Saiba como identificar sua ovulaçã


Mulheres que estão em fase de tentantes sabem o quanto a ovulação é importante nessa fase. Mas, saber esse período com precisão para algumas pode ser mais complexo do que parece.


Mulheres com ciclos extremamente regulados, ou seja, de 28 dias, sabem que a ovulação ocorrerá no 14 dia após a menstruação. Já aquelas que não tem ciclos precisos, essa data muda.

Mas não é preciso desespero. Existem outras formas de identificar a ovulação e todas serão descritas aqui. Confira!

Como saber se estou no período de ovulação?

Existem três formas distintas para uma mulher saber se ela está ovulando ou não. Para as tentantes terem com exatidão esse período é indispensável, sendo que é nessa fase que as chances de fecundação aumentam. As três formas são:

         O muco cervical;
         A temperatura basal;
         Testes de ovulação.

Os dois primeiros são mudanças sutis que o organismo apresenta neste período, sendo necessário um excelente entendimento do corpo para identificá-lo. O último é a ajuda básica da tecnologia, ou seja, teste de farmácia que identifica o período de ovulação.

Entendendo cada um deles

Muco cervical: É um sinal característico da mulher que está no período de ovulação. Para identificar é necessário atentar-se ao surgimento de um corrimento esbranquiçado (secreção vaginal). Essa secreção é denominada de muco cervical e é translúcida, similar a clara de ovo. Sua consistência é elástica e é importante que a mulher tenha grande entendimento de seu corpo e de seu ciclo menstrual.

Temperatura basal: A mulher que está em período de ovulação apresenta leve aumento da temperatura corporal. Exemplificando: a temperatura da mulher é uma durante o seu ciclo menstrual, mas no dia da ovulação ocorre um pico. Entretanto, essa identificação ocorre após a ocorrência da ovulação.

Pode até parecer desnecessário verificar a temperatura, mas saiba que a mulher continua propensa a engravidar até dois dias depois da ovulação. Fica a dica!

Testes: Vendidos em farmácias, os testes de ovulação indicam o período fértil da mulher com base nos fluidos corporais. Pode ser pela saliva ou pela urina, sendo que ele detecta o aumento do hormônio responsável pela ovulação, o hormônio luteinizante LH.

Essas são as formas tidas como mais fáceis para que a mulher consiga identificar o seu período de ovulação.

Quando ela está em tratamento de reprodução humana, como a Fertilização in Vitro, por exemplo, a ovulação é medida por meio do exame de ultrassonografia. A maior precisão desse processo do organismo colabora na coleta dos óvulos e em todo o tratamento de fertilidade.

A velha tabelinha: Mulheres com ciclos regulares, ou seja, que todos os meses ficam menstruadas no mesmo dia, podem identificar a ovulação contando os dias. Exemplificando: mulheres com ciclo menstrual de 28 dias vão ovular no 14º dia (contando a partir do primeiro dia da menstruação). Já quem tem ciclo menor, ou seja, de 21 dias isso ocorre no sétimo dia.

É importante informar que a ovulação antecede o período fértil. Logo, casais em fase de tentantes deve manter relações sexuais desprotegidas dois dias antes da data da ovulação e dois dias depois, aumentando assim as chances da concepção.