Dicas de 15 experts em moda para turbinar seu visual


Consultamos grandes feras do mercado, que indicaram as suas peças-chave desta estação, mostraram como fazer novas combinações e deram dicas valiosas de estilo para você aproveitar o frio da melhor maneira


VR MENSWEAR
Gaspar Saldanha, diretor de criação
CINZA, XADREZ E MODELAGEM SLIM
Para esta estação, a modelagem dos costumes ficou mais ajustada. Alguns clássicos da moda masculina foram repaginados, como o jaquetão e o sobretudo. As padronagens da vez são aquelas que recriam o xadrez em versão menor e mais discreta. As camisas também têm modelagem slim e colarinhos menores, assim como os paletós, que ganham lapelas mais estreitas.Os diferentes tons de cinza, misturados aos azuis e cores fortes, como verde e roxo, criam a atmosfera desse inverno. Um dos destaques é o algodão pima, fabricado no Peru e que, devido ao seu toque suave, é considerado um dos melhores do mundo. Ele deverá estar presente nas peças feitas de malha.
o    terno cinza com modelagem ajustada
o    gravata estreita
o    lapela alongada deixa à mostra o colete
o    bolso duplo com lapela
o    manga ligeiramente mais curta



ROCKSTTER
por Marcello Rodrigues,diretor de estilo
BLAZER CASUAL, GOLA ALTA E COTURNO
A aposta da estação é a mistura de materiais: jaqueta de tricô com couro ou blazer desestruturado de tricô com moletom. O efeito de sobreposição de peças também é muito bem explorado. Um look legal de balada agora é camiseta estampada com cara de velha, com decote em V ou canoa, combinada com jaqueta de couro preta. O jeans deve ter corte reto ou skinny e em cores mais escuras. No pé, use tênis com solado baixo ou coturno. Uma forma nova de usar as peças desta estação é vestir um tricô com gola alta por baixo da camisa, ou então usar uma calça com corte de alfaiataria, feita de moletom, por dentro de uma bota de cano alto. Para o dia a dia, use calça de sarja com as barras dobradas e sapato Oxford, mantendo as meias aparentes.
o    mistura de estilos: casual com social


SERGIO K.
por Sergio Kamalakian, diretor de estilo
CALÇA COLOR, CAMISETA DE DECOTE QUADRADO E MEIAS COLORIDAS
Finalmente algo diferente no armário masculino do brasileiro: jeans colorido.
É supercomum na Europa e, ao contrário do que parece, facílimo de combinar. Uma nova maneira de fugir do comum, sem deixar de ser básico, é a camiseta com gola quadrada. Para os jeans, modelagem mais justa e joelheiras. Dois itens obrigatórios são o blazer ajustado e a camisa de linho, que para mim é o novo xadrez. Gosto de combinar meia colorida com sapato social de camurça. Conselho de estilo? Diria que uma combinação de boas peças básicas abre possibilidades para os detalhes, como acessórios que, certamente, fazem toda a diferença.
o    blazer ajustado
o    calça  color


RICARDO ALMEIDA
estilista da marca homônima
BLAZER COM MANGA MAIS CURTA, JEANS JUSTos E TÊNIS ENVELHECIDOS
Para dar mais modernidade ao look, opte por blazers mais curtos. O tamanho da barra da calça também diminuiu. O ideal é que a barra esteja de 2 cm a 3 cm acima da base do solado. Nos pés, indico os tênis com aspecto usado e, se a ocasião for mais formal, um sapato Oxford. Você ainda pode brincar com camisas estampadas e xadrez em tecidos como veludo, linho e tricoline. Acho importante a mistura de peças casuais com a alfaiataria. Uma calça jeans bem cortada, com modelagem sequinha, combinada com um paletó nas proporções corretas, pode deixar o homem tão chique quanto se estivesse vestindo um terno formal.
o    blazer mais curto e acinturado
o    jeans resinado
o    tênis de couro envelhecido


DUDALINA
por Hervé Tomedi, coordenador de estilo
COLARINHOS CURTOS E BARRA DOBRADA
Camisas devem ter colarinho mais curto, de preferência de algodão egípcio, em tons de azul, branco e rosa. As peças que não podem faltar para mim são: costume de lã fria, gravata de seda jacquard, calça de algodão com elastano e bota de couro legítimo. Uma dica para deixar o look mais descontraído é exibir o cano da bota, dobrando a barra da calça várias vezes ou colocando-a por dentro do calçado. Mas é preciso que a calça seja ajustada nas pernas. Vestir-se bem é uma arte. Use as informações disponíveis e tenha ousadia.
o    colarinhos curtos

