Aplicativos para organizar sua vida

Se você não larga do seu smartphone, porque não extrair todo o potencial dele? Afinal, pelo preço que se paga, ele deveria fazer muita coisa por você. E pode, de fato, se você souber como usá-lo. Preparamos uma lista com aplicativos que vão fazer sua vida mais fácil e organizada, transformarão seu aparelho em uma máquina de tarefas e farão você não desgrudar mesmo do telefone.

Para chegar no horário: Waze


“Não confie em estranhos” é um conselho amassado e jogado no lixo pelos usuários do Waze, um velho conhecido de quem passa horas no trânsito. Trata-se de uma rede colaborativa na qual os próprios usuários informam que caminho está livre, qual está travado e o que aconteceu (se há acidentes, obras e afins). Como o app é bastante popular, é comum acabar em rotas alternativas que você nunca imaginou que existissem.

Para organizar a grana: My Wallet


Esse é para quem se perde nos gastos do mês ou da semana. Com o My Wallet, o próprio usuário registra quanto dinheiro entrou e saiu nos períodos selecionados, podendo classificar cada uma dessas entradas. Ideal para quem acha que a grana simplesmente “some da carteira” por não se lembrar de um efêmero chocolate comprado depois do almoço. No final das contas, literalmente, dá pra ver quanto dinheiro sobrou – ou quanto você vai ficar devendo no cheque especial…

Para defender sua privacidade: My Calculator


Ok, não se trata APENAS de “privacidade”. A jogada aqui é que o app tem cara de calculadora e até funciona como uma, mas na realidade é uma pasta secreta acessível somente via senha (que é uma operação na calculadora). A partir de agora, você já sabe onde guardar arquivos comprometedores: na pasta secr… quer dizer, no My Calculator.

Para fazer gravações: Smart Voice Recorder, Voice Record Pro, Call Recorder e Tap a Call


Com um microfone, um alto-falante e cartão de memória, todo celular é um gravador em potencial. Alguns até vêm com o app, mas às vezes há problemas com o formato de gravação ou dificuldades em transferências de arquivos. O ideal, portanto, é baixar um que seja fácil de usar, como é o caso do Smart Voice Recorder. Além disso, há gravadores de ligações amigáveis como os que recomendamos acima: basta acionar antes de discar o número ou atender o telefone. “Mas o que eu vou gravar?”. Bom, aí é da conta de cada um. Pode ser uma reunião, uma palestra, alguma besteira que o amigo bêbado falou no bar…

Para não ficar no escuro: Flashlight


Sabe quando aquela chuva aperta e vem aquela sensação de que a luz vai acabar a qualquer momento? Bem que uma lanterna viria a calhar, né? Bem, você tem uma, está no seu bolso. O app simplesmente aproveita o que o hardware tem de melhor em termos de luminosidade e transforma o telefone. Claro que a intensidade depende das capacidades de cada aparelho, mas alguns se tornam verdadeiros holofotes. O único lado ruim é o alto consumo de bateria. Quem tem o iPhone atualizado não precisa nem baixar, pois o app já vem no aparelho.

Para nunca esquecer de nada: Evernote


O Evernote é o rei dos aplicativos de produtividade, o imperador da organização, o salvador dos esquecidos, a maior solução que a tecnologia já apresentou para esse treco aí no seu bolso. Sim, vamos puxar o saco do app porque ele de fato é fantástico e nem te cobra por facilitar tanto sua vida. É basicamente uma plataforma de organização em que dá para gravar recados de voz, notas, fotos e incluir reminders. Não pode esquecer da lista de compras? Põe no Evernote. Precisa lembrar daquela reunião com um cliente chato? Põe no Evernote. Viu um restaurante legal, mas só deu tempo de tirar foto da fachada? Põe no Evernote. Sério, você precisa desse aplicativo no celular.

Para não perder o carro: iCarApp e My Car Locator


Você é daqueles que para o carro na rua e depois passa meia hora procurando onde o deixou? Basta acionar o iCarApp  ou o My Car Locator no momento em que estacionar. O app marca o local no mapa e, na volta, mostra a rota de volta ao veículo com base na sua localização e nas tecnologias de GPS. Só não vale para quem é perdido em shoppings e estacionamentos do tipo, pois funciona apenas em vias públicas.

Para não sair da dieta: Diet Watchers Diary


iOS 
Ah, então você esqueceu o que deveria comer no almoço para manter a dieta e resolveu meter o pé na jaca com esse Double Bacon Mega Cheeseburger com fritas grandes e bacon de novo, né? Essas desculpas esfarrapadas serão eliminadas se depender do Diet Watchers Diary. O app oferece lista de alimentos, diário alimentar e uma calculadora para saber quantas calorias e quantas porções de determinado grupo foram ingeridas no dia, além de um sistema de acompanhamento de peso. Sim, até isso seu celular pode organizar para você. E pare com as desculpas!

Para digitalizar documentos: Camscanner


Não é a perfeição em termos de digitalização, mas quebra o galho quando é preciso enviar documentos com urgência. O app funciona como um scanner, como o próprio nome diz, e cria uma versão digitalizada dos papéis, abrindo possibilidade até para anotações. A qualidade, repetindo, não é das melhores, mas ainda assim é uma salvação na hora do aperto.

Para pagar menos: QuickScan (iOS) e Scan Life (Android)


Esses apps são ideais para quem gosta mesmo de pesquisar antes de comprar. O funcionamento é simples – é só escanear o código de barras de um produto que o sistema levanta na internet os sites que oferecem o item, mostrando as principais ofertas. O problema é que ele funciona mais no exterior do que no Brasil, mas ainda assim dá para tirar proveito por aqui.

Para entrar em forma: 7 Minute Workout e Nike+ Training Club


Pode parar com as desculpas de que não tem tempo para fazer exercícios. Sim, tem um app que te ajuda com isso. Um não, vários, mas selecionamos dois. O primeiro, 7 Minute Workout, propõe uma rotina diária de exercícios que pode ser feita em qualquer lugar (na sua sala, por exemplo) em apenas sete minutos. Não vá pensando que é pouco tempo, são sete minutos intensos e que podem se repetir, ao gosto do usuário. Para quem é mais dedicado existe o Nike+ Training Club, mais complexo, que oferece dezenas de rotinas de exercícios e uma programa de acompanhamento de evolução física.

Para não perder a carona: TaxiBeat e Easy Taxi


Sabemos que você é um cara responsável que não dirige quando bebe. Sabemos também que você é moderno e antenado e chama o táxi pelo celular. Não, não estamos falando daquele taxista que nem sempre atende o telefone quando você liga, e sim dos vários aplicativos que existem para descolar uma carona pós-balada. Aí vai do gosto do cliente qual usar, mas os mais elogiados pelos usuários são o TaxiBeat e o o Easy Taxi.


Fonte: VIP por João Coscelli