Roupa apertada é um perigo para a saúde

Para delinear o corpo ou porque alguns quilinhos extras apareceram. Não importa. Roupas apertadas nunca são saudáveis para a saúde do corpo feminino. Além das famosas celulites e da deformação da área do culote e dos flancos, o problema ainda pode causar dores na coluna, falta de ar, varizes, azia e até corrimento vaginal.

Entre as vilãs do corpo estão principalmente as calças jeans justas e as cintas modeladoras. “Elas são apertadas e podem machucar a pele e impedir a passagem do sangue pela região abdominal gerando problemas circulatórios. Algumas mulheres acreditam que elas emagrecem quando, na verdade, o principal objetivo do uso é para períodos pós-operatórios, já que elas auxiliam a cicatrização, reforçam a musculatura e diminuem os inchaços”, explica o cirurgião vascular Fernando Bacalhau, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Problemas causados por roupas apertadas

Celulite

A celulite é originada através de um processo inflamatório na camada de gordura que reveste o corpo. Embora natural em quase todas as mulheres, elas podem ser intensificadas com o uso de roupas apertadas.  “A celulite naturalmente já prejudica a circulação sanguínea. Com o uso desses acessórios que comprimem o corpo, a passagem do sangue fica ainda mais comprometida, o que pode contribuir para a evolução do quadro. Ou seja, quem tem celulite de grau um pode passar a ter o grau dois ou três”, diz o especialista.

Varizes

Ainda segundo o cirurgião vascular, as varizes na maioria das vezes estão relacionadas à hereditariedade.

Mulheres com predisposição genética para o problema possuem altas taxas de progesterona, hormônio feminino que provoca certa dilatação das veias. Nestes casos, quando as pernas estão apertadas pelas calças ou pelas cintas, a circulação fica prejudicada e as chances dos vasinhos estourarem aumentam.

Dor nas costas

Nem sempre as calças e as cintas são as únicas roupas justas que prejudicam a saúde circulatória do corpo. Casacos apertados e camisas que impedem o movimento dos braços também podem ser responsáveis pela sobrecarga a determinados músculos. Como consequência aparecem as dores musculares e nas costas, a sensação de ardência e o formigamento dos ombros e mãos.

Falta de ar

Até os cintos apertados podem ser vilões. Eles dificultam a passagem do ar pelo corpo fazendo com ele chegue apenas a parte alta do tórax. Esse processo é chamado de respiração curta e deixa o cérebro sem oxigênio, além de provocar a diminuição da concentração e a ansiedade”, explica Bacalhau.

Azia

Cintos e blusas que apertam a região do estômago também podem ser responsáveis por desconfortos. “A pressão dessas roupas pressionam o estômago e podem causar azia e refluxo”, comenta o médico.

Para evitar estes sintomas, priorize no dia a dia as roupas mais confortáveis e de tecidos mais ajustáveis ao corpo. No período menstrual ou enquanto estiver inchada opte pelas opções mais leves. Procure sempre que possível ficar sem calça jeans.

Para usar a cinta modeladora com pressão adequada procure um especialista. Somente ele poderá dizer se há real necessidade para o uso, e, então, prescrever o produto correto.