15 filmes e séries da Netflix que todo estudante de psicologia deveria assistir

O que pensa o ser humano? Como ele reage, como funcionam seus instintos, como a sociedade influencia em suas decisões conscientes e inconscientes? A psicologia é um dos campos mais intrigantes da ciência, tanto na vida real quanto na ficção. Se você também adora histórias que provocam reflexões e alimentam longas conversas muito após a sessão, esta lista é para você!

Confira 15 filmes e séries disponíveis na Netflix que todo apaixonado por psicologia deveria assistir:

13 Reasons Why
Série | 2017-
Fenômeno nas redes sociais, a série é uma adaptação do romance “Os 13 Porquês”, de Jay Asher, e conta a história de uma adolescente que comete suicídio, deixando para seu colega de classe e crush 13 fitas cassete contando os motivos que levaram à sua decisão. A série tem levantado discussões importantes sobre o suicídio juvenil, o bullying e a importância do diálogo para a prevenção de tragédias como essa.

The Discovery
Filme | 2017
Num futuro próximo, um cientista consegue comprovar a existência de um tipo de vida após a morte. Como consequência, uma onda de suicídios se espalha pelo mundo, enquanto os “sobreviventes” se questionam sobre a natureza dessa vida posterior.

The OA
Série | 2016-
Desaparecida há sete anos, Prairie é encontrada e retorna à casa de seus pais, mas um mistério logo ganha o interesse da vizinhança e da mídia: quando desapareceu, ela era cega e, agora, Prairie pode enxergar. Sob olhares de reprovação e medo, ela contará sua história apenas para algumas pessoas selecionadas e explicará por que prefere ser chamada de “OA”. Apesar de conter elementos fantasiosos, a série lida com temas como o sequestro, o cativeiro, o bullying e as consequências psicológicas de um trauma.

Life, Animated
Filme Documentário | 2016
Indicado ao Oscar 2017, o documentário conta a história de um jovem autista que reaprendeu a se comunicar com sua família e com o mundo por meio de animações infantis da Walt Disney. Agora, ele se prepara para deixar a escola especializada e encarar a vida adulta.

Bates Motel
Série | 2013-
Inspirada no clássico “Psicose”, de Alfred Hitchcock, “Bates Motel” acompanha a formação do vilão Norman Bates até os eventos apresentados no filme. Na série, podemos ver com mais detalhes o relacionamento entre ele e sua mãe durante a adolescência.

Sense8
Série | 2015-
Criada pelas irmãs Wachowski, a série mostra oito jovens vivendo em diferentes pontos do mundo, com diferentes crenças e estilos de vida, que se veem misteriosamente conectados, física e mentalmente. Aos poucos, eles vão descobrindo como suas habilidades podem se complementar e vão aprendendo a compreender e amar uns aos outros. Eles também aprendem, porém, que estão sendo caçados por um homem com interesses obscuros que pode invadir suas mentes.

Ex Machina
Filme | 2014
Um jovem programador é selecionado para participar de um projeto numa das maiores empresas de tecnologia do mundo. Isolado num escritório com o fundador da empresa, ele descobre que sua missão será conversar diariamente com uma robô para avaliar se ela poderia ser confundida com um humano – mesmo tendo uma aparência evidentemente mecânica.

Frank
Filme | 2014
Um jovem músico tem a oportunidade de entrar para uma banda indie quando um dos seus integrantes morre. Animado, ele aceita morar por alguns meses com o grupo numa casa de campo para ensaiar, mas sua sanidade é testada quando ele descobre que o genial vocalista, famoso por vestir uma gigantesca cabeça sintética durante os shows, na verdade passa todas as suas horas com o acessório, como se ele fosse parte do seu corpo.

Enquanto Somos Jovens
Filme | 2014
Um casal nos seus quarenta anos, sem filhos, começa a questionar tudo o que pensava saber sobre a vida, a carreira e o amor quando conhece um casal mais jovem, ambicioso e ousado como eles nunca foram.

Blue Jasmine
Filme | 2013
Jasmine era uma mulher rica, elegante e fútil, até que seu casamento acaba e sua vida desmorona. Sozinha e sem dinheiro, ela é obrigada a procurar abrigo na casa da irmã, que vive numa região menos nobre e com companhias menos “civilizadas”. 

As Vantagens de Ser Invisível
Filme | 2012
Baseado no livro de Stephen Chbosky, o filme conta a história de um adolescente introvertido com problemas psicológicos e uma tragédia pessoal que entra num ambiente novo e tem a ajuda de dois veteranos para se aceitar e se sentir parte de um grupo.

O Lado Bom da Vida
Filme | 2012
Depois de quase matar o amante de sua esposa e passar um tempo num hospital psiquiátrico, Pat Solitano retorna à casa dos pais, decidido a se reconciliar com a mulher. Enquanto isso não acontece, ele conhece Tiffany – uma mulher que também passou por uma tragédia e lidou com a situação à sua própria maneira.

Black Mirror
Série | 2011-
“Isso é tão...” – com certeza você já ouviu essa expressão, não é? Mas, afinal, o que é “Black Mirror”? Lançada em 2011, mas popularizada em 2016 com a incorporação pela Netflix (as duas primeiras temporadas não são originais da marca), a série tem o formato de antologia e narra diferentes histórias sombrias ligadas à relação do ser humano com a tecnologia. Temas como política, ética e comportamento social são especialmente fortes na obra e podem provocar reflexões perturbadoras.

Precisamos Falar Sobre o Kevin
Filme | 2011
Kevin sempre foi uma criança estranha e sua mãe, mais do que ninguém, sempre soube disso. A relação entre os dois nunca deixou de ser difícil, mas ela fazia o seu melhor. Agora, ela será punida por um ato que nem ela poderia ter imaginado que ele cometeria. Será que a culpa foi sua?

Cisne Negro
Filme | 2010
Uma dançarina tímida e dedicada conquista o papel principal numa encenação do Cisne Negro. Ela terá que interpretar os dois cisnes opostos e, para isso, precisará entrar em contato com o seu lado mais sombrio.


Fonte: Guiadasemana