Dicas para quem possui pet’s em casa


                                                
Saiba tudo que precisa sobre cuidados com seu bichinho de estimação. Cuidar dos bichinhos de estimação é algo que exige atenção e muita dedicação. Para quem mora em casa a tarefa pode se tornar mais simples do que em apartamentos. Mas isso não quer dizer que o dono tenha menos responsabilidades por isso.

Continue lendo esse texto e saiba dicas de decoração e de cuidados que irão te ajudar quando o assunto se trata cuidar dos bichinhos de estimação.

Quem tem um bichinho de quatro patas seja gato ou cachorro sabe que são animais bastante ativos e precisam de bastantes brincadeiras para gastar toda a energia e não estragar as coisas de dentro de casa! Está pensando em mudança?  Confira algumas dicas

Brincadeiras sem limites
Brincar com seu bichinho dentre todas essas dicas, talvez essa seja a mais importante. Muitas vezes temos uma rotina atarefada, e acabamos por prorrogar e o momento de recreação do bichinho. Sem brincadeiras a chance de o animal ficar estressado e até mesmo com depressão aumenta muito. Animais como gatos podem até mesmo ir embora da casa de seus donos e procurar outro lar. Então tenha sempre em mãos brinquedos como bolinhas e mordedores para cães, e arranhadores e ratinhos de brinquedo para gatos. Não se esqueça de participar das brincadeiras, é muito importante que o vínculo entre dono e pet não seja quebrado.

Leve seu cão para passear
Independente do imóvel que você more, seja em casa ou apartamento o cão necessita de passeios regulares para não ficar estressado e com acúmulo de energia, podendo até mesmo destruir móveis da casa! O momento do passeio é importante, pois o cão socializa com outros cachorros e pessoas, e sente novos cheiros. Outra questão é contribuir para o bichinho fazer exercício, pois assim como nós, o sedentarismo faz muito mal para os animais. Não esqueça de levar água e o saquinho de coletar fezes para o passeio. Logicamente, casas com quintal são espaços ideais para quem possui bichinhos de estimação como cães de grande porte, mas sem você possui espaços menores, de nada impede ter seu mascote, o importante é que ele seja cuidado sempre com muito amor!

O passeio dos Felinos
Quanto aos gatinhos, eles costumam gostar mais de dormir dia e noite, porém quando demonstrarem interesse em brincadeiras é importante interagir com o felino e fazer com que ele pratique atividade física, como correr atrás de brinquedos, etc. Muitos dos gatos gostam de passear durante alguns períodos do dia, por isso é importante sempre manter o gato com coleira e placa de identificação com nome e telefone do dono caso o bichinho se perca.

Planeje um cantinho para necessidades
É importante que seja estabelecido um espaço para seu animalzinho fazer as necessidades, seja cachorro ou gato. Algumas pessoas que tem cachorros preferem que o cão seja ensinado a fazer no gramado de suas casas, porém muitas vezes com o tempo isso se torna um problema, pois a grama fica suja e com odor, transmitindo uma imagem negativa da casa. Nas lojas de pet existe a opção de tapetes higiênicos que podem ser colocados em uma região da casa que não atrapalhe os demais habitantes e depois serem descartados da maneira mais adequada. Para gatos a melhor opção são as caixas de areia, que devem ser limpas diariamente para que não fiquem com mau cheiro no ambiente. Se você tiver condições e quiser inovar em sua decoração de sua casa, planeje um telhado verde! Quem sabe seja esta uma ótima opção pra você deixar seu pet!

Escolha certa na opção dos móveis e tecidos
Quem tem gatos sabe como é difícil comprar um sofá bonito com tecido fofinho e depois de algum tempo o móvel estar danificado. Por isso é importante pensar nessa parte quando for adotar o bichinho, ou comprar um imóvel novo e mobiliá-lo do zero.  Atualmente existem muitas opções de tecidos impermeáveis, como couro, vinil, e chenile que são fáceis de limpar e também os gatos não arranham com facilidade. Outra dica é fazer uso de mantas ou capas, que além de proteger o móvel dão um ar decorativo para o local. Já para móveis arranhados ou comidos a dica é optar por suportes de ferro ou aço, materiais que são pouco atrativos para os pets.


Decoração para cada tipo de bichinho
Para pessoas que gostam de criar cachorros de porte grande dentro de casa, por vezes, o bichinho precisa de mais espaço do que o local dispõe. Para evitar possíveis acidentes e estragos, é importante deixar os móveis a uma certa distância um dos outros para que o animal possa circular sem esbarrar em nada. Já se você possui gatos, é muito natural que eles andem por cima de prateleiras e nichos, no mercado já existe a opção de móveis próprios para gatos andar e se divertir; uma ótima opção de economia é optar por mobílias ao estilo shabby chic – super descontraídos e que não vão onerar seu bolso. 

Limpeza diária
Ter um animal de estimação em casa é necessária muita higienização tanto dos utensílios dos animais, como caminhas, potes de comida e água, como também do próprio bichinho. É aconselhável para cães banho uma vez por semana. A tosa higiênica para cães que tem pelagem comprida também é parte da saúde dos pets, além disso, ajuda os cãezinhos a se manter livre de sujeiras e até acidentes. É recomendada que seja feita mensalmente. 
Já para gatos os veterinários recomendam dar banho a cada 5 a 6 meses, pois gatos são animais muito higiênicos que fazem sua limpeza própria cotidianamente.

Manter a casa sempre limpa
Outra dica importante é manter a casa limpa e organizada. Nesse momento é importante prestar bastante atenção no uso de produtos químicos para a limpeza, pois existem muitos que podem causar doenças como alergias, e problemas de irritação nos olhos e trato respiratório dos animais. Muitas vezes cães e gatos soltam muitos pelos, o que acaba se tornando uma dificuldade no momento da limpeza para seus donos.
Os pelos se espalham por sofás, camas, cadeiras, tapetes, e por isso é muito importante escovar o pelo dos animais diariamente. Se cair muitos pelos no chão evite varrer, pois isso fará com que eles voem pela casa, então opte pelo uso do aspirador de pó, ou rolinhos de adesivos que servem para limpar tanto móveis como também as roupas dos donos.
Outra dica é utilizar luvas de borrachas molhadas para limpar móveis como sofás e assentos de cadeiras, os pelos saem com facilidade e o ambiente fica limpinho facilmente.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas possam ler essas dicas sobre como cuidar de animais de estimação em casa!

Crédito da imagem: Pexels.com