Graduação no exterior: quais as melhores universidades?


Conheça algumas das melhores universities do mundo! Se formar no ensino superior é um grande objetivo para os brasileiros. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2018, com apoio do IBQP e do Sebrae, ter um diploma de ensino superior era o sonho de 19% dos entrevistados em 2017, número que aumentou para 22% em 2018.



Em consonância com isso, os brasileiros que estudam fora do Brasil também aumentaram em quantidade. De acordo com a Pesquisa Selo Belta 2018, o número de estudantes brasileiros fora do país era de 302 mil naquele ano, recorde até então, que foi quebrado na edição de 2019, em que afirmou-se que o número chegou a 365 mil, um aumento de 20,46% em relação ao ano anterior.

Se você é um dos que possui esse sonho, saber quais são as melhores universidades é fundamental, o que te ajudará a melhorar seus estudos e, assim, estar apto a alcançar essa maravilhosa conquista.

Para te ajudar, nós separamos algumas das melhores instituições de ensino em todo o mundo para você concluir seu ensino superior. Pode ter certeza de que esse será um diferencial e tanto em sua vida acadêmica, profissional e pessoal!

Quais são as melhores universidades do mundo?

Para poder fazer esse ranking, nós não poderíamos deixar os gostos e opiniões pessoais falarem mais alto. Por isso, nos baseamos em uma lista bem criteriosa: a Times Higher Education (THE) World University Rankings.

A THE é uma fornecedora de dados que visa proporcionar a excelência a universidades de todo o mundo, além de uma empresa com quase cinco décadas de experiência como fonte analítica e de insights em ensino superior, o que a coloca em uma posição privilegiadíssima para a elaboração dessa lista.

Para fins de esclarecimento, a nota das universidades do ranking foi composta pela soma dos seguintes critérios, com suas respectivas participações na nota e assuntos envolvidos em cada item:

-        Ensino (o ambiente de aprendizado) - 30%: pesquisa de reputação (15%), proporção de equipe para aluno (4,5%), proporção de doutorado para bacharel (2,25%), proporção de doutorados premiados para bacharéis (6%), renda institucional (2,25%).

-        Pesquisa (volume, renda e reputação) - 30%: reputação de pesquisa (18%), renda de pesquisa (6%), produtividade de pesquisa (6%).

-        Citações (influência das pesquisas) - 30%.

-        Perspectiva internacional (equipe, alunos e pesquisa) - 7,5%: proporção de estudantes internacionais (2,5%), proporção de funcionários internacionais (2,5%), colaboração internacional (2,5%).

-        Renda da indústria (transferência de conhecimento) - 2,5%.

Sem mais delongas, vamos citar as melhores universidades do mundo, que diferente do que podemos pensar em um primeiro momento, não estão concentradas apenas nos Estados Unidos!

#10 - Imperial College London (Londres, Inglaterra): 89,8

A universidade pública existe desde o ano de 1851, tendo sido construída pelo Príncipe Albert. Ela foca exclusivamente em ciência, engenharia, medicina e negócios.

#9 - University of Chicago (Illinois, Estados Unidos): 90,2

Por mais de 100 anos, a Universidade de Chicago, instituição privada, define os campos de serviço social e bem-estar social. Hoje, ela é uma das principais no que tange ao serviço social em todo o mundo, especializada em segurança interna; combate a incêndios e serviços de proteção relacionados; matemática e estatística; ciências biológicas e biomédicas; ciências físicas; e línguas estrangeiras, literatura e linguística.

#8 - Yale University (Connecticut, Estados Unidos): 91,7

Fundada em 1701, a Universidade de Yale, instituição privada, é especializada em ciências sociais; ciências biológicas e biomédicas; história; matemática e estatística; e engenharia.

#7 - Harvard University (Massachusetts, Estados Unidos): 93,0

A universidade privada, que existe desde o longínquo ano de 1636, é a mais antiga instituição de ensino dos Estados Unidos. As especialidades mais conhecidas são ciências sociais, ciências biológicas, matemática, história e ciências físicas.

#6 - Princeton University (Nova Jersey, Estados Unidos): 93,2

Instituição de ensino e pesquisa privada que apresenta como suas especialidades as áreas de ciências sociais; ciências da computação e da informação e serviços de suporte; ciências biológicas e biomédicas; e administração pública e profissões de serviço social.

#5 - Massachusetts Institute of Technology (Massachusetts, Estados Unidos): 93,6

Uma das universidades privadas mais conhecidas do mundo quando o assunto é tecnologia. As áreas de destaque são engenharia; ciências da computação e da informação e serviços de suporte; matemática e estatística; ciências físicas; e ciências biológicas e biomédicas.

#4 - Stanford University (Califórnia, Estados Unidos): 94,3

A instituição privada oferece como maiores atrativos aos interessados cursos nas áreas de ciências da computação e da informação e serviços de suporte; engenharia; estudos multi e interdisciplinares; ciências sociais; e ciências físicas.

#3 - University of Cambridge (Cambridge, Inglaterra): 94,4

A instituição de ensino, pública, é amplamente conhecida por oferecer uma das certificações de proficiência na língua inglesa mais famosas de todo o mundo. Existente desde 1209 (não foi um erro de digitação!), suas áreas de maior destaque são artes e humanidades; ciências sociais; ciências; e engenharia.

#2 - California Institute of Technology (Califórnia, Estados Unidos): 94,5

O segundo lugar ficou com o Instituto de Tecnologia da Califórnia, universidade privada que tem em suas principais áreas a engenharia; ciências físicas; ciências da computação e da informação e serviços de suporte; ciências biológicas e biomédicas; e matemática e estatística.

#1 - University of Oxford (Oxford, Inglaterra): 95,4

Por fim, o primeiro lugar da lista é ocupado pela renomadíssima Universidade de Oxford. Não há uma data certa de sua fundação, mas evidências datam de 1096 (também não foi um erro de digitação!). Geralmente, ela é citada como a melhor universidade de todo o planeta. As áreas são diversas, de matemática a teologia e religião; de filosofia a música; de direito a ciência dos materiais.

Outras menções honrosas, em países diferentes, são as seguintes:

-        #13 - ETH Zurich (Zurique, Suíça)
-        #18 - University of Toronto (Toronto, Canadá)
-        #23 - Tsinghua University (Pequim, China)
-        #25 - National University of Singapore (Singapura)
-        #32 - LMU Munich (Munique, Alemanha)
-        #35 - University of Hong Kong (Hong Kong)
-        #36 - The University of Tokyo (Tóquio, Japão)
-        #41 - Karolinska Institutet (Solna, Suécia)
-        #45 - KU Leuven (Leuven, Bélgica)
-        #46 - Paris Sciences et Lettres - PSL Research University Paris (Paris, França)
-        #50 - Australian National University (Camberra, Austrália)

Agora que você já conheceu as melhores universidades do mundo, intensifique seus estudos para conquistar a tão sonhada aprovação, não se esqueça de correr atrás da tradução juramentada com uma boa antecedência para todos os documentos que precisar e, assim, seja um dos brasileiros a estudar fora do país e realizar esse desejo!