Você conhece a doença de carrapato


A doença de carrapato está entre as principais preocupações de donos de animais, podendo afetar os pets domésticos, como cães e gatos, e animais de criação na pecuária, como o gado.

Diferentemente do que muitos donos pensam, não existe apenas uma doença de carrapato. O animal pode ser infectado por diferentes patologias que tem gravidades distintas. Conheça as principais a seguir.

Quatro tipos de doença de carrapato
Os principais tipos de doença de carrapato têm versões que afetam os animais domésticos e animais de criação. Saiba quais os sintomas e como tratar.
1. Babesiose
Nos cães, a babesiose é transmitida pelo Rhipicephalus sanguineus, chamado popularmente de carrapato-vermelho-do-cão, bastante comum nos centros urbanos.
No caso do gado, a babesiose é transmitida pelo carrapato da espécie Boophilus microplus e pode acarretar a morte do animal quando não realizado o tratamento no tempo adequado.
Em ambos os casos, a transmissão ocorre quando o carrapato morde um animal contaminado e, posteriormente, pica um animal sadio. Quando há mais de um animal no ambiente, há riscos de uma infecção generalizada.
Os sintomas da babesiose incluem febre, anorexia, urina escura, mucosas pálidas ou amareladas, mudanças no comportamento e isolamento.
O tratamento é realizado com uso de antibióticos que devem ser prescritos por um veterinário após avaliação do quadro do animal para confirmar a doença de carrapato.
2. Erliquiose
A erliquiose é uma doença que afeta os cachorros e é transmitida pelo carrapato-vermelho-do-cão. Essa enfermidade também pode afetar humanos quando mordidos por carrapatos infectados.
Os sintomas dessa doença de carrapato nos cães incluem falta de apetite, diminuição do peso, febre, secreções e hemorragias nos olhos e nariz, dificuldade de respirar e hematomas na pele.
Ocorrências mais graves incluem alteração dos sentidos, formigamento nos membros, falta de coordenação motora, mudanças no humor, perda de consciência e demência.
As chances de cura do animal dependem de um diagnóstico precoce e início do tratamento com produtos veterinários.
3. Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença de carrapato extremamente grave e transmissível para humanos.
Ela é transmitida pelo carrapato-estrela, ou Amblyomma cajennense, encontrado em animais de maior porte, como capivaras e equinos. Para que a transmissão ocorra o parasita deve ficar por, pelo menos, seis horas no hospedeiro.
Os sintomas incluem febre alta e súbita, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas articulações, náuseas, vômitos, diarreia, manchas vermelhas pelo corpo, cansaço e fraqueza.
A sobrevida após o contágio é de duas semanas quando não é realizado o diagnóstico, de forma que qualquer sintoma da doença de carrapato justifica uma visita urgente ao veterinário.
4. Doença de Lyme
A doença de Lyme também é uma doença de carrapato, sendo transmitida pelo Ixodes ricinus. Entre os sintomas incluem-se irritação no local da picada, manchas na pele, febre, calafrios, fadiga, dores no corpo e dor de cabeça.
Caso não seja diagnosticada e tratada precocemente, a patologia pode envolver outros sintomas mais perigosos, como meningite, paralisia temporária, dormência e fraqueza dos membros.
Dessa forma, caso haja qualquer suspeita de doença de carrapato o tutor deve levar o animal imediatamente ao veterinário para diagnóstico e início do tratamento, o que ajuda a garantir a cura do pet e minimizar as chances de contágio humano.