Vai viajar? Veja 12 cuidados domésticos para conservar a casa

Sejam férias longas, curtas ou um simples final de semana fora, antes de partir para a viagem é preciso se preocupar com o que fica. Afinal, ninguém vai querer passar por dores de cabeça quando voltar, não é mesmo?! E para descansar tranquila, alguns cuidados domésticos essenciais podem garantir sua casa intacta e longe de problemas.

Quanto estiver com as malas prontas, verifique a lista abaixo, com 12 dicas listadas pela Oz! Organize sua Vida e saiba como prevenir acidentes, furtos e outros prejuízos, e também o que fazer com seus bichinhos e planta. Depois, é só curtir cada minuto sem a preocupação de encontrar surpresas desagradáveis no retorno.

Apague as luzes – você economiza na conta de energia elétrica e mais, a luz acesa durante o dia dá a dica que não tem ninguém em casa.

Feche bem as janelas – deixá-las abertas ou não travá-las não é um bom negócio. Isso porque ladrões podem aproveitar desse descuido, ou mesmo as chuvas com vento podem molhar bastante e estragar alguns móveis.

Deixe o ar circular – já que não é bom deixar janelas arreganhadas, mas também devemos deixar o ar circular, o jeito é escolher uma ou duas janelinhas pequenas, de preferência as com o menor vão de abertura, e deixar uma pequena fresta entreaberta. Isso já é o suficiente para evitar o mofo.

Evite acidentes – desligue a chama piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico de água.

Evite uma descarga elétrica – desligue da tomada os aparelhos de som, televisão, computadores e outros eletrodomésticos.

Evite vazamentos – feche o registro geral da água.

Previna-se em casos de emergência – deixe um telefone de contato com um vizinho ou zelador do prédio de sua confiança.

Evite que alimentos estraguem – isso pode acontecer em caso de falta de energia, então junte todos os alimentos na geladeira ou no freezer, mas deixe o mínimo possível e evite alimentos que estraguem muito rápido, como queijos, por exemplo.

Cuide de seus bichinhos de estimação – proporcione uma estadia em um hotel para o seu cão ou gato. Arrume um amigo para tratar dos passarinhos. Coloque um alimentador automático no aquário dos peixes ornamentais – alimentam até 30 dias.

E com as plantas, o que fazer? – Existem truques, como enfiar uma garrafa d’água na terra ou fazer a água passar por um barbante de algodão de um balde até a planta. Sabe o que é melhor? Peça para o vizinho cuidar das plantas e não se esqueça de oferecer a reciprocidade quando ele for viajar.

Não deixe acumular papel na porta – isso significa não ter ninguém em casa e pode chamar a atenção de pessoas mal intencionadas. O melhor é suspender, pelo período da viagem, as assinaturas de jornais e revistas semanais. Além disso, se já tem amizade com aquele vizinho, não custa nada pedir para que ele recolha suas cartas.

Evite a poeira e o envelhecimento dos móveis – proteja os sofás e outros móveis com lençóis ou capas próprias para isso.


Fonte: Bolsa de Mulher