Água em pó, ou chuva sólida

Cientistas mexicanos anunciaram recentemente um produto que deve aliviar os problemas de escassez de água ao redor do mundo. A “Chuva Sólida” é um pó que absorve grandes quantidades de água e libera aos poucos para manter plantas hidratadas em períodos de seca. Locais áridos, como Índia e Austrália, já teriam feito encomendas para amenizar o efeito climático na agricultura.

O produto é uma derivação de um polímero absorvente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) e usado inicialmente na fabricação de fraldas. O responsável pela adaptação foi o engenheiro Sérgio Jesus Rico Velasco, que já vende a "Chuva Sólida" no México há cerca de 10 anos. Segundo os fabricantes, 10 gramas do material são capazes de absorver um litro de água. Sua empresa afirma ainda que testes feitos pelo governo mexicano indicaram que a colheita poderia ser ampliada em 300% quando o produto era misturado ao solo.
"Ele funciona encapsulando água e pode durar 8 a 10 anos no solo, dependendo da qualidade da água. Se você usar água pura, ele dura mais", disse Edwin González, vice-presidente da empresa Chuva Sólida, à BBC. Ele acrescenta ainda que a "Chuva Sólida" é um produto que não prejudica o solo, não é tóxico e se torna parte das plantas depois do uso.
Mas o invento não é unanimidade. À BBC, a professora Linda Chalker-Scott, da Universidade do Estado de Washington, diz que "não há evidência científica que sugira que eles armazenem água por um ano". Para a professora, adubo de lascas de madeira produziriam efeito semelhante custando menos. González se defende: "os outros concorrentes não duram três ou quatro anos. Os únicos que duram tanto são os que usam sódio em suas formulas, mas eles não absorvem tanto".
Fonte: BBC News, Revista Galileu