A|X
por Patrícia de Gaia,diretora de estilo para o Brasil

PALETÓS CURTOS, BOTAS E XADREZ
A combinação perfeita para a balada nesse inverno é a de jaqueta de couro com cardigã de tricô, camisa xadrez e calça jeans. Para quem quiser um look mais arrumado, acrescente uma gravata fina. As combinações de malhas listradas com camisa xadrez também funcionam muito bem. Três novos modelos de sapato atualizam o visual com calça jeans. Basta dobrar as barras, deixando-as mais  curtas e combinar com: 1) coturnos pesados,
que deixam o visual com uma pitada de punk rock ou grunge chique; 2) sapatos estilo Churchill para um look mais urbano; ou 3) mocassins penny loafers, usados com paletós mais curtos para um estilo casual. Uma dica de estilo que dou aos homens é não ter medo de sobrepor peças. Dá para usar camisa, cardigã, jaquetas, sobretudo e muito cachecol. E quem quiser ainda pode usar luvas e chapéus.
o    colarinho curto
o    jaqueta de lã cinza ajustada
o    black jeans
o    barra dobrada
o    coturno


VILA ROMANA
por Rita Coelho, gerente da marca
SARJA COM ASPECTO DE COURO, BLAZER SLIM FIT E JEANS CROPPED
O mais importante nesse momento são os paletós ajustados, as camisetas jateadas com efeito “sujo”, as jaquetas com inspiração nos paletós e as
calças chino com modelagem slim, ideais para quem usa o estilo cropped (mais curto). Os tons de cinza e preto estão  em alta, assim como as sarjas resinadas com aspecto de couro. Compor looks com duas camisetas, paletós resinados
e sobretudos de
lã pode ser bem interessante.
Para uma festa, uma boa combinação é um black jeans slim fit cropped com camiseta de malha flamê jateada e paletó slim fit resinado com frente falsa de colete.
o    blazer resinado
o    sobretudo acima do joelho
o    black jeans cropped


RICHARDS
por Marcello Gomes, diretor de estilo
JACKET DE MALHA, CHINO COLOR E PENNY LOAFER

O blazer casual, que eu chamo de jacket, é uma peça importante no armário do homem. De tweed, veludo ou de malha tipo piquê (usada nas camisetas polo), ele tem o poder de deixar o look casual e chique ao mesmo tempo. Meu conselho de estilo é dizer aos homens que usem mais os blazers casuais e em diversas ocasiões. Minha combinação favorita para um “casual office” é um jacket de malha sobre uma camisa índigo (jeans), combinado com calça de jeans bruto. Nos pés, mocassim estilo penny loafer ou brogue. Minha lista de compras de inverno inclui: calça chino vintage colorida (usada com barra mais curta), calça five pockets, também colorida, sapatos brogue (um liso e outro bicolor) e camisa vichy.
o    gravata estreita monocromática com camisa xadrez
o    lenço no bolso
o    calça chino color
o    barra dobrada
o    cadarço colorido


NOIR,LE LIS
por Helena Montanarini, diretora de estilo
TOM SOBRE TOM, bolsos duplos e jaqueta de náilon
A modelagem fit merece destaque. Uma lista de peças que fazem diferença inclui: paletós de tweed, calças chino coloridas, casacos e coletes de náilon matelassado e camisas com colarinhos estreitos. Os bolsos aparecem aos pares em paletós, camisas e jaquetas. Neste momento, o novo é usar tom sobre tom. Camisa e calça jeans escuras, por exemplo, combinadas com um paletó marinho de lã. Gosto também da calça de sarja bordô com paletó de abotoamento duplo e camisa de oxfordine. Para os engravatados, troquem a mochila por uma shopping bag.
o    paletó militar
o    modelagem  mais curta


