Chás para aliviar cólicas menstruais

Quem sofre com cólicas menstruais sabe como esse tipo de dor acaba com o humor e com a produtividade de qualquer um. Muitas mulheres estão dispostas a apelar para todos os tipos de método e dica para amenizar o problema e uma das soluções mais visadas é o chá.

Naturais e com ingredientes simples de serem encontrados, os chás são muito usados como soluções paliativas para o problema. Conheça agora algumas receitas de chás para cólicas menstruais.
Atenção: Antes de pensar em resolver o problema com chá ou automedicação é importante saber que há dois tipos de cólicas menstruais (dismenorréia): a primária e a secundária.

A primária é aquela que acontece de maneira normal pelo aumento de produção da prostaglandinas pelo útero, responsáveis pela contração dolorosa do local e tendem a diminuir de intensidade após a gravidez ou em torno dos 20 anos.  Já a secundária indica alterações no sistema reprodutivo da mulher como miomas, infecções, endometriose, anormalidades na anatomia do útero, ou provocada por outros fatores como o uso do DIU como método contraceptivo.

Isso significa que é preciso procurar um ginecologista antes de procurar soluções que apenas amenizem a dor, pois o seu caso pode exigir intervenção médica.

Chás para cólicas menstruais
Os chás mais utilizados para isso são os de camomila, hortelã, capim-santo e gengibre. Veja algumas receitas:

Chá de Camomila:
Pegue uma colher de sopa de folhas e flores de camomila e um litro de água. Basta ferver os ingredientes e coar. A indicação inicial é tomar entre três e quatro xícaras por dia, mas há contraindicações da bebida para quem tem rinite alérgica.

Chá de hortelã
Bastam duas colheres de folhas de hortelã e uma xicara de chá de água fervente. É preciso amassar as folhas da hortelã, acrescentar a água e reservar por vinte minutos. Em seguida basta coar o chá e a bebida está pronta.

Chá de capim-santo:
Basta colocar algumas folhas da erva em um recipiente, despejar a água quente por cima e abafar a mistura por um tempo entre 5 e 10 minutos. A bebida deve ser consumida morna, três vezes por dia.

Chá de gengibre
Coloque três colheres de sopa de gengibre ralado no equivalente a 1 livro de água fria e leve para o fogo. Após a mistura ferver deixe esquentar por mais cinco minutos. É preciso tomá-lo ainda quente e três vezes ao dia.

Outras dicas de chá contra cólicas menstruais
Também são citadas como sendo eficientes para o problema o chá de argentina, de calêndula além de misturas de chás de raiz de valeriana, hortelã-pimenta e camomila, assim como a mistura de arruda e milefólio.

Lembre-se:
A automedicação é um processo arriscado. Lembre-se que há chás que podem ser contra-indicados de acordo com os casos e apenas um ginecologista pode apresentar um diagnóstico e uma solução para o seu problema, seja ela paliativa ou definitiva.