Sete alimentos que amenizam a gastrite

Quem sofre com gastrite sabe o quanto é desconfortável a sensação de queimação na boca do estômago. Muitas vezes, o incômodo ainda vem acompanhado de dor, estufamento e náusea. Gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago normalmente provocada pela bactériaHelicobacter pylori”, explica o gastroenterologista Ricardo Barbuti.

Mas não confunda má digestão com gastrite. A diferença? No segundo caso, os sintomas são intensos e normalmente frequentes. Aí, é hora de procurar um médico. Que tal apostar em alguns alimentos que ajudam a controlar essa sensação que acaba com o humor de qualquer uma?

1. Pão integral
Alimentos integrais controlam os níveis de ácido clorídrico, substância liberada pelo estômago que provoca a queimação”, afirma a nutricionista Desirée Barroca.

2. Hortelã
Aposte em uma xícara de chá de hortelã uma hora antes ou depois das refeições para ajudar a acalmar seu estômago. “Quem tem refluxo não deve consumir”, diz Barbuti.

3. Iogurte
Opte por aqueles com probióticos, as “bactérias do bem”, que podem deixar você mais resistente à H. pylori, segundo estudo mexicano. Barbuti, que também coordenou um estudo com uma bebida parecida com o iogurte, diz que os voluntários sentiram alívio nas dores de estômago ao adotarem a bebida.

4. Maçã
É aliada no controle de náuseas, devido ao seu teor de água, ao sabor neutro e à presença de fibras”, diz a nutricionista Camila Leonel. As fibras exigem que você mastigue bem, o que evita que o estômago tenha que trabalhar mais para digerir.

5. Banana verde
Os frutos ainda verdes são ricos em flavonoides, que atuam na proteção da mucosa do estômago”, diz Camila. Dá para fazer em casa a biomassa, um creme que pode ser usado em sucos e sopas. Confira a receita.

6. Manjericão
Segundo Desirée, temperos frescos são calmantes naturais que ajudam a amenizar os sintomas. E Camila completa: são substitutos do sal que, em excesso, também pode piorar o quadro de gastrite.

7. Sardinha
Mais barata que o salmão, é boa fonte de ômega 3. A substância tem ação anti-inflamatória, o que ajuda na recuperação da mucosa do estômago, diz Desirée.


Fonte: M de mulher