Rondonópolis/MT,

Tudo que você precisa saber para ter cabelos platinados

Várias atrizes já aderiram a esse tom de loiro claríssimo e ficaram ainda mais sexy. Aprenda a maneira certa de tingir e os cuidados necessários para manter os fios saudáveis.

Faça uma análise
Antes de adotar o loiro, avalie a saúde do cabelo. Quem tem fios ressecados deve fazer antes algumas sessões de hidratação para reconstruir a fibra capilar e só depois seguir para a descoloração. Também é importante fazer um teste de mecha antes de aplicar o produto.

Outro cuidado é observar a espessura dos fios. "Os finos clareiam mais rápido, mas precisam de mais hidratação pós-coloração, já que a fibra capilar fica fina e frágil", explica Sonia Nesi, cabeleireira do salão que leva seu nome.
Foto: Globo / Divulgação

Respeite seu tom de pele
Toda mulher pode ser loira, mas, antes de admirar o visual das atrizes platinadas e correr ao salão em busca do seu, é preciso saber o seguinte: o platinado fica bem mesmo em mulheres de pele clara e rosada, como as atrizes da novela das 18h. Quem tem pele amarelada, como as orientais, pode optar pelo loiro-bege ou dourado natural. Já as morenas e negras, como a cantora Beyoncé, ficam bem com luzes em tons de dourado - que deixam o visual mais suave e elegante. Então, aumente a quantidade de mechas claras aos poucos.
Foto: Globo / Divulgação

Cuide da manutenção
Loiras precisam redobrar os cuidados com a hidratação para evitar que o cabelo vire uma palha horrorosa. Hidrate toda semana em casa com produtos à base de óleos para cabelo (como argan ou macadâmia) que repõem minerais perdidos e dão brilho. E, se possível, tire os secadores e a chapinha da sua rotina. O atrito da escova passando várias vezes no cabelo também estraga os fios. Se fizer questão, aplique um leave-in com proteção térmica e evite passar a chapa ou o secador muitas vezes no mesmo lugar.
Foto: Globo / Divulgação

Evite misturar químicas
Se acabou de fazer alisamento ou relaxamento, então, calma aí! "O ideal é fazer uma pausa de pelo menos um mês entre o procedimento e a descoloração", diz Margareth Soares, cabeleireira do salão Werner Dias Ferreira. Quem faz a escova inteligente, que alisa sem agredir tanto os fios, pode até descolorir, desde que tinja antes de fazer a escova. É importante seguir essas regras, pois a mistura de químicas faz até o cabelo cair.
Foto: Globo / Divulgação

Como ficam as sobrancelhas
"Se forem muito escuras, vale dar uma leve clareada para quebrar o contraste e a expressão pesada do rosto. Mas não precisa ser exatamente da tonalidade do cabelo, não", afirma Fátima Bahia, do Studio Longevitá. Deixe o mais perto do natural possível. 
Foto: Globo / Divulgação

Capriche no make
Os fios platinados deixam o rosto pálido. Por isso, é essencial caprichar na maquiagem: prepare bem a pele, como Leandra Leal fez nesta foto. Realce os olhos com máscara para cílios e ouse nos lábios com batons intensos. 
Foto: Globo / Divulgação

O loiro da morenas
Em morenas como a cantora Beyoncé o processo também deve ser gradativo. Os profissionais indicam clarear entre dois e três tons em cada etapa, já que a descoloração deixa os fios fracos e sem brilho. O ideal é começar com mechas suaves e ir aumentando aos poucos, até chegar à cor desejada. Este processo pode levar meses, mas é mais seguro. 
Foto: Getty Images

Fonte: Mdemulher

Foto de capa: André Nicolar / Revista Contigo!