Treino com superséries

Se estiver à procura de um método de treino eficiente para potenciar a perda de gordura e maximizar a queima de calorias ou está apenas aborrecido e precisa de um plano de treino novo, então não deixe de ler este artigo.Para quem não sabe, o método de treino das superséries é um dos mais eficientes para potenciar ao máximo a queima de gordura durante os treinos.

Para além do método das superséries, o treino em circuito encontra-se a um nível muito semelhante em termos de eficácia. Isto segundo vários estudos.

Como funciona o método das superséries?
Trata-se basicamente de realizar dois exercícios seguidos com o menor período de descanso possível entre eles. Sendo o tipo de superséries mais comum aquele em que se realiza um exercício para um determinado grupo muscular (agonista), seguido imediatamente por um exercício para o grupo muscular oposto (antagonista).

É a esse tipo de superséries mais comum que iremos utilizar neste artigo. Sendo assim, faz-se, por exemplo, uma série de supino e imediatamente a seguir uma série de remada com barra. Após realizar estes dois exercícios, pode e deve descansar entre 1 a 5 minutos.

Algumas das vantagens deste sistema /técnica de treino são:
  • A duração dos treinos diminui de forma significativa.
  • Maior trabalho cardiovascular.
  • Queima um maior número de calorias por treino.
Eis os grupos musculares que deve utilizar ao aplicar as superséries para treinar músculos opostos:
  • Quadríceps – Isquiotibiais
  • Peitoral – Dorsais
  • Bíceps-Tríceps
  • Parte anterior dos deltoides – Parte posterior dos deltoides
  • Gastrocnémios – Tibial anterior
  • Flexores dos punhos – Extensores dos punhos
  • Abdominais – Lombares
Programa de treino
Existem bastantes formas de estruturar um treino com superséries, mas a seguir irei dar-lhe um exemplo de um programa de treino que segue os princípios acima referidos.

Segunda: (Peitoral e Dorsais)

Terça: (Pernas)

Quinta: (Braços)

Sexta: (Ombros, Abdominais e Lombares)

Nota: No caso de treino de pernas (na segunda), caso não tenha interesse em trabalhar a musculatura da tíbia, poderá ser uma boa opção substituir o exercício dorsiflexão do pé pelo exercício elevações de gêmeos sentado, de forma a trabalhar também o músculo sóleo.

Em relação ao número de repetições, deverá realizar entre 6 a 12 por série. O número de séries a realizar por exercício poderá ir desde 1 a 6, dependendo da sua capacidade de recuperação e também do tempo que tiver disponível para treinar.

Conclusão
Se o seu objetivo é utilizar este método de treino para perder gordura, não se esqueça de que o mesmo só irá funcionar se conseguir entrar em défice calórico, ou seja, se estiver a ingerir menos calorias do que as calorias que gasta.

Caso se encontre em déficit calórico, este programa poderá ajudá-lo a atingir o seu objetivo de forma mais rápida, ao mesmo tempo que lhe irá permitir conservar a maior parte da força e da massa muscular.


Fonte: Musculação.net