Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Use e abuse da abóbora, você só tem a ganhar

A abóbora é um alimento cheio de benefícios, além de ser muito saborosa em diversas preparações, combinando tanto em pratos salgados quanto doces. O legume (também chamado de jerimum ou moranga em algumas regiões do Brasil) fica ótimo em sopas cremosas, doces, tortas, risotos, pães, recheios de massas e muitas outras receitas, que ganham o tom vibrante da sua cor, além de vitaminas, baixas calorias e fibras.


Com tantos benefícios resolvemos listar oito benefícios importantes que o alimento pode oferecer para a saúde.

Entre as vantagens estão, a redução do colesterol, a melhora do humor e do sistema imunológico e a capacidade de auxiliar no emagrecimento. Confira abaixo mais detalhes divulgados pelo Huffington Post e insira o alimento na sua dieta!

Mantém a visão aguçada
Uma xícara de abóbora cozida (em forma de purê) contém mais de 200% da recomendação diária de vitamina A, o que ajuda a visão, principalmente em ambientes escuros, segundo o National Institutes of Health. O alimento também é rico em carotenóides, que são componentes antioxidantes que garantem a cor laranja, incluindo o betacaroteno, que previnem o câncer e o corpo transforma em vitamina A.

Ajuda na perda de peso
A combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece é excelente nas dietas de emagrecimento. Com apenas 49 calorias em uma xícara, o alimento proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo devido a sua textura fibrosa, fazendo a perda de peso ser mais eficaz.

Sementes de abóbora fazem bem ao coração
As sementinhas retiradas da abóbora são ricas em fitoesteróis, que têm eficácia comprovada em diversos estudos como redutores do colesterol ruim (o LDL). Para elas ficarem mais gostosas para o consumo, deixe-as durante alguns minutos no forno para terem mais crocância.

Reduz o risco de câncer
Devido à substância antioxidante betacaroteno presente no alimento, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute, o alimento é um importante aliado para a saúde. Segundo as recomendações do Instituto, as fontes naturais do alimento (in natura ou em receitas) são mais eficazes do que o consumo do betacaroteno vendido como suplemento.

Protege a pele
Os mesmos carotenóides antioxidantes presentes no alimento, que previnem certos tipos de cânceres, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e manter as células cancerígenas bem longe da epiderme, combatendo ainda as rugas e deixando a pele mais viçosa.

Sementes que melhoram o humor
Humor lá em cima! As sementes da abóbora são ricas no aminoácido triptofano, uma substância importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia pode deixar você mais bem-humorada e disposta.

Ajuda na recuperação pós-treino
Você sabe que a banana é rica em potássio e muito indicada para os atletas consumirem, pois ajuda na recuperação pós-treino? Pois bem, uma xícara de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana. São 564 miligramas nessa quantidade citada, enquanto a outra fruta tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionando com melhor desempenho.

Auxilia o sistema imunológico
Ela tem esse efeito devido à vitamina C. Uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher.