Dicas para cuidar da região dos olhos

A partir dos 30 anos, a pele frágil em torno dos olhos começa a escurecer, a ficar flácida e a preguear. Os movimentos de franzir, semicerrar e esfregar os olhos começam a mostrar seus efeitos… Como os olhos são parte importante na nossa comunicação com os outros, vale a pena cuidar deles com atenção redobrada. Aprenda alguns truques caseiros que apresentam ótimos resultados:

Óleo para os olhos 

Como contém poucas glândulas sebáceas, a pele em torno dos olhos resseca muito com a idade e exige o uso de óleos cosméticos suaves, sem fragrância e de fácil absorção. Experimente usar uma porção ínfima de óleo de jojoba ou de amêndoa doce. Eles são suaves, mas muito nutritivos — ideais para a pele seca.

Compressa fria

Enrijeça a pele embaixo dos olhos e diminua a inflamação com compressas frias de chá de camomila ou fatias de pepino. Relaxe por 10 a 15 minutos. A vovó já sabia disso…

Ginástica ocular

A região dos olhos é a que envelhece com mais rapidez. Aprenda alguns truques capazes de deixar essa área do rosto bem tratada:
1 – Para evitar rugas, faça o seguinte exercício: feche os olhos e abra-os novamente 1 minuto depois. Gire-os lentamente em sentido horário. Após uma breve pausa, gire-os na direção contrária. Relaxe.
2 – De olhos abertos, puxe as pálpebras inferiores com a ponta dos dedos levemente para baixo. Oponha resistência, elevando a pálpebra. Feche os olhos em seguida. Relaxe durante 1 minuto.
3 – Agora erga as sobrancelhas com força. Feche os olhos, opondo resistência contra esse movimento. Relaxe novamente 1 minuto de olhos fechados. Repita esses exercícios duas vezes ao dia. 

Atenção aos sinais da conjuntivite

A inflamação da conjuntiva, membrana que envolve o branco do olho, pode ser irritativa ou traumática, causada por corpo estranho ou poluição; alérgica, que ocorre por uma reação do corpo a um alérgeno; e infecciosa provocada por bactérias, vírus e fungos.
O oftalmologista Ricardo Uras, da Unifesp, defendeu o uso das chamadas lágrimas artificiais, colírios que lubrificam e limpam os olhos. Compressas com gaze embebida em água gelada previamente fervida também funcionam. Se os sintomas não desaparecerem em 48 horas, só mesmo o especialista pode resolver.

Atenção para os sinas da conjuntivite: 

- A secreção branca é mais intensa na conjuntivite infecciosa.
- Coceira é o principal sintoma da conjuntivite alérgica.
- O ardor é mais forte na conjuntivite traumática ou irritativa.

Compressa para aliviar os olhos cansados e o incômodo da conjuntivite

Os olhos estão sempre expostos a diferentes ambientes e condições, por isso é natural que em algum momento apresente irritações. Uma compressa ajuda a aliviar alguns problemas — desde olhos cansados até conjuntivite. Aprenda a fazer:

Compressa refrescante

10 g de escovinha
10 g de trevo-de-cheiro
20 g de tanchagem
Adicione as ervas a 300 ml de água fervente e coe depois de 10 minutos. Aplique sobre os olhos cansados um chumaço de algodão embebido na infusão já fria.

Compressa para aliviar a conjuntivite

Pique bem 1 ou 2 colheres (chá) de folhas de eufrásia e regue-as com uma xícara de água fervente (ou 1 colheres de chá de folhas secas). Deixe em infusão por 2 minutos, coe e espere ficar morno. Embeba duas gazes estéreis na infusão, aplique sobre os olhos e deixe por um tempo.

Fonte: Livro 1001 formas naturais de se manter jovem, Livro O melhor da sabedoria popular, Revista Saúde