Exercício a dois é muito melhor!

Praticar exercícios com a parceira ajuda a manter a motivação em alta para treinar, a turbinar o shape e a fortalecer a relação. “Treinar em casal permite que você reconheça na parceira alguns pontos fortes e os use para aprimorar suas deficiências”, diz Julio Mariano, personal trainer da academia Reebok, em São Paulo.
“As mulheres, por exemplo, costumam ter mais mobilidade, flexibilidade, qualidade na execução dos movimentos e tolerância a dor. Já os homens possuem mais força e desenvolvimento muscular”, afirma. “Mas não adianta querer que a parceira faça tudo na mesma intensidade que você, ou vice-versa. É importante respeitar a individualidade e os limites de cada um, para não acabar desestimulando a companheira”, completa Pedro Ernesto Sales de Souza, treinador da academia Body Tech, em São Paulo.

Turbine o shape com a parceira
Ganhe músculos com esta série de exercícios criada pelo treinador Julio Mariano, que trabalha o corpo todo e pode ser feita em qualquer lugar. Vocês devem executá-la de 3 a 4 vezes por semana, sempre com um dia de descanso entre elas. Faça uma pausa de 1 minuto entre cada exercício

1. Agachamento + Flexão de braços

Fique em posição de flexão, com os cotovelos dobrados. A parceira deve ficar em pé atrás de você e erguer suas pernas. Estenda os braços ao mesmo tempo em que ela flexiona os joelhos e faz um agachamento. Mantenha-se nessa posição enquanto a parceira estica os braços para cima. Retornem à posição inicial. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 45 segundos entre elas. Depois troque de posição com a parceira.

2. Burpee com salto

Fique em pé, de frente para a parceira (ela deve realizar os mesmos movimentos que você). Agache, apoie as mãos no chão e fique em posição de flexão de braços. Dobre os cotovelos e aproxime o peito do solo. Volte à posição de agachamento. Estenda o corpo e dê um salto, com os braços esticados para cima, ao lado da cabeça. No ar, bata suas mãos nas da parceira. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 45 segundos entre elas.

3. Leg Press + Flexão de cotovelos

A parceira deve deitar no chão e erguer as pernas para cima. Em pé, segurando uma anilha com os braços entendidos acima do peito, apoie suas costas nos pés dela. Flexione os cotovelos e aproxime o peso do seu peitoral, ao mesmo tempo em que a parceira dobra os joelhos a 90 graus. Retornem. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 45 segundos entre elas. Depois, troque de posição com a parceira.

4. Afundo com rotação de tronco

Em pé, de costas para a parceira, segure um halter com os braços esticados. Dê um passo com a perna esquerda (ela dá com a direita) e dobre o joelho a 90 graus. Gire o tronco para a esquerda (ela gira para a direita), e passe o peso à ela. Volte. Na próxima vez, girem o tronco para o outro lado. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 45 segundos entre elas. Repita com a outra perna.

5. Flexão de braços + Extensão de cotovelos

Deite no chão com os braços flexionados e as mãos acima do peito. A parceira deve ficar sobre você, com ponta dos pés dela apoiada nas suas e segurando suas mãos com os braços flexionados. Estenda os braços e erga sua parceira, ao mesmo tempo em que ela estica os braços. Retornem à posição inicial. Faça 3 séries de 12 repetições, com intervalo de 45 segundos entre elas.

6. Flexão de pernas alternada

Sente no chão com as pernas flexionadas de frente para a parceira (ela deve realizar os mesmos movimentos que você). Incline o tronco para trás e erga os pés. Gire o corpo para a direita e estenda as pernas, mantendo-a nos ar. Volte à posição inicial. Depois, execute o movimento girando o corpo para o outro lado. Isso é uma repetição. Faça 3 séries de 15 repetições, com intervalo de 45 segundos entre elas.


Fonte: Revista Men’sHealth por Jason FeiFer e colaborou Cesar Candido dos Santos