Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Truques simples ajudam a esconder as celulites da noite para o dia


“Meia-calça fina, spray para o cabelo e maquiagem são algumas dicas”, afirma a especialista. A maioria das mulheres tem celulite nas coxas e principalmente no bumbum. E, para muitas, isso é um grande incômodo. Tratamentos estéticos, exercícios físicos e muita água ajudam a diminuir as indesejáveis celulites no corpo. Mas, quando queremos disfarçar os famosos furinhos do dia para noite podemos recorrer a alguns truques infalíveis.
A maquiadora do Studio Vera Mosconi, Renata Marques, explica que maquiagem nada mais é do que brincar com truques de luz e sombra para disfarçar imperfeições e acentuar detalhes. Então por que não usar esses truques para disfarçar a celulite?
Renata Marques ensina 4 dicas para você sair sem se preocupar com os furinhos que possam aparecer.


Autobronzeadores
Quanto mais clara a pele, mais a celulite aparece. Isso acontece porque a celulite nada mais é do que pequenas depressões que formam sombras na pele. Portanto, em uma pele bronzeada, esse efeito de ondulação fica mais disfarçado. Você pode dispensar a exposição ao sol e apostar em um bronzeamento artificial usando produtos específicos para isso. Com a pele bronzeada, as celulites ficarão menos visíveis.

Meia calça líquida
Com o verão chegando, fica difícil vestir meia-calça para esconder a celulite. Uma boa alternativa é a “meia-calça líquida”, uma maquiagem em spray criada para ser aplicada nas pernas proporcionando o efeito da meia. Ela pode ser usada nos dias quentes (não derrete com o suor nem sai na água) e com qualquer tipo de sapato. Aplique a base em spray em poucas quantidades para não manchar e escolha um tom da mesma cor da sua perna. Para criar um efeito um pouco mais bronzeado, você pode também escolher um tom apenas mais escuro. Espalhe bem fazendo movimentos circulares para ficar uniforme na pele.

Spray de cabelo
Este é um truque interessante e muito usado em modelos de passarela e passistas de Carnaval. Da mesma forma que o spray fixador de cabelo mantém seus fios no lugar, o spray também ajuda a manter a sua pele no lugar! Ele consegue deixar suas pernas muito mais firmes e com a superfície mais lisinha. Aplique o spray onde a celulite está mais evidente, espalhe com as mãos e espere secar. O spray ainda dá um brilho suave na pele, que reflete luz e disfarça ainda mais a profundidade dos furinhos da celulite.

Feito em casa
Escolha uma base líquida no tom da sua pele, a que você usa normalmente para se maquiar, e escolha um hidratante de corpo de preferência neutro. Coloque uma porção da base na palma da mão e a mesma quantidade de hidratante corporal e misture bem. Com os dedos, misture até criar um creme uniforme. Depois espalhe muito bem pelas pernas até que a pele absorva totalmente a mistura.

Uma boa dica é dar preferência aos hidratantes iluminadores. Suas pernas vão refletir luminosidade, que também ajuda a disfarçar a celulite. Mas essa é uma opção melhor para dias mais frescos ou para o inverno, pois no calor forte a base pode derreter e sujar a roupa.

Mitos e verdades sobre celulites


Certamente você já leu muito sobre as causas do aparecimento de estrias e celulites. Porém, não é fácil saber quais são as verdades e os mitos a respeito destas duas inimigas femininas. Por exemplo: É verdade que elas sempre aparecem juntas?

Em primeiro lugar é importante saber o que são e como ocorrem as celulites e as estrias. Segundo Ingrid Peres, esteticista da rede Onodera, estrias são cicatrizes provocadas pelo estiramento da pele em um curto período de tempo e pela compressão dos vasos linfáticos e sanguíneos. “Este estiramento promove o rompimento das fibras elásticas e colágenas, formando um tecido cicatricial com a coloração não fisiológica, primeiramente representada por linhas avermelhadas (imaturas) e quando maduras apresentam na cor branca”, explica esteticista.

Quando o estiramento é associado ao acúmulo de gordura e edema há o início da formação da celulite. Este acúmulo comprime os vasos diminuindo a nutrição, oxigenação e vascularização local prejudicando o tecido, segundo Ingrid. “Como defesa e suporte ao adipócito (gordura), o corpo aumenta a produção de travas de colágeno onde há o aparecimento das depressões (furinhos da celulite)”, explica a esteticista. Dessa forma, celulites e estrias tendem a aparecerem sempre na mesma região.

Os fatores que propiciam o aparecimento de celulites e estrias são diversos, entre os mais comuns estão o ganho de peso, inchaço, crescimento rápido, uso de hormônios (anticoncepcional), sedentarismo, tabagismo e má alimentação. As formas de tratamento são bem diferentes. Ingrid explica: “Para celulite os procedimentos visam ativar a circulação linfática e vascular, aumentar nutrientes e a oxigenação e mobilizar e romper a fibrose formada. No caso de estrias, o objetivo é promover um processo inflamatório, trazendo a circulação para o tecido que foi rompido”.

Infelizmente é verdade que estas patologias não têm cura, apenas podem ser amenizadas. A estria branca e a celulite grau grave são as fases mais difíceis de serem tratadas. Quem deseja ter as marcas amenizadas deve, em primeiro lugar, procurar por uma avaliação clínica para saber o grau da patologia e os fatores determinantes para aí, sim, traçar um tratamento.

A esteticista garante que o consumo de bebidas gaseificadas não é fator para desencadear estas patologias na pele. O vilão é a grande quantidade de calorias que essas bebidas podem conter. Ingrid diz: “Você poderá tomar, mas dependerá da quantidade ingerida e se você gasta as calorias com alguma atividade física – do contrário a caloria ingerida se armazena em forma de gordura e poderá aparecer futuramente a temível celulite e, consequentemente, a estria”.

Atualmente os tratamentos mais usados na clínica Onodera para combater estria são o Laser fracionado (1320+1240nm), precedido pelo peeling químico. A esteticista explica: “O ácido tira a camada mais superficial da pele e faz com que o laser se aprofunde mais. Neste caso o tratamento faz micro furinhos na pele para interagir com a água, promover um hiperaquecimento e estimular colágeno e fibras elásticas na região, lembrando que as estrias vermelhas são mais fáceis de serem tratadas”.

O PowerShape está sendo usado no combate à celulite. Este equipamento associa três tecnologias: sistema de sucção, laser e radiofrequência. Durante o tratamento ele ativa a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno e fibras elásticas. O resultado é um efeito tensor na pele e a diminuição das células de gordura, resultando na redução de medidas.

Fonte: Bolsa de Mulher