Queijo é muito bom... Nem sempre

Saiba quais são os piores queijos para a saúde. Ingrediente quase obrigatório em receitas tradicionais, o queijo é um alimento que se destaca pelo sabor. Rico em proteínas, minerais, cálcio, zinco, potássio e vitaminas, como A, B2, B9, B12 e D, entre os benefícios do queijo se destacam o fortalecimento e a manutenção da massa óssea no corpo.

Contudo, alguns tipos de queijo também apresentam malefícios à saúde. Segundo Andrea Figueiredo, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, todos os queijos amarelos têm quantidade de gordura e sódio elevados.

A especialista lista os malefícios dos principais tipos de queijo.

Queijos que fazem mal em excesso

Parmesão
Segundo a especialista, o parmesão possui uma quantidade de sódio muito elevada. Apenas 30 g possui 20% da necessidade diária de sódio, que, em excesso, causa doenças crônicas. Além disso, esse tipo de queijo é rico em gorduras saturadas, que atua na produção de colesterol ruim (LDL).

Gorgonzola
É o verdadeiro vilão quando o assunto é queijo. De acordo com a nutricionista, o queijo gorgonzola possui altas concentrações de gordura e de sódio. Uma porção de 50 g desse tipo de queijo contém cerca de 30% da quantidade de gordura saturada recomendada para um dia.

Prato
Apesar da boa quantidade de proteína e de cálcio, o queijo prato também deve ser consumido com moderação. Uma porção de 60 g de queijo prato representa um consumo de 10% de sódio e 34% de gorduras saturadas do valor diário recomendado.

Cheddar
A gordura saturada favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, é preciso moderar o consumo de alimentos gordurosos, como o queijo cheddar. Segundo Andrea, esse tipo também está na lista dos ricos em sódio.

Muçarela
Rico em vitamina B12 e alta concentração de cálcio, o queijo muçarela também pode se tornar vilão se não for consumido com moderação. A nutricionista explica que quantidades significativas de sódio e gorduras saturadas também estão presentes nesse tipo. O valor de gorduras saturadas em uma porção de 30 g é de cerca de 20% da quantidade máxima recomendada para um dia.

Provolone
De sabor marcante, o provolone também está na lista de tipos de queijo ricos em sódio e gorduras saturadas. Além disso, é um dos queijos mais calóricos. Uma porção de 30 g de provolone possui 23% de gorduras saturadas e aproximadamente 11 % de sódio.

Requeijão
Segundo a nutricionista, o requeijão, apesar de gostoso, também não pode ser consumido livremente. A especialista explica que esse tipo também é rico em gordura saturada. Uma porção de 30 g, que equivale a uma colher de sopa, possui cerca de 20% da recomendação máxima diária de gordura saturada.

Fonte: Bolsademulher por Laís Peterlini

Fotos: Thinkstock