Íngua: o que é, causas e tratamento

As ínguas, chamadas cientificamente de Adenite, são gânglios linfáticos que aumentam de tamanho por causa de uma infecção e/ou inflamação. Elas se manifestam através de um carocinho que fica sob a pele e dói quando é apalpado. Geralmente, as ínguas surgem na virilha, na nuca e na axila, mas podem surgir em outras partes do corpo, por onde estão distribuídas.

Causas da íngua
As ínguas podem ser causadas por alguma infecção, inflamação aguda ou até mesmo devido a doenças crônicas. Elas se manifestam tanto numa infecção gengivo-dentária, como na disseminação de algum tipo de tumor, como no caso do linfoma, por exemplo.

As ínguas são um alerta e podem ser regionais, localizadas ou generalizadas, sensíveis ou indolores, moles ou consistentes, e, geralmente, se manifestam próximas ao local da infecção e/ou inflamação. Em geral, não se deve preocupar-se com elas, mas, se a íngua não doer e não diminuir de tamanho com o passar do tempo, pode-se suspeitar de algo mais sério.

Como tratar a íngua
Para o tratamento da íngua, recomenda-se somente repouso e hidratação, visto que não é necessário tomar nenhum remédio específico para tratá-la.

O que se deve fazer é identificar o que está causando a íngua e eliminá-lo. Por exemplo, se a íngua que surge no pescoço está relacionada a uma dor de dente, deve-se tratar a dor de dente e não a íngua.

Quando a infecção for curada, a íngua desaparecerá, pois ela é somente uma resposta do organismo em relação ao combate do agente agressor.

Sintomas da íngua
Os sintomas de uma íngua são:
  • Presença de um carocinho dolorido na nuca, atrás da orelha, na axila, na virilha ou atrás do joelho.
  • O carocinho, além de causar dor ao ser apalpado, fica levemente avermelhado e mais quente à sua volta.
  • Pode haver febre associada.
Quanto tempo dura uma íngua
As ínguas podem durar de 3 a 30 dias, ou mais, dependendo da causa. Viroses podem gerar pequenas ínguas no bebê, que duram, em média, de 3 a 8 dias e que somem quando a doença for curada.

Remédio caseiro para íngua com argila
Um bom remédio caseiro para íngua é a compressa de argila com cebola porque ela possui propriedades que ajudam a eliminar a infecção.

Ingredientes 
  • 2 colheres de sopa de argila verde;
  • água morna;
  • 1/2 cebola ralada;
  • gaze limpa.
Modo de preparo 
Misture a argila com a água em quantidade suficiente para virar uma mistura homogenia. Adicione 1/2 cebola ralada à mistura, aplique sobre a íngua e cubra com uma gaze limpa, deixando atuar por aproximadamente 30 minutos, ou até que a argila seque completamente.

Esta compressa deve ser utilizada de 3 a 4 vezes por dia. Além disso, é preciso lavar bem a região após a sua aplicação. Ela pode ressecar um pouco a pele e, por isso, recomenda-se passar uma loção hidratante suavemente, a seguir o tratamento.

Para complementar este tratamento, recomenda-se tomar 1 litro de chá de eucalipto por dia.

Remédio caseiro para íngua com eucalipto
Outro bom remédio caseiro para íngua é o chá eucalipto, porque ele é depurativo do sangue e ajuda a curar a infecção que está causando a íngua.

Ingredientes 
  • 2 colheres de sopa de folhas verdes de eucalipto;
  • 1 litro de água fervente.
Modo de preparo 
Coloque o eucalipto numa garrafa e acrescente a água fervente. Deixe amornar tampada e coe antes de beber, sem adoçar.


Fonte: Tua saúde