Por que optar por geradores de energia nos estádios de futebol?

Equipamentos fazem toda a diferença para o sucesso das partidas e eventos ali realizados.O futebol é uma verdadeira paixão do brasileiro, capaz de encher estádios em todas as regiões do país e mexer com o emocional dos torcedores, principalmente na imersão de energia que se encontra nas arquibancadas.

Em contrapartida, porém, um problema que pode prejudicar diretamente essa experiência é a falta de energia causada por problemas na rede elétrica, já que o apagar dos refletores também influencia na vibração da torcida e pode se estender até ao desempenho do seu time do coração.

Para evitar que isso aconteça, deve-se recorrer a uma medida prática e altamente benéfica, que é o uso de geradores de energia, a qual ainda não é adotada por todos os estádios, mas sem dúvidas deveria ser, com potencial de trazer resultados excepcionais aos jogos e outros eventos realizados naquele espaço.

Entenda melhor porque os estádios deveriam considerar o assunto como fundamental, não como opcional, e quais são os benefícios trazidos por essa escolha.

É realmente necessário ter geradores de energia nos estádios de futebol?

Sim. Pode-se chegar a essa conclusão a partir de uma série de pontos de vista, como os seguintes:

Desempenho esportivo

Dá-se o nome de time mandante ao que joga em seu estádio, o que acontece na grande maioria dos casos, com raras exceções, como quando o mando de campo é vendido para uma região em que o público pode ser maior ou quando é preciso recorrer a outros estágios pela impossibilidade de usar o seu próprio.

Fato é que poder “jogar em casa” é uma verdadeira arma para os times com mando de campo. No Brasileirão de 2018, por exemplo, das 380 partidas, 202 (53,16%) foram vencidas pelos mandantes, com 110 empates (28,95%) e apenas 68 vitórias dos visitantes (17,89%).

Muito disso se explica à intensidade da torcida, geralmente presente em maior número em seu estádio e, por isso, com mais energia para ajudar na construção de um cenário favorável ao seu time, que conforme as estatísticas mostram, correspondem positivamente.

Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica pode colocar tudo isso a perder. Devido à incerteza da continuidade das partidas, a torcida pode deixar a intensidade abaixar, o que, por sua vez, é capaz de influenciar negativamente no desempenho dos atletas e, por consequência, nos resultados obtidos.

Retorno financeiro

Dentro deste ponto de vista, é possível olhar sob duas diferentes óticas, ambas com pontos a favor para o uso de geradores de energia.

A primeira é de que os estádios tendem a passar uma imagem de imponência e solidez. Quem já pôde visitar um sabe que são construções grandes e que chamam atenção, tanto na parte parte externa quanto interna.

Isso, por sua vez, pode atrair o interesse de patrocinadores, que desejam ver suas marcas estampadas nos uniformes e peças publicitárias expostas no estádio. Neste quesito, ter energia elétrica à disposição é simplesmente obrigatório.

Ainda que possa não parecer um ponto que impacta diretamente, basta se colocar na posição de diretor de uma grande empresa que quer patrocinar uma equipe de futebol, o que ajuda a compreender a questão em um quesito prático.

Ao comparar duas equipes com o mesmo tamanho no cenário nacional e internacional (cujos critérios são variáveis e não entrarão neste exemplo), é nítido que um time que costuma sofrer com quedas de energia tem sua imagem prejudicada.

O segundo ponto de vista diz respeito à utilidade dos estádios para além dos jogos de futebol. Com o passar do tempo, seja através da construção de arenas multiuso ou na modernização de estádios tradicionais, grandes eventos tomam lugar em tais estádios.

Quando se trata de shows de relevância nacional e internacional, liderados por grandes cantores e bandas, os estádios aparecem entre as principais opções, dada sua localização privilegiada, a infraestrutura com boa parte já pronta e a possibilidade de receber um público ainda maior.

Ao considerar os estádios com maior capacidade do Brasil, os líderes são Maracanã (RJ, 78.838), Mané Garrincha (DF, 72.788), Morumbi (SP, 72.039), Castelão (CE, 63.903), Mineirão (MG, 61.846) e Arruda (PE, 60.044), todos capazes de receber mais de 60 mil pessoas em um jogo.

Acontece que essa capacidade aumenta (e muito) em eventos musicais e afins, já que não é preciso ter um espaço tão grande para a apresentação quanto a totalidade dos gramados, que costumam ter aproximadamente 7 mil m².

O Morumbi, por exemplo, recebeu pelo menos 89 mil pessoas no show do U2, em abril de 2011, número 23,5% maior do que sua capacidade total.

Estádios têm um grande potencial como fontes de renda, e é claro que os contratantes de um evento, seja ele de qualquer porte ou segmento, querem ter certeza que o local oferece confiabilidade em termos de fornecimento de energia elétrica.

Exigências de entidades internacionais

A FIFA (Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional de Futebol) é a entidade máxima do futebol, responsável por supervisionar federações, confederações e associações de todo o mundo.

Para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, ela anunciou o acerto com uma empresa do ramo para colocar geradores de energia nas 12 sedes dos jogos e também no Centro Internacional de Transmissão (CIT), este instalado no Rio de Janeiro.

Os motivos, segundo a entidade, foram garantir que a imprensa pudesse operar a contento, o que é fundamental para um evento de porte global, transmitido para mais de 200 países e territórios ao redor do mundo.

Ainda que essa tenha sida uma negociação feita entre a entidade e a empresa, fica clara a importância de contar com uma infraestrutura confiável para a transmissão de eventos esportivos e também para o funcionamento dos sistemas de iluminação, imagem, som, segurança e afins dos estádios.

Gerador de energia: um equipamento essencial em estádios de futebol

Seja no desempenho do time, sob o viés rentável ou pelo fato de que grandes entidades do futebol exigem a presença desses equipamentos para seus eventos, fica evidente que os geradores devem deixar de ocupar um lugar facultativo nos estádios e passar a figurar como necessidade para os administradores.

Portanto, é essencial que isso passe a ser considerado, principalmente com a possibilidade de optar pela locação de gerador de energia, que demanda um menor investimento e permite contar com soluções personalizadas para cada cliente, em uma tendência que deve crescer ainda mais com o passar do tempo.