Sapatos masculinos: verão 2013


A temporada internacional das semanas de moda já terminou e o que restou foram muitas tendências lançadas e, muitas dúvidas, se esta ou aquela tendência vai se consolidar na próxima estação. Vários itens entram na lista das tendências, como cabelos e penteados; maquiagem; acessórios; e claro, roupas e calçados.


E a cada temporada os calçados masculinos ganham uma maior atenção por parte dos estilistas e das marcas especializadas. E para o próximo verão 2013 não foi diferente, e as novas propostas e modelos de sapatos chegam tão democráticos que há modelo até para o mais exigente dos homens.

Cores, texturas, materiais e estampas diversificadas foram apresentadas nas fashion weeks de ParisMilãoNova York e Londres, formando o conjunto de propostas para o Verão 2012 2013 masculino. 

Confira as principais tendências em calçados masculinos que tomaram conta das passarelas internacionais e pretendem invadir a estação mais quente do ano:

Oxford
O tradicional modelo de sapato masculino Oxford foi destaque entre os lançamentos das grifes internacionais nas fashion weeks da temporada de verão, realizadas nas quatro capitais da moda.
Caracterizado por possuir cadarço, com os furos realizados diretamente no corpo do sapato, o modelo oxford apareceu como forte tendência para as estações quentes. 

Oxfords com solas mais espessas são forte tendência para o Verão 2012 2013. Foto:Divulgação

O grande destaque para estação foi a sola dos sapatos, que vieram nesta temporada com a espessura maior, deixando o modelo clássico com um ar moderno. Texturizadas, no modelo tratorado ou em cores diferentes do sapato, as solas ganharam evidência no footwear apresentado nas coleções.
Couro com bastante brilho e com textura de camurça foi recorrente nos modelos apresentados.





Destaque para os oxfords texturizados, que apareceram em python, com recortes vazados em forma de quadrados ou com a própria textura diferenciada do couro e da sola.





Derby
O sapato derby foi um dos modelos que se destacaram em meio aos lançamentos de footwear da temporada de verão. Parecido com o oxford, o derby se diferencia pela existência de abas aplicadas no corpo do sapato que sustentam o cadarço. O modelo também apareceu com solas mais evidentes e em couros lustrosos. 
Destaque para os modelos sem cadarço, texturizados e bicolores.

Tendência derby para o Verão 2012 2013. Foto:Divulgação

Loafer
O sapato loafer, parecido com o modelo mocassim, foi grande destaque das coleções de primavera verão das grifes internacionais. 

Os sapatos loafer são forte tendência para o Verão 2012 2013. Foto:Divulgação

Caracterizado pela presença de uma faixa de couro com losango vazado localizado na parte que cobre o peito do pé, o modelo ganhou evidência dentre os lançamentos.As propostas para loafer se fizeram de modelos estampados como o micro xadrez e o camuflado, além de coloridos.





Botas
As botas de cano médio e bico arredondado se evidenciaram dentre os as opções de footwear apresentadas nas passarelas internacionais. O destaque das botas se deu pelo aspecto desgastado dos modelos. Couros lustrosos e modelos bicolores ou com detalhes em outras cores foram alguns dos destaques.

Tendência de botas masculinas para o Verão 2012 2013. Foto:Divulgação

Sandálias
As sandálias apareceram com evidência dentre as propostas de footwear para o verão masculino. Diversidade de modelos, cores e materiais foi o destaque dos lançamentos. 

Sandálias masculinas para o Verão 2012 2013. Foto:Divulgação

Em formas sofisticadas ou casuais, as sandálias apareceram com grande evidência, com as solas tratoradas. Destaque para os modelos que foram apresentados por meio de uma
proposta diferente: acompanhados por meia. 


 
Fonte: Dicas de moda, Portais da moda