arcel, EUA, 2017)
Estreia: 27 de julho
Sinopse: Um atirador vaga pelo deserto à procura de um homem de preto e de uma torre negra, que acredita que poderá salvar seu mundo.

12 - Valerian e a cidade dos mil planetas
Livro: Valérian e Laureline (HQ), de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières (Volume 2 - L'Empire des mille planètes: 1971)
Filme: Valerian e a cidade dos mil planetas (Valerian and the city of a thousand planets, Luc Besson, França, 2017)
Estreia: 17 de agosto
Sinopse: Valerian e Laureline são agentes especiais do governo dos territórios humanos, responsáveis pela manutenção da ordem em todo o universo. Valerian quer mais do que uma relação profissional com a sua parceira, mas sua extensa história com mulheres a levam a rejeitar um romance. Seguindo as ordens de seu comandante, a dupla embarca em uma missão para a cidade intergaláctica Alpha, uma metrópole em constante expansão composta por milhares de espécies diferentes de todos os quatro cantos do universo.

13 - The Beguiled
Livro: The Beguiled, de Thomas Cullinan (1966)
Filme: The Beguiled (Sofia Coppola, EUA, 2017)
Estreia: 24 de agosto
Sinopse: Um seminário recluso habitado apenas por mulheres tem seu primeiro contato com a guerra quando um soldado ferido aparece em seu território, desencadeando uma rede de sedução, inveja e disputa por poder.

14 - It
Livro: It – A Coisa, de Stephen King (1986)
Filme: It (Andrés Muschietti, EUA, 2017)
Estreia: 7 de setembro
Sinopse: Numa cidade pequena, sete crianças que lidam diariamente com o bullying descobrem a existência de um monstro com a forma de um palhaço chamado Pennywise.

15 - Murder on the Orient Express
Livro: Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie (1934)
Filme: Murder on the Orient Express (Kenneth Branagh, EUA, 2017)
Estreia: 23 de novembro
Sinopse: O detetive belga Hercule Poirot investiga o assassinato de um aristocrata americano a bordo do trem Expresso Oriente.

Fonte: Guiadasemana por Juliana Varella