Cosméticos do bem: Naturais, Orgânicos, Veganos e Cruelty Free

Conhecer os componentes dos produtos para manutenção da beleza e cuidados pessoais é essencial para a saúde do organismo como um todo.  Você lê os rótulos dos produtos? Sabe do que é composto cada cosmético e qual seu processo de formulação? Se os cosméticos são testados em animais? Os produtos sintéticos nem sempre são o que parecem ser, alguns são produzidos basicamente de substâncias químicas.
 
Os cosméticos do “bem” são produtos processados e formulados de forma natural, sem testes em animais, sem subprodutos de origem animal e sem componentes químicos como corantes, derivados de petróleo, parabenos, tolueno e muitos outros que são prejudiciais para a saúde.

Entenda a diferença entre todos os cosméticos do bem: 

Cosméticos Naturais
Além de serem saudáveis para o organismo, os cosméticos naturais são produzidos com 95% de ingredientes naturais e vegetais. Os outros 5% são compostos por outras matérias-primas permitidas pelo órgão regulamentário, a Ecocert. Entre eles estão os extratos vegetais e minerais, corantes naturais, óleos vegetais e essenciais e manteiga vegetal. Há ainda uma lista com todas as matérias-primas que são proibidas pela Ecocert, como por exemplo, corantes e aromas sintéticos, silicone, amônia, derivados do petróleo ou substâncias testadas em animais.

Orgânicos 
Os cosméticos orgânicos são compostos por 95% vegetais orgânicos certificados, cultivados sem agrotóxicos. São produtos naturais sustentáveis, pois seu processo produtivo não tem grande impacto no meio ambiente. As propriedades das matérias primas naturais são diversas, pois além de ser benéfico para o corpo, é produzido de forma consciente sem prejudicar a natureza.

Veganos 
Os cosméticos veganos não exploram os animais em nenhuma parte do processo dos produtos. São produtos 100% naturais que não utilizam substâncias ou derivados de animais, como por exemplo, mel, leite, própolis, cera de abelha e lanolina (material obtido da lã da ovelha). 

Cruelty Free
Livre de crueldade é a tradução da expressão Cruelty Free em português, ou seja, são produtos que não são testados em animais e também não utilizam substâncias que foram. Os selos são ótimos aliados para encontrar produtos desse estilo, pois se não tiver, pode ser que esses cosméticos não sejam o que ele realmente dizer ser.