Diferença Entre Sommelier, Enólogo e Enófilo


Todos esses termos estão relacionados ao mundo dos vinhos, mas cada um possui seu próprio significado.O universo dos vinhos tem várias minúcias, detalhes e definições que podem confundir até mesmo quem já entende do assunto, quanto mais quem ainda é novo e começou a gostar e entender sobre essa bebida há pouco tempo.

Entre tantos detalhes, um dos que mais costuma ser motivo de dúvida é a definição de sommelier, enólogo e enófilo. Será que é tudo igual? Tem alguma diferença? Essas pessoas fazem as mesmas coisas? Você se enquadra em alguma delas?

Se essa dúvida também está presente em sua mente, fique tranquilo, pois é normal. Agora, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre esses termos, para que possa participar das rodas de conversas sobre vinhos sem se confundir!

Quais São as Definições de Sommelier, Enólogo e Enófilo?

Cada uma dessas palavras tem uma definição diferente e significa pessoas com características distintas, embora todas sejam relacionadas ao mundo dos vinhos.

Para que você possa entender melhor, imagine um técnico de futebol, um lateral direito e um juíz. Todos eles estão relacionados ao mundo do futebol, mas cada um em sua devida função.

Sem mais delongas, vamos à definição de cada um desses termos.

Sommelier

A palavra pode ser um pouco complicada de se dizer, é verdade. Isso acontece porque ela tem origem no francês, e seu significado é bem mais simples do que pode parecer: o sommelier é o profissional especialista em bebidas nos restaurantes.

Nesses estabelecimentos, os vinhos, cervejas e demais bebidas alcoólicas não são compradas às cegas e sem qualquer tipo de seleção. Os sommeliers analisam as opções do mercado e, então, escolhem as melhores para o restaurante.

A tão famosa carta de vinhos, que consiste de uma espécie de cardápio dos vinhos, é montada por esse profissional, com os nomes dos vinhos, o preço da dose ou da garrafa e uma breve descrição do seu sabor, aroma e demais características.

Se os clientes não sabem muito bem qual vinho escolher, então ele os ajuda nessa seleção, de acordo com as preferências de cada pessoa ou com a melhor harmonização para o prato que foi pedido.

Não é obrigatório ter um curso ou certificação para ser um sommelier, mas aqueles que almejam trabalhar em restaurantes melhores e ter uma remuneração mais alta podem investir nesses cursos para comprovar sua capacitação.

Enólogo

O enólogo é um entendedor de vinhos. A palavra é constituída pelo radical “eno”, derivado do latim e que tem relação com o vinho, mais o prefixo “logo”, que diz respeito a quem tem conhecimento científico sobre algum assunto.

Porém, para levar essa alcunha, não basta apenas entender um pouco sobre a bebida. Os enólogos são especialistas sobre os vinhos, com destaque para o envolvimento nos processos de produção.

Se alguém tem uma vinha e cria um vinho a partir das uvas ou então participa da produção da bebida em uma vinícola, então ela pode ser considerada uma enóloga, já que se relacionou diretamente com esse universo.

É claro que existem os “níveis” dos enólogos: alguém que tenha se envolvido em todo o processo de produção, do plantio ao engarrafamento, tem mais experiência e conhecimento do que alguém que apenas participou da colheita das uvas, por exemplo.

Enófilo

Por fim, o enófilo é alguém que gosta muito de vinhos. Essa pessoa pode ter um conhecimento elevado sobre o assunto, os processos produtivos, os melhores rótulos e as harmonizações com cada culinária.

Essa definição faz com que os termos enófilo e enólogo sejam ainda mais parecidos, mas existe uma grande diferença: o enófilo não se envolve no processo de produção da bebida, embora possa entender sobre ele.

Portanto, se você gosta bastante de vinhos, já experimentou rótulos de vários países, sabe qual é a diferença entre os tipos de uvas e consegue perceber o sabor de cada uma delas, você pode ser considerado um enófilo.

Se é uma pessoa que gosta da bebida e consome de vez em quando, mas sem procurar avidamente por novos conhecimentos e técnicas, também pode ser chamado de enófilo, já que tem interesse e afeição pelo vinho.

Quem é Você no Mundo dos Vinhos?

Esses termos realmente podem confundir a sua cabeça, ainda mais se você não tem muito tempo de experiência com a bebida de Baco. Mas, resumidamente, as definições são as seguintes:

Sommelier: profissional responsável pelas bebidas de um restaurante;
Enólogo: pessoa envolvida no processo de produção dos vinhos, total ou parcialmente;
Enófilo: quem gosta muito de vinhos, mas não está envolvido em sua produção.

É bem provável que você seja um enófilo, que se interessa pela bebida e gosta de aprender mais sobre o mundo dos vinhos. Esse é o primeiro passo para avançar para as próximas etapas, caso se interesse.

Se o seu amor por essa bebida for realmente grande, então ser um enófilo pode não suprir toda essa necessidade de aprender e viver o mundo dos vinhos. Então, você pode trilhar o caminho necessário para trabalhar como enófilo ou sommelier.

Seja qual for a sua posição nessa escala, não deixe de aproveitar tudo aquilo que o mundo dos vinhos pode lhe oferecer. Por isso, garanta bons rótulos de vinhos online para aprender mais sobre o assunto e, é claro, se deliciar com essa bebida!