Visagismo para homens

Enquanto muitos homens preferem ir ao tradicional barbeiro para cortar o cabelo, outros se ligaram na tendência do visagismo, provando que estão cada vez mais exigentes com o visual. Para quem não sabe, o visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, baseada no princípio de que o rosto deve expressar quem a pessoa é, com harmonia e estética, além de revelar suas qualidades.

Existem algumas técnicas usadas de acordo com o seu tipo de rosto para conseguir o cabelo ideal. Quem explica é William Ferrari, personal hair do Fashion Clinic de Ipanema, Rio de Janeiro. “Não importa se os fios são lisos ou enrolados. O corte masculino deve ser adaptado ao formato de cada rosto, respeitando o biótipo de cada pessoa”, explica ele, acrescentando que, além de testa, nariz, queixo e olhos, o formato da cabeça é de muita importância para o corte. “O cabelo deve estar em harmonia com o restante”.


Confira as dicas do especialista!


Rosto Redondo:
“As medidas são praticamente iguais: testa, queixo e laterais e, às vezes, é um rosto que possui bochechas salientes. O corte deve ser quadrado com franja curta e costeletas para afinar as laterais. O desfiado e estilizado com cera, puxando suavemente alguns fios na direção da testa e um pouco mais alto no topo da cabeça, também fica muito bem nesse tipo de rosto”.

Rosto oval:
“Possui a testa pouco mais larga do que o queixo e as laterais estreitas. É considerado o mais harmônico e combina com qualquer tipo de corte, dos mais formais aos mais modernos”.

Rosto quadrado:
“A largura da testa acompanha os maxilares. Os fios devem ser desfiados ou repicados em diferentes comprimentos, o que garante mais leveza para este rosto de ar mais sério”.

Rosto retangular:
“Semelhante ao quadrado, cuidado que fica fácil confundir com o quadrado! Esse tipo é mais largo. Os mesmos fios desfiados podem ser sutilmente puxados na direção da testa”.

Rosto triangular:
“É aquele em que a testa é mais larga e o queixo mais fino. O ideal são cabelos um pouco mais longos e desfiados, cobrindo um pouco a testa e as laterais”.

Fonte: Bolsa de mulher