A Primeira Dentição


A idade média normal para o nascimento dos primeiros dentes de leite é por volta de 6 meses de idade. Um atraso pode ser considerado normal em torno de mais de 6 ou 8 meses. Pode acontecer de dentes de leite que erupcionem (nascem) antes do prazo normal, ou seja, logo após o nascimento, são chamados de "dente natal", ou por volta de 2 a 3 meses de idade, "dente neonatal ". Se isso ocorrer, procure imediatamente um odontopediatra, pois isso atrapalha a amamentação. A mãe é muito prejudicada durante o aleitamento materno, com ferimentos no "bico do seio", induzindo a mãe a intervir com mamadeira, o que não é adequado para um bom crescimento e desenvolvimento da criança. 

Durante o nascimento dos dentes do bebê, poderão ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas. 

Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, devemos oferecer ao bebê, alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.
 
ERUPÇÃO(nascimento)
DENTES SUPERIORES
DENTES INFERIORES
Incisivos Centrais
8 meses
6 meses
Incisivos Laterais
10 meses
9 meses



Caninos
20 meses
18 meses
1º Molar
16 meses
16 meses
2º Molar
29 meses
27 meses

ESFOLIAÇÃO (queda)
DENTES SUPERIORES
DENTES INFERIORES
Incisivos Centrais
7 a 8 anos
6 a 7 anos
Incisivos Laterais
8 a 9 anos
7 a 8 anos
Caninos
11 a 12 anos
9 a 10 anos
1º Molar
10 a 11 anos
10 a 11 anos
2º Molar
11 a 12 anos
11 a 12 anos

É muito importante tratar e cuidar dos dentes de leite, sua presença é fundamental para guiar a erupção dos dentes permanentes, assim mantendo o equilíbrio durante o crescimento e desenvolvimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporcionando uma adequada mastigação e deglutição dos alimentos e conseqüente digestão. O comprometimento de um ou mais dente de leite, seja por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente, ou a ausência de um dente de leite antes da sua hora certa, pode acarretar no mau posicionamento do dente permanente, assim causando posteriormente a má oclusão. 

Crianças que se encontram esteticamente comprometidas, podemos notar uma dificuldade de comunicação e integração social. 

***Não podemos esquecer da importância dos dentes:

Importante para a saúde geral, crescimento e desenvolvimento; 

Atuam na mastigação, facilitando a digestão; 

São elementos fundamentais para a pronúncia das palavras (fonação); 

Grande influência na estética. 

A higiene bucal da criança deve iniciar, mesmo antes dos primeiros dentinhos nascerem, ou seja, a boca e a gengiva do bebê já deverão ser limpas com a ponta de uma fralda ou com gaze embebida em água filtrada. A escovação dos dentes deverá ser iniciada assim que os primeiros dentinhos erupcionem na cavidade bucal, com escova infantil e de cerdas macias. É muito importante que os hábitos de higiene façam parte da vida de uma criança e assim serão levados para a vida adulta. 

A idade ideal para iniciar as aplicações tópicas de flúor é por volta dos dois anos e meio a três anos de idade, no momento em que a criança está completando a dentição decídua. Essa aplicação deve ser realizada pelo seu odontopediatra. 

O flúor é um dos agentes importantes na redução da cárie dentária que é uma doença infecto-contagiosa, associados a outros métodos de prevenção, tais como: a dieta equilibrada, a escovação, e muito importante a água fluoretada. 

Fonte:saudevidaonline
  Dra. Micheli Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista - Bauru/SP