Mau cheiro nos pés e axilas


Há certos ‘odores’ que são extremamente desagradáveis para quem os tem, e para quem está por perto; hoje vou falar de dois: Axilas e Pés.
O mau odor dos pés é causado pelo desenvolvimento de bactérias que se multiplicam nos pés, quando os pés transpiram excessivamente; causando desta forma o mau cheiro, diga-se de passagem, por vezes insuportável.  O mau cheiro dos pés é causado basicamente por bactérias, que se multiplicam com as altas temperaturas e o suor dos pés, causando mau cheiro.
O outro odor desagradável, é o das axilas. O homem (e a mulher) tem as glândulas sudoríparas cuja secreção transporta gorduras e proteínas das células para o exterior do corpo. As glândulas apócrinas concentram-se em certas áreas peludas: nas axilas, na parte cabeluda da cabeça, e nas regiões umbilical, pubiana etc. A secreção das glândulas apócrinas, ou seja, o suor é alimento para as bactérias que estão na epiderme, e os produtos do metabolismo excretados pela pele quando digeridas pelas bactérias, é que produzem o cheiro desagradável do suor.

Para evitar o problema dos pés:
-Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos.
-Evitar calçados fechados no verão, pois aumentam a temperatura e a transpiração.
-Usar sapato com meias limpas.
-Usar meias de algodão que absorvem melhor o suor.
-Não ande descalço em pisos úmidos.
-Use seu próprio material para cortar as unhas, alicate, tesouras, lixas.
-Não use os mesmos sapatos todos os dias.
- Use talcos ou produtos específicos para os pés que ajudarão no controle do mau cheiro.
- Ao banhar-se tenha especial atenção com os pés, esfregue-os com uma bucha vegetal, com bastante sabonete liquido preferencialmente sabonete liquido antibacteriano.

Para evitar o problema de mau cheiro nas axilas:
- Mantenha a depilação em dia, não só na axila.
- Preferencialmente, dois banhos ao dia, pela manhã e a noite.
- Use desodorante de qualidade, às vezes os desodorantes ‘sem perfume’ fazem mais efeito, do que os perfumados.
- Evite usar roupas de tecido sintético.
- Ao banhar-se tenha especial atenção com as axilas, esfregue-as com uma bucha vegetal, com bastante sabonete liquido preferencialmente sabonete liquido antibacteriano.
- Não use talcos nas axilas, eles não resolvem o problema da transpiração e nem do mau odor, alem de manchar suas roupas.
- Em caso de transpiração excessiva nas axilas, procure um dermatologista que lhe orientará melhor.
- Não use o perfume por cima da transpiração para disfarçar, o resultado disso será catastrófico, em caso de emergência ( jantar, encontro de ultima hora), dirija-se ao WC e tente higienizar a região da axila com água ou lenços umedecidos anti-sépticos, para diminuir o cheiro. Tenha sempre em mãos o desodorante sem perfume, que poderá ser reaplicado durante o dia.

Receitinhas caseiras:

Para os pés:

Receita 1:
+ 200 ml de álcool comum
+ 2 pedrinhas de cânfora
+ 1 copo de folhas secas de menta ou hortelã
Misture o álcool com as pedrinhas de cânfora espere que elas dissolvam totalmente ( demora uns 5 dias ).
Depois, acrescente 1 litro de água fervente às folhas secas de menta ou hortelã, deixe amornar. Deixe os pés repousarem nessa mistura por 30 minutos. Seque bem os pés e faça uma massagem entre os dedos com álcool canforado.

Receita 2:
Em uma bacia ponha água quente que dê para cobrir os pés, suco de três limões e as cascas picadas, três colheres de sopa de leite de rosas e um punhado de sal. Mergulhe os pés por 20 minutos, friccionando-os com as cascas dos limões, Faça isso uma vez por semana.

Para as axilas:

Receita 1:
Dilua 32 ml de Lysoform de farmácia em 1 litro de água e aplique com spray ou algodão nas regiões afetadas algumas vezes ao dia até que o odor vá diminuindo. Depois aplique como manutenção 2 a 3 vezes por semana.

Receita 2:
Corte uma rodela de limão e esfregue o limão por toda a axila. Deixe uns 10 minutos e depois tome banho normalmente se não resolver de primeira faça mais umas 2 vezes.
Experimente essa receita, segundo alguns depoimentos, ela é uma receita que funciona de verdade.

Caso não funcione nem ao menos diminua o odor procure um médico.