Sapatos: dicas para disfarçar pés grandes

Pés grandes podem ser incômodos para as mulheres, seja na hora de combinar com as roupas, na aparência "pé de pato" que algumas afirmam ficar ou, principalmente, na hora de encontrar sapatos nas lojas. Mas seu pé maior não precisa ser um problema.

Tudo não passa de um estereótipo bobo. Pés pequenos sempre foram sinônimos de feminilidade. Isso se tornou quase uma obsessão no decorrer das eras. Tanto que, até o século XX, na China, as mulheres utilizavam sapatos minúsculos para frear o crescimento dos pés, deixando-os tão pequenos que mal podiam sustentar o peso do próprio corpo. No Ocidente, a Cinderela perpetua a imagem de delicadeza causada pelos pezinhos espremidos num sapatinho de cristal.

Para quebrar essa ideia vencida e fazer com que você se sinta livre para usar o que lhe fizer bem - porque mulher bonita é aquela feliz e bem resolvida - listamos 10 dicas para que você não se incomode mais com o tamanho do pé que tem. Aqui vão:
1)Mantenha-se nas alturas
foto: reprodução
Visualmente falando, uma linha diagonal parece bem menor que uma reta plana, mesmo quando forem do mesmo tamanho. Por isso, aposte em sapatos de salto alto e, preferencialmente, fino. Se puder e quiser, combine os sapatos de salto com as calças Flare, que deixam apenas a ponta do sapato à mostra, diminuindo a área exposta.

2)Opte pelos bicos redondos
foto: reprodução
Os sapatos de bico fino podem ser sexies, mas aumentam (e muito!) o tamanho visual dos pés. Escolha sapatos com a ponta arredondada, pois eles dão a sensação de encurtamento tão desejada pelas mulheres de pés maiores.

3)Cuidado com as cores
Quando você quer parecer mais magra, que cor escolhe para sair? O pretinho básico, não é? O mesmo vale para os calçados. Cores escuras costumam deixar as áreas menores, tornando-as mais elegantes e delgadas. Cores neutras, como bege e marrom, tiram a atenção do local e equalizam a combinação.

4)Pés protagonistas? Escolha as estampas!
foto: reprodução
Diversas consultoras de moda ensinam que looks monocromáticos alongam a silhueta. A estampa faz, justamente, o papel oposto. Se você optar por enfatizar os pés na produção, mas ainda quer diminuí-los, busque estampas divertidas ou elegantes. Mas cuidado com as listras que, na diagonal, deixarão seus periféricos maiores.

5)Sapatinho de boneca
foto: Babado Fashion
Sabe aqueles sapatinhos de boneca que costumam ser uma fofura? Eles são ótimos para deixar o visual dos seus pés mais delicado. Aquela tirinha que transpassa o calçado "quebra" a continuidade dos pés e dá impressão de que são menores.

6)Use as tiras como aliadas
foto: reprodução
Falando nelas, tiras grossas costumam deixar os pés com um aspecto carregado, o que não combina muito com pés maiores. Em compensação, as tiras fininhas em sapatos de salto são ótimas para deixar o look sexy e camuflar visualmente o tamanho dos seus pés. As gladiadoras podem ser suas melhores aliadas!

7)Calcanhar e dedos "casados"
foto: Blog da Lenita
A queridíssima Coco Chanel tinha os pés grandes e resolveu fazer o bem para suas companheiras de calçado: criou os sapatos bicolores de ponta preta ou marrom! O mesmo princípio de quebra de continuidade dos sapatinhos de boneca funciona para esses modelos.
Além destes, sapatos que deixam apenas o calcanhar e a ponta dos dedos à mostra funcionam da mesma forma e vão causar um efeito inovador e divertido.

8)Dê uma olhadinha na ala masculina
foto: reprodução
Os rapazes costumam ter os pés maiores do que o das mulheres e você pode utilizar isso a seu favor. Os tênis costumam ser bastante versáteis e combinam perfeitamente com o look feminino. Além disso, você pode encontrar modelos Oxford incríveis e montar looks Boyish ou Navy maravilhosos!

9)Invista nos canos altos
foto: reprodução
A proporcionalidade resolve quase todos os problemas de membros grandes ou pequenos. Quando um sapato se estende até a base da canela, o visual todo se equilibra e os pés parecem menores.

10)Procure direitinho!
foto: Corbis
A internet é a salvação para os grandes pés. Existem lojas especializadas em numerações maiores e, mesmo que sejam de outro Estado, podem fazer a entrega na sua casa. Algumas delas são:


Fonte: Vila Mulher por Juliany Bernardo (MBPress)