Quais os recursos que auxiliam o marketing de conteúdo


Entenda como funciona uma das principais vertentes do marketing digital e como obter os melhores resultados. O marketing é uma área que se renova com o passar do tempo, já que precisa aliar os interesses do público com a tecnologia que está disponível para proporcionar resultados palpáveis, e uma das vertentes de maior sucesso na atualidade é o marketing de conteúdo.

Embora já exista há mais tempo do que você pode imaginar, o conceito ganhou força nos últimos anos, o que resultou na criação de ferramentas essenciais para os profissionais que trabalham na área.

Vamos aprender o que significa este termo, qual foi sua origem, quão importante ele é nos dias de hoje e quais recursos não podem faltar para quem deseja ter resultados relevantes e satisfatórios na área.

O que é marketing de conteúdo?

É uma vertente do marketing que consiste na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes, que sejam capazes de atrair e manter a atenção de uma audiência bem definida, de modo a conquistar novos clientes e manter os atuais de uma maneira sutil, mas altamente eficiente.

Ao invés de simplesmente oferecer produtos ou serviços, sua empresa pode trazer conteúdos relevantes e de qualidade para os prospects e clientes, capazes de ajudá-los a resolver seus problemas e, com isso, gerar valor agregado.

Entre os principais objetivos dessa vertente encontram-se o aumento no número de vendas, a redução de custos e a obtenção de melhores clientes, que são leais à marca e podem começar a defendê-la, em um processo potencialmente escalável.

Com o marketing de conteúdo, os potenciais clientes percebem que a empresa não simplesmente oferece o que tem comercialmente, mas sim disponibiliza conteúdos de boa qualidade, que mostram que ela realmente entende de seu setor e, por isso, possui produtos e serviços que são dignos de confiança.

Qual é a sua origem?

Embora seja uma área que tenha ganhado força com o marketing digital, conceito que é relativamente recente, o marketing de conteúdo é bem antigo.

Muitas pessoas consideram que seu início tenha ocorrido no ano de 1895, com a revista The Furrow, lançada pela John Deere, empresa de máquinas e equipamentos industriais, a qual ainda existe até hoje, sendo distribuída em 40 países, mais de 10 idiomas e com milhões de unidades em circulação.

Porém, Benjamin Franklin, um personagem tão importante para a história, começou a publicar o “Poor Richard’s Almanack” para promover seu negócio de impressão, no ano de 1732. Em 1861, Samuel Wagner lançou o “American Bee Journal”, revista sobre abelhas que também é publicada até hoje.

Logo, mesmo que o termo ainda não existisse, o conceito estava presente desde a primeira metade do século XVIII, o que também comprova sua eficiência.

Estatísticas sobre marketing de conteúdo

Além de sua relevância histórica, algumas estatísticas rápidas, seguidas de suas respectivas fontes, ajudam a entender quão importante é esse tipo de estratégia para qualquer empresa ou negócio nos dias de hoje:
· 88% das empresas B2B afirmam usar o marketing de conteúdo em suas estratégias (B2B Content Marketing 2016 Benchmarks, Budgets and Trends - North America).
· 70% dos profissionais de content marketing B2B disseram que seus esforços em 2018 trouxeram melhores resultados que nos anos anteriores (B2B Content Marketing 2019 Benchmarks, Budgets and Trends - North America).
· 80% de todo o tráfego mundial da internet deve ser de vídeo até o final de 2019 (Cisco).
· 61% dos profissionais de marketing de conteúdo aumentaram seu uso de mídias sociais para a promoção de conteúdos (B2B Content Marketing 2019 Benchmarks, Budgets and Trends - North America).
A criação de conteúdo para blogs é considerada como a principal prioridade para 53% dos profissionais de marketing (State of Inbound 2017).

Ferramentas indispensáveis para o marketing de conteúdo

Hoje em dia, com tanta tecnologia disponível, ótimas ferramentas foram desenvolvidas em prol dos profissionais que atuam na área e que também podem ser usadas por você, como as seguintes, com suas respectivas funções:
· SEMrush: possibilita a descoberta de palavras-chave usadas pela concorrência, compreensão das que levam mais tráfego para o seu site, mostra quantos backlinks o site possui e traz outros insights sobre tráfego orgânico e pago.
· Moz: ferramenta de SEO que possui pesquisa de palavras-chave, estatísticas de link building, auditoria de sites e insights para a otimização de páginas.
· Ahrefs: oferece funcionalidades como análise de concorrência, pesquisas de backlinks, conteúdo e palavras-chave, rastreamento de classificações e monitoramento web.
· MailChimp: plataforma voltada principalmente ao e-mail marketing, que possibilita a criação de e-mails e campanhas e o acompanhamento de seus resultados.
· Canva: aplicativo que permite criar e editar imagens com centenas de opções, como filtros, caixas de texto, efeitos e muito mais.
· Trello: serviço de gestão de projetos, onde é possível criar calendários editoriais, gerenciar suas tarefas, adicionar pessoas à equipe e adicionar lembretes, entre outros recursos para maximizar sua produtividade e organização.

Crie conteúdos de alto valor para sua audiência

Se você deseja ter sucesso com sua empresa, é indispensável investir no marketing de conteúdo, principalmente em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e pesquisam praticamente tudo, desde um bom restaurante até a melhor empresa em determinado segmento (que pode ser justamente o seu).

Pode parecer estranho oferecer conteúdos relevantes de graça, mas isso só ocorre em um primeiro momento. Com o passar do tempo, a audiência perceberá que aquela empresa realmente entende do assunto que aborda, o que consequentemente a coloca em um lugar de destaque no mercado.

Tanto os maiores players quanto startups e empresas de pequeno porte estão investindo pesado no marketing de conteúdo, o que é perfeitamente compreensível. Afinal de contas, se você faz uma pesquisa no Google e recebe uma resposta que resolva seu problema, aquela empresa merece alguns pontos por isso.

Agora que você já aprendeu sobre o assunto, desde suas origens históricas até o impacto que possui no mercado atual, aproveite a oportunidade e invista na área, seja através das ferramentas citadas, da realização de cursos online. Assim, você sentirá na pele o grande poder do marketing de conteúdo.
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