Sobrancelhas podem valorizar ou desvalorizar a aparência


Designer de sobrancelhas de atrizes e modelos dá dicas para não errar na escolha do formato. Os olhos são a região mais expressiva do rosto. E as sobrancelhas são, certamente, a moldura da região, portanto devem estar bem posicionadas, no formato adequado, simétricas, sem falhas e sem fios muito finos e escassos. Caso contrário, poderão comprometer a beleza da região, influenciando de maneira pejorativa toda a fisionomia. Ou seja, as sobrancelhas mudam o semblante de uma pessoa e podem conferir um aspecto cansado, triste e até mesmo envelhecido.

Para deixá-las bonitas e simétricas, de acordo com o rosto de cada pessoa, é fundamental analisar de forma criteriosa os traços faciais, valorizando assim a beleza natural. Quem explica é a designer de sobrancelhas Paula Machado, do Espaço de Beleza Paula Machado Beauty, no Rio de Janeiro, que atende famosas como as atrizes Cléo Pires, Cláudia Raia, Antonia Morais e a modelo Fernanda Tavares.

“As sobrancelhas podem tanto valorizar como prejudicar o equilíbrio e a beleza facial. Por isso é preciso sempre pensar no conjunto, deve haver equilíbrio com o corte dos cabelos e a qualidade da pele para haver uma harmonização completa. A sobrancelha deve combinar também com a profissão, com o modo de vestir, com o volume dos cabelos, se a pessoa usa óculos, enfim, é sempre bom fazer uma avaliação com uma especialista”, afirma Paula.

Melhores métodos de design de sobrancelha

O método mais adequado a ser adotado também é outro ponto fundamental. “A aplicação da
técnica correta produz realmente um aperfeiçoamento da expressão e embeleza o olhar. Mas é preciso saber harmonizar o formato da sobrancelha com o tipo de rosto, os olhos e as pálpebras, obedecendo aos traços genéticos, sem descaracterizar determinados pontos, isto é, o bom senso e um resultado natural sempre devem prevalecer”, explica. “Quando vou desenhar uma sobrancelha prefiro a pinça, pois, sem dúvida nenhuma, é a maneira mais segura e correta de desenhá-las, sem cometer erros”, diz.

Ela ressalta a importância de procurar sempre fazer as sobrancelhas com um profissional qualificado e bem experiente. “O designer de sobrancelhas vai criar harmonia entre o rosto e a imagem a ser transmitida, valorizando você através do olhar. Por isso gostaria de fazer um alerta: cuidado meninas! Muita gente acha que sabe fazer, mas antes de escolher um profissional, conheça o trabalho dele e procure uma clínica ou salão que utilize somente material de qualidade e hipoalergênico aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Afinal, uma sobrancelha leva dois segundos para ser danificada e no mínimo três meses para se recuperar. Em alguns casos o erro pode ser irreversível”, alerta.

Dicas da profissional

Crie o hábito de se fazer a sobrancelha no tempo correto, sem retirar no meio desse período. Pode ser a cada 15 ou 20 dias, ou até mesmo uma vez por mês. Só não deve ser tirado cada dia um pelo, pois isso pode fazer um estrago e criar uma falha que pode nunca mais nascer pelos no local.

Nunca faça a sobrancelha com cera ou gilete. Após um período em torno de 20 dias sem retirar os pelos, procure um profissional qualificado.

Procure deixar as sobrancelhas o mais natural possível, sempre mais retas, grossas e compridas.

Rostos com feições mais marcantes devem ter sobrancelhas mais leves, justamente para deixar o rosto mais delicado.

Não há um padrão, mas, no geral, rostos com formato redondo combinam com sobrancelhas levemente arqueadas e mais grossas. Rostos quadrados, com sobrancelhas delineadas, com formato arredondado. E para rostos ovais, sobrancelhas arqueadas, que levantam a expressão.

Não tente copiar o estilo de alguma famosa. Para ter um conjunto harmônico tudo irá depender do formato de cada rosto. Todas as pessoas podem ser bonitas adequando o estilo e moldando a sobrancelha de acordo com seu perfil.

Confira o que a designer de sobrancelhas diz sobre o estilo das famosas que atende:

Fernanda Tavares
“É um exemplo de sobrancelha marcante. Ela é uma pessoa naturalista, gosta da simplicidade, admira a natureza e é essa imagem que suas sobrancelhas expressam. São desenhadas do modo mais natural possível, sendo grossas e retas, o que combina muito com ela”.

Cleo Pires
“As sobrancelhas mais encorpadas, mais grossas, num estilo selvagem, e dão um efeito bem expressivo ao rosto. São indicadas para quem tem um rosto mais marcante e combinam mais com o rosto redondo, pois dão mais leveza aos contornos da face. Em outros formatos de rosto, as sobrancelhas grossas não dão harmonia, pois brigam com traços marcantes. No caso da Cleo, ela tem o rosto anguloso com sobrancelhas naturalmente bem arqueadas, longas e grossas na medida certa”.

Claudia Raia
“Já é uma mulher naturalmente de presença com um olhar expressivo, mas não tem um tipo específico de estilo, textura e tamanho da sobrancelha. Na novela Ti Ti Ti, precisava de sobrancelhas bem finas, mas com um traço firme, pois a personagem era arrojada e segura de si. Agora, em Salve Jorge, está com sobrancelhas bem desenhadas e um pouco mais grossas, com imagem de uma vilã sem escrúpulos. Sempre disciplinadíssima, Cláudia não tira um único pelo e não deixa ninguém mexer. Começamos a estimular o crescimento, fazendo a sobrancelha a cada 15 dias e retirando na posição correta, só o que está fora do lugar. Depois só é preciso desenhar o mais natural possível”.

Antonia Morais
“É o estilo Chapeuzinho, sobrancelha quadrada, que está sendo adotado por mulheres que querem e precisam revelar uma aparência mais séria com ar sofisticado. Esse estilo realmente marca presença, conferindo um visual moderno e sério ao mesmo tempo. Mas deve ser feita com um profissional para nada dar errado. As sobrancelhas quadradas vieram para ficar, pois melhora muito a aparência de uma mulher”.

Como corrigir a sobrancelha com maquiagem

Se mesmo com o trabalho de um bom designer de sobrancelhas, a sua ainda não ficou como você queria, use a maquiagem para defini-la melhor. Mas lembre-se de sempre tentar mantê-la o mais natural possível, para evitar o visual caricato.



Fonte: Dicas de Mulher