Dieta antifumo: diminui a vontade de fumar e melhora o humor

Se você está pensando em parar de fumar, motivos não faltam. O tabaco causa doenças como enfisemas, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, impotência sexual, além de vários tipos de câncer, como o de pulmão. O tabagismo também acelera o envelhecimento da pele.

Abandonar este vício requer muita determinação e força de vontade, mas a boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada neste processo.

Segundo a nutricionista da Risa Restaurantes Empresariais, Andressa Barbosa, alguns alimentos como café, refrigerantes a base de cola, bebidas alcoólicas, frituras, embutidos, doces e carnes vermelhas “chamam o cigarro”, fazendo que o fumante tenha vontade de dar uma tragada atrás da outra. “Por outro lado, temos uma série de ingredientes que atenuam a vontade de fumar, é o caso do leite, iogurte, frutas, legumes, hortaliças, além de suco e água, que interferem no sabor do cigarro”, comenta a nutricionista.

Estes alimentos são ricos em vitaminas e bioativos capazes de interferir no humor, evitando o nervosismo, ansiedade e depressão. Eles também ajudam a desintoxicar o organismo. Confira o cardápio que a nutricionista preparou para que você consiga parar de fumar, manter o peso e levar uma vida muito mais saudável.

Dieta antifumo 
- 1 copo de suco desintoxicante meia hora antes do desjejum

Limonada de Melancia: duas xícaras de melancia em cubos, suco fresco de 1 limão, 5 ramos de hortelã, meia colher de lecitina de soja. Misture tudo no liquidificador, coe se desejar e consuma imediatamente.

Desjejum
- Vitamina de Frutas (Bater no liquidificador um copo de leite desnatado, uma fruta da preferência e uma colher de sobremesa de aveia. Adoçante a gosto, se necessário).
- Uma ou duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo minas frescal magro

Lanche da manhã
- 1 copo de suco antioxidante (ou uma maçã)

Almoço
- Sala de folhas verdes e tomates temperados com azeite, limão e ervas. Peixe grelhado, (salmão, atum ou pescada). Espinafre ou brócolis cozido e picado ao alho e cebola. Arroz integral, feijão ou lentilha, soja e grão de bico. Para a sobremesa, uma fruta. 

Lanche da tarde 1 
- Uma banana, uma colher de sobremesa de gérmen de trigo, uma colher de chá de mel ou 1 taça de salada de frutas, 1 colher de sobremesa de mix de cereais ou iogurte magro, barrinha de cereais ou uma fruta, polenguinho light ou fruta fresca.

Lanche 2 – Meia hora antes do jantar 
- 1 copo de suco de maracujá

Jantar
- Salada de alface, agrião e cenoura com grão de bico, frango grelhado, creme de milho ou batata cozida. Para sobremesa, uma fruta.

Ceia
- 1 xícara de chá de melissa, erva doce, hortelã ou cidreira, 1 ou 2 torradinhas.


Fonte: iTodas