Passo a passo: agenda personalizada

Para começar bem 2014, que tal preparar seu material para deixa-lo diferente? Feitas com capa de tecidos, as agendas são supercharmosas e ainda podem garantir uma graninha extra.
Você vai precisar de...

Ferramentas:

· Base para corte*

· Dobradeira*

· Estilete

· Cantoneira (ou fio de cabelo)*

· Régua

· Rolinho de espuma e pincel

· Tesoura

· Ferro de passar roupa

*São encontrados em papelarias ou lojas de scrapbook

Materiais:

· Papel 40 kg e gramatura 120, de 30 cm x 40 cm

· Cola branca extraforte

· Tecido estampado tamanho 30 cm x 40 cm

· Folha de papelão cinza e gramatura 240, de 22 cm x 28 cm. Você vai precisar de: 2 pedaços de 14 cm x 21 cm, para capa e fundo. E 1 pedaço de 2 cm x 21 cm, para a lombada.

· 30 cm de elástico chato

· 2 folhas de papel reciclado gramatura 180, de 20 cm x 28 cm

· Miolo de agenda de 14 cm x 20 cm (encontrado em gráficas e lojas de materiais para artesanato)

Passo 1
Passe cola com o rolinho no papel 40 kg e cole o tecido aos poucos. Vá passando a dobradeira devagar sobre a superfície do tecido para evitar que ele fique enrugado.

Passo 2
Em seguida, passe o ferro, sem o vapor, pelo lado do tecido, em toda a sua extensão, para fixá-lo melhor no papel.

Passo 3
Cole um dos pedaços de papelão de 14 cm x 21 cm sobre o papel 40 kg (pelo lado do papel, e não do tecido). O papelão deve ficar a 2 cm da borda esquerda, a 4,5 cm da borda superior e a 4,5 cm da borda inferior.

Passo 4
A 8 mm da borda do papelão, cole a tira de papelão de 2 cm x 21 cm. E a 8 mm desta, cole o último pedaço de papelão de 14 cm x 21 cm.

Passo 5
Para fazer o acabamento nas laterais, utilize o fio de cabelo para marcar as diagonais nas pontas do tecido. Corte-os com a tesoura.

Passo 6
Faça um furinho com estilete no segundo papelão (o da direita) para colocar o elástico. Os furos devem estar a 2 cm da borda direita do papelão e a 2 cm das bordas superior e inferior.

Passo 7
Com a ajuda da pontinha de uma régua, passe cada ponta do elástico em um buraco. E passe cola nas pontas que ficarem do lado do papelão.

Passo 8
Com o pincel, passe cola nas sobras de tecido, vire e cole. Cuidado para não deixar formar bolhas.

Passo 9
Pegue o papel reciclado e dobre-o ao meio. Coloque a agenda por cima do papel dobrado - deixe a dobra no mesmo lado e alinhada à lombada da agenda. Passe cola em uma faixa de 1 cm na borda esquerda da folha e cole a borda da última folha da agenda.

Passo 10
Passe cola na outra parte da folha de papel reciclado e cole-a na parte de papelão que tem o elástico. Deixar 5 mm de espaço na borda externa da agenda e nas bordas superior e inferior. Pegue a outra folha de papel reciclado e repita os passos 9 e 10 na parte da frente da agenda. Pronto!

Mesmo com tanta tecnologia (internet, computador, smartphone...), muita gente ainda usa agenda de papel para se organizar. Afinal, tarefas não faltam para preencher o calendário, né? Pensando nisso, Fabiana Azevedo, de 37 anos, começou a fazer as agendas em outubro, depois de fazer um curso de encadernação artística pela internet, e já no primeiro mês vendeu 20 unidades. A partir de agora, ela pretende fazer quatro por dia (sem contar fim de semana) - o que rende R$ 1.700 por mês! E trabalhando só quatro horas por dia. Uau! Fabiana dá a dica: "a estampa é o diferencial, o importante é investir em uma bem diferente, você ganha mais porque chama a atenção do cliente".


Fotos: Fabiana Azevedo