Na TV, nada se cria tudo se copia. Flor do Caribe é plágio?


Detesto novelas. Digo isso por que acho um formato pobre. Normalmente o escritor e diretor usam de enrolações para contar uma estória de 5 minutos em 6 meses. O formato das séries, com episódios semanais é muito melhor.

Antes que alguém diga que o motivo é por que dá audiência. Eu digo que isso é um engano. O que acontece nesse imenso Brasil é que boa parte dos municípios apenas o sinal da Globo chega. E aí a velha máxima do: só tem tu vai tu mesmo faz o Ibope da emissora Carioca se manter alto. Mas a altura vem caindo, pois existem outras mídias.

Pois bem. Recentemente estreou a novela Flor do Caribe. Que eu não sei por que tem esse titulo uma vez que é ambientada no magnífico Rio Grande do Norte, distante uns 2000 km do Caribe.

Pois bem ao ver as chamadas da novela notei que se trata de uma chupada descarada do livro de Alexandre Dumas: O Conde de Monte Cristo.


Mas quando eu digo chupada eu digo mega-chupada. Chuparam o livro e os dois filmes já feitos sobre o livro. 

Novela: Cassiano é piloto da aeronáutica e deus sabe lá por que aceitou levar diamantes para fora do pais, como se isso não fosse crime de evasão de divisas e se um piloto da aeronáutica não tivesse mais o que fazer! Como é muito burro e pouca pratica deixa a namorada pra traz e se mete nessa furada e acaba traído pelo melhor amigo e preso em uma mina ilegal onde conhece um argentino que o ajuda a fugir. Sua namorada que ficou para trás não consegue esquece-lo.
Livro: Edmond Dantés, um audacioso mas ingênuo marinheiro, é preso sob falsa acusação, de conspirar com Napoleão. Na verdade, era vítima de um complô entre três pessoas interessadas: o juiz de Villefort, filho do destinatário da carta de Napoleão, que, mesmo atestando sua inocência, quis silenciá-lo; o seu amigo, Danglars, que desejava o posto de capitão do navio, já que Dantés recebeu o posto por mérito, e Fernand Mondego, melhor amigo, primo e futuro marido de sua então noiva, a catalã Mércedès (que, porém, nunca o esqueceu). Após muito tempo, na prisão do Castelo d’If, Edmond consegue fugir com a ajuda do abade Faria. 

Novela: Alberto é o amigo rico que sempre teve tudo na vida mas sempre invejou o amigo de infância Cassiano de origem humilde  que tem o amor de outra amiga de infância Ester. Por sua cobiça pelas coisas do amigo Cassiano, resolve armar um plano para tira-lo do caminho e roubar sua namorada.
Livro: Mondego é o amigo rico que sempre teve tudo na vida mas sempre invejou o amigo de infância Edmond de origem humilde que tem o amor de outra amiga de infância Mercedes. Por sua cobiça pelas coisas do amigo Edmond, resolve armar um plano para tira-lo do caminho e roubar sua namorada.

Novela: Ester é a namorada de Cassiano e fica terrivelmente triste ao saber de sua falsa morte. Ester só descobre que está grávida depois que Cassiano é dado como morto, e acaba se casando com Alberto por achar que ele é um amigo, sem saber que ele armou toda a traição.
Livro: Mercedes é a namorada de Edmond e fica terrivelmente triste ao saber de sua falsa morte. Mercedes só descobre que está grávida depois que Edmond é dado como morto, e acaba se casando com Mondego por achar que ele é um amigo, sem saber que ele armou toda a traição.

Novela: Duque é um argentino que conhece Cassiano na prisão e o ajuda a fugir da prisão cavando um túnel no chão e o escondendo com uma pedra falsa. Duque abre os olhos de Cassiano por ajuda-lo a ver que quem o traiu foi seu melhor amigo Alberto
Livro: Abade Faria é um italiano que conhece Edmond na prisão e o ajuda a fugir da prisão cavando um túnel no chão cuja entrada escondem com uma pedra falsa embora a ideia do túnel não funcione. O Abade abre os olhos de Edmond por ajuda-lo a ver que quem o traiu foi seu melhor amigo Mondego.O Abade ensina tudo a Edmond e lhe dá um mapa de um tesouro!

Novela: Don Rafael é um traficante de pedras mafioso que prende Cassiano em trabalho escravo em uma de suas minas clandestinas. Don Rafael é mau e maltrata Cassiano
Livro: Dorleac é o diretor da cadeia de Chato d’If onde espanca Edmond em seus aniversários para que não se esqueça que está no inferno. 

Novela: Dionio é o avô de Alberto e sabe de todas as mazelas e trapaças que o neto faz e vive com medo por acreditar que mais cedo ou mais tarde a verdade vira a tona
Livro: Villefort é aliado de Mondego e sabe de todas as mazelas e trapaças e vive com medo por acreditar que mais cedo ou mais tarde a verdade vira a tona

Pois é... Eu sei que em matéria de televisão nada se cria tudo se copia, mas eu nunca tinha visto algo tão descarado na TV como essa novela.

Fonte: Supersogra, Acidez Mental