GANT por Juliana Pestana, gerente de marketing
SOBREPOSIÇÕES, COLETES E CALÇAS DE LÃ AJUSTADAS
Para o nosso inverno, que não é tão rigoroso, vale investir num blazer de sarja com modelagem acinturada. Combinado com uma malha de lã, protege bem do frio. Para os mais modernos, indico as sobreposições de peças com estampas diferentes em tons terrosos. Os acessórios como as maxigolas e os cachecóis também estão em alta. Um look charmoso para um fim de semana na montanha é sobrepor um colete bomber de náilon, que traz mais mobilidade e protege bem o peito do frio, com calça jeans e botas. Todas peças confortáveis e resistentes. Num check-list do que há de novidade, aponto: 1) calças de lã com modelagem ajustada e em padrões clássicos como o xadrez príncipe de gales; 2) jaqueta utilitária de náilon matelassado; 3) coletes de náilon com gomos e detalhes de couro ou veludo; e 4) calças usadas por dentro das botas.
o    malha com gola arredondada
o    colete com mix de materiais
o    malha com estampa navajo
o    sobreposição de peças
o    calça slim por dentro da bota


ARAMIS
por Henri Stad, proprietário do grupo Aramis
ALFAIATARIA SLIM, JAQUETA DE NÁILON COM COURO E COLARINHOS IMPONENTES
As peças da alfaiataria estão com shapes mais ajustados. Os tecidos com texturas continuam em alta, e o terno completo (paletó, calça e colete) une o moderno e o clássico. As camisas ganham colarinhos imponentes e recebem misturas de tecidos nos detalhes. Para estar bem vestido numa reunião importante, indico um blazer marinho de lã fria com dois botões, combinado com uma camisa branca com o pé de gola alto, calça jeans ou de alfaiataria. Para mim, a peça casual do momento é a jaqueta de náilon com couro
o    gravata com padrão geométrico
o    colete

HUGO BOSS
por Rafael Castello, country manager
COSTUME DE ABOTOAMENTO DUPLO, GRAVATAS ESTREITAS
As camisas casuais substituem as polos.  A padronagem xadrez continua em alta para camisas e paletós. Além delas, calças e jaquetas estilo biker estão muito presentes nesta estação. As camisas e gravatas ganham cores sólidas para combinações tom sobre tom. Para se destacar numa reunião de trabalho, ou num casamento noturno, o costume preto de abotoamento duplo, com camisa branca de colarinho pequeno e gravata de 5 cm, é uma combinação certeira. Aconselho adaptar as tendências ao gosto pessoal, e não vice-versa.
o    colarinho curtíssimo
o    paletó igualmente curto


TOPMAN
por Gordon Richardson, diretor de estilo
ESTAMPA NAVAJO, DUFFLE COAT E DERBY
É a estação das cores e das estampas. Gosto dos blazers combinados com calças de sarja coloridas e das estampas com inspirações asteca, africana e navajo, que aparecem em detalhes de camisas e camisetas. Existe uma onda vintage na moda, que resulta em blazers e tricôs com apliques de cotoveleiras, em calças chino com as barras dobradas e em camisetas com bolsos. Para acessórios, indico as mochilas e pastas.
o    maxitricô
o    cinto estreito
o pasta colorida

ERMENEGILDO ZEGNA
por equipe de estilo Zegna Brasil
JAQUETA MILITAR, TERNO COM COLETE E ABOTOADURAS
O blazer militar ganha destaque ao lado dos casacos estruturados de lã cinza. Já para o formal ou clássico, a principal tendência são os ternos de três peças (calça, paletó e colete) em tons de cinza-claro, com padronagem príncipe de gales. Para acompanhar, use detalhes em vermelho. Vale ressaltar a importância dos acessórios como gravatas, abotoaduras e pastas.
o    blazer militar de lã cinza
o    calça ajustada por dentro da bota

ELLUS
por Adriana Bozon, diretora de estilo
LEATHER DENIM, COLARINHO PEQUENO E COTURNO
A minha lista com as cinco coisas mais importantes para este momento são: 1) camisas masculinas com colarinho estreito; 2) peças de alfaiataria, como calça, colete e blazer (elas voltam com tudo neste inverno); 3) calça de leather denim (uma resina com textura semelhante ao couro é aplicada sobre o jeans); 4) gravatas estreitas, que podem ser de seda ou de leather denim; e 5) botas pesadas, tipo coturno (não só para essa estação, mas para sempre). A forma que recomendo para renovar o visual é mesclar peças de alfaiataria com outras de leather denim. Um blazer fica muito mais moderno com uma calça que tenha essa resina. Com camisa de colarinho pequeno, fica perfeito para balada.
o    jaqueta com pele
o    gravata lisa e estreita
o    modelagem slim
o    calça ajustada e estreita

Fonte: Revista VIP