Dossiê das frutas lista seus principais benefícios à saúde


Entenda como cada fruta age no organismo e encontre a ideal para conquistar o resultado desejado. Algumas ajudam no bom funcionamento do intestino, outras previnem doenças e tem até as amigas do espelho, que nos deixam mais bonita. Benefícios não faltam às frutas e é sempre bom saber escolher qual consumir, de acordo com o resultado que você espera para o seu corpo. Para te ajudar, montamos um dossiê com as principais frutas e suas propriedades.

Antes de chegar à lista, é preciso saber que essas frutinhas são ricas em vitaminassais minerais,antioxidantesfibras e água, elementos importantes para o organismo. “Recomenda-se, sempre que possível, consumi-las com cascas, que têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas, como o do abacaxi, por exemplo, após serem devidamente higienizadas, podem ser utilizadas no preparo de doces e sucos”, orienta a nutricionista da rede Mundo Verde Flávia Morais.

A quantidade diária de consumo, de acordo com a especialista, é de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura. “Não que o suco não seja recomendado, mas dessa forma osalimentos acabam perdendo algumas propriedades importantes. Caso essa seja a opção escolhida, o líquido não deve ser coado, para que as fibras não sejam desperdiçadas”.

Confira os principais benefícios de cada fruta

Abacate – Auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar.

Abacaxi – Rico em água e fibras. Contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão.  Possui leve ação diurética.

Açaí – Melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

Banana – Fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar.

Coco – Além de fornecer energia, é rico sais mineiras e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

Goiaba – Fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

Laranja – Fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Maçã – Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Mamão – fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal.

Melão - contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Melancia – Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.

Morango – Rico em substâncias antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.

Uvas vermelhas – Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.

Fonte: Bolsa de Mulher