Sucos desintoxicantes


Para liberar as toxinas acumuladas no corpo pela alimentação em excesso, pelo consumo de alimentos inadequados e até mesmo pelo estresse, o consumo de sucos desintoxicantes é uma alternativa natural e bastante saudável.
Os sucos desintoxicantes podem ser feito a partir de frutas e vegetais frescos, que são ricos em fibras e excelentes fontes de nutrientes. Estes sucos têm como função a limpeza e desintoxicação de impurezas do organismo, facilitando ainda o funcionamento intestinal, prevenindo doenças e mantendo o bem-estar do corpo.

Confira algumas dicas de sucos desintoxicantes e suas funções:

Suco diurético
- melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos. O aipo é rico em glutationa, uma substância que neutraliza os radicais livres e pode entrar na composição de diversos sucos. A melancia é rica em água, frutose e fibras, além de licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de próstata e mama.

1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)


1 talo de aipo com as folhas


Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.


Suco pós-ressaca
- excelente para combater os efeitos adversos do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. Ajuda o fígado a se recuperar e acelerar a eliminação de toxinas que causam a ressaca. O repolho é rico em glutamina, um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos danosos do álcool. A curcuma possui carotenóides com ação hepatoprotetora.

½
repolho verde de tamanho pequeno

1 limão previamente espremido e sem as sementes


1 talo de aipo com as folhas


1 colher de sopa de folhas frescas de coentro


½
colher de chá de curcuma

Modo de preparar: usar centrífuga ou bater no liquidificador com um pouco de água mineral sem gás e coar. Se quiser um sabor um pouco melhor, use água de coco.


Suco para pele firme
- é rico em antioxidantes e bioativos que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele. Turbinam a energia e a disposição

½
limão

1 xíc. (chá) de uva rosada com casca


2 maçãs verdes com casca e sem sementes


1 xíc. (chá) de água mineral


Adoçante (opcional)


Modo de preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador.


Suco da beleza total
- a cenoura e a salsa são fontes de betacaroteno, que, transformado no organismo em vitamina A, estimula o sistema imunológico e atua na recuperação e no brilho da pele. Ainda tem substâncias antiinflamatórias e antienvelhecimento.

2 cenouras cruas picadas


½
maçã com a casca e sem sementes

1 xíc. (chá) de melão cantalupo picado


1 fatia de gengibre sem casca


1 punhado de salsa


1 col. (sobremesa) de linhaça (deixe de molho na água de um dia para o outro)


Adoçante (opcional).


Modo de preparar: passe os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador. Se preferir, coe.