Os 10 filmes mais depressivos de todos os tempos


O filme Réquiem para um sonho (2000) gira em torno de quatro personagens e os vícios que as afastam de seus sonhos, fazendo com que vivam entre a esperança e o desespero. Harry (Jared Leto) e sua namorada Marion (Jennifer Connelly) são viciados em heroína. Eles têm o sonho de montar uma loja, mas mal conseguem o suficiente para viver. Junto com seu amigo Tyrone (Marlon Wayans), Harry rouba a TV da mãe para conseguir dinheiro, o que já virou rotina. Sua mãe, Sara (Ellen Burstyn), sempre compra uma nova quando a anterior é levada, pois seu vício é justamente assistir TV. A possibilidade de aparecer em seu programa favorito faz com que queira perder peso, o que a leva a tomar remédio para emagrecer, um hábito que logo foge de seu controle e se torna mais um vício.

O filme Despedida em Las Vegas (1995) conta a história de Ben (Nicolas Cage), um roteirista alcoólatra, perde o emprego em Hollywood e vai para Las Vegas decidido a beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que se apaixona por ele e o convida a morar em sua casa. Ele impõe uma condição: que ela nunca peça que ele pare de beber. O romance que surge não muda suas vidas, mas traz o conforto de ser aceito sem a exigência de mudanças. Inspirado em romance autobiográfico de John O'Brien, o filme rendeu a Nicolas Cage o Oscar de Melhor Ator em 1996.

O filme A Noite dos Desesperados (1969) mostra o lado psicológico de um grupo de pessoas após sofrerem um grande choque. Na Nova York da Grande Depressão, em 1929, uma maratona de dança premiava o casal que conseguisse dançar por mais tempo, o que provocava situações desumanas. Baseado em romance de Horace McCoy. No Oscar de 1970, recebeu nove indicações e foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante (Gig Young).

O filme A Escolha de Sofia (1982) conta a dramática de Sofia (Meryl Streep), sobrevivente de um campo de concentração nazista que vive em Nova York, poucos anos depois do fim da Segunda Guerra. Ela vive com Nathan (Kevin Kline), um homem mentalmente desequilibrado e obcecado com o holocausto. Vizinho dos dois, o escritor Stingo (Peter MacNicol) se apaixona por Sofia e é para ele que ela vai contar sua triste história. O filme é narrado em flashback por Stingo.

O filme Para Sempre Lilya conta a história de Lilya, uma garota de 16 anos que vive na Estônia. Ela vive sozinha desde que a mãe a abandonou. Lilya passa os dias fantasiando com seu amigo de 11 anos dias melhores. Ela é convidada a se mudar para a Suécia por um homem desconhecido. Nesse país, ela viverá os piores dias de sua vida.

O filme Kes, de 1969, conta a história de um menino pobre que é violentado em casa e ridicularizado na escola. Ele tenta superar tudo isso treinando um falcão.

O Homem Elefante, que recebeu oito indicações aos Oscar, conta a triste história baseada na vida do inglês Joseph Merrick, que tem quase todo o corpo deformado por causa de uma doença. Ele vive como uma aberração de circo, até conseguir a ajuda de  Frederick Treves (Anthony Hopkins), um cirurgião. O longa é dirigido pelo prestigiado David Lynch.

Em A Estrada, Viggo Mortensen vive um pai que tenta sobreviver com seu filho em um mundo apocalíptico. Não há energia, vegetação ou comida e a maioria da população está morta. O desespero é tanto que boa parte dos humanos virou canibal, um verdadeiro horror!

Em Preciosa, Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma jovem de 16 anos que já passou por muita coisa ruim na vida. Ela foi violentada sexualmente pelo pai (Rodney Jackson), de quem engravidou e teve um filho com síndrome do down, e apanhava da mãe (Mo'Nique). Além disso, sofria muito preconceito por ser pobre e gorda e acaba sendo expulsa de sua escola após engravidar novamente. Tadinha!Novamente. Tadinha!

O filme inglês Paixão Proibida, de 1996, é extremamente triste. Tudo parece dar errado na vida do protagonista Jude (Christopher Eccleston). Casado com uma mulher que não ama, ele vê o amor de sua vida, Sue (Kate Winslet) se unir a outro. Todavia, eles não resistem a paixão e fogem juntos, vivendo clandestinamente. Mas uma sucessão de acontecimentos deprimentes, como o assassinato dos filhos do protagonista pelo seu primogênito, e a pobreza em que vivem destrói toda essa bela história de amor.

Fonte: R7 notícias