Cabelos: o corte certo para cada tipo de fio

Um corte de cabelo simples e bem feito é sinônimo de que você não vai ter que se preocupar em acordar mais cedo todos os dias para dar um jeito nos fios. Para te ajudar a escolher qual o corte ideal para o seu tipo de cabelo, reunimos diversas dicas de como a tesoura pode se tornar sua melhor amiga na hora de ir ao salão de beleza.

Confira, a seguir, dicas de cortes e também de como modelar e secar a cabeleira da melhor maneira segundo a beauty artist de São Paulo Pati Lopes, que é top para falar de tendências que envolvem cabelos, e a especialista em cabelos Patricia Caravalho, dona de um estúdio que leva seu nome.

Para te dar uma ajudinha extra, ainda separamos uma galeria de fotos de celebridades que tem o modelo do penteado indicado nos tópicos. Veja:

Para quem tem cabelo superfino
Corte em camadas e repicado. "Não recomendo utilizar o desfiado porque esse tipo de corte diminui o volume. Você pode utilizar alguns produtos para aumentar o volume na raiz antes de secar. Para secar: sempre puxar a raiz para cima, apontando o secador na mesma direção, com a cabeça abaixada", diz Pati. Exemplos: Reese Witherspoon e Eliana.

Para modernizar os fios longos
Foto - Divulgação.

De acordo com Pati Lopes, "o corte ideal para modernizar os cabelos longos é o desfiado, com um pouco de camadas no comprimento. Geralmente, uma franja lateral cortada na altura do nariz costuma deixar o cabelo mais leve e com movimento". Exemplos: Mila Kunis e Penelope Cruz.

Para dar movimento aos fios finos
Foto - Divulgação.

"Para os fios finos adquirirem movimento, o melhor corte é em camadas. Um truque: usar o cabelo ondulado, que pode ser feito com babyliss, com secador, amassando os fios ou aplicando um mousse e amassando os fios com uma toalha", ensina Pati. Exemplos: Reese Whitherspoon e Emma Stone.

Para quem tem ombré hair
Foto - Divulgação.

"Camadas largas e sem marcação, desencontradas e com incentivo para deixar os movimentos para fora", afirma Patrícia.
Pati acrescenta: "Usar o cabelo ondulado, mais ao natural, não deixá-lo liso porque pode desvalorizar o brilho do ombré. Ondular os fios com babyliss, secar amassando ou usar o truque do coque: com os fios molhados, fazer um coque baixo e soltar quando estiverem secos". Exemplos: Jessica Biel e Sarah Jessica Parker.

Para fios com escova progressiva
Foto - Divulgação.

Pati ensina: "A escova progressiva deixa o cabelo bem liso e pesado. Por isso não é recomendado usar camadas porque elas não vão aparecer naturalmente. Só que para aparecerem, terá que fazer escova, modelar ou fazer babyliss. Mas se você não quer trabalho prefira um corte reto, sem muitas camadas".
Patrícia ainda dá a dica: "Mantenha comprimentos com camadas simétricas, até mesmo para franjas grandes, que devem ser largas e crescentes em direção as orelhas", garante Patrícia. Exemplos: Taylor Swift e Kate Bosworth.

Para quem gosta de variar todos os dias
Foto - Divulgação.

Para Patrícia, "fios médios são a resposta! É uma alternativa elegante que pode ser estilizada com mais facilidade, tanto para prender quanto para fazer penteados descontraídos".
Pati indica uma franjinha na altura do nariz também "para combinar com o comprimento em degradê até o queixo". E diz: "Assim você pode jogar o cabelo de um lado para o outro, sem problemas". Exemplos: Camilla Belle e Keira Knightley.


Fonte: Vilamulher por Alessandra Vespa (MBPress)