Pecados que acabam com a beleza dos fios

Para ter fios impecáveis é preciso estar sempre em dia com os cuidados essenciais específicos para cada tipo de cabelo. De acordo com os cabeleireiros Fabbio Torres e Augusto Evangelista, é preciso identificar o tipo de cabelo para adequar a rotina de cuidados.

Contudo, a lista de erros clássicos que acabam os fios é a mesma para cabelos oleosos, ressecados, cacheados, mistos e normais. Veja na sequência de fotos quais os pecados comuns que toda mulher já cometeu pelo menos uma vez:

Erros que acabam com os cabelos

Lavar com água quente 
Tomar banho com água quente está na lista de erros na hora do banho que acabam com a pele e com o cabelo. Além de deixar o cabelo quebradiço, a água quente é uma das causas da caspa, já que estimula a descamação do couro cabeludo. Como resseca o couro cabeludo, a água quente acaba estimulando as glândulas sebáceas, o que acaba deixando a raiz oleosa.

Dormir com os fios molhados
Lavar o cabelo muito tarde e acabar dormindo com os fios molhados também está na lista de erros. De acordo com a dermatologista Dra. Christiana Blattner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de deixar os fios marcados, o hábito pode causar uma dermatite irritativa, já que a água não evapora adequadamente, facilitando a proliferação de bactérias e fungos.

Chapinha ou babyliss no cabelo molhado
A pressa não é só inimiga da perfeição, é também dos cabelos. Usar chapinha ou babyliss no cabelo ainda molhado ou úmido “frita” os fios. O cabeleireiro J. Alvim destaca que a prática detona o cabelo. “Essa combinação destrói a fibra capilar, o que deixa os fios ressecados”, afirma.

Lavar o cabelo poucas vezes
Para remover os resíduos, a oleosidade e as células mortas é preciso lavar o cabelo frequentemente. Segundo a Dra. Christiana, lavar os cabelos todos os dias, por exemplo, não enfraquece os fios. “Isso é mito”, reforça.

Passar a mão no cabelo toda hora
Hábito comum – e quase incontrolável – passar as mãos no cabelo várias vezes ao dia também prejudica a beleza dos fios. O cabeleireiro Marcos Coraza explica que isso leva as impurezas presentes nas mãos para os cabelos.

Condicionador na raiz
Para fugir os fios ressecados, muitas pessoas aplicam o condicionador na raiz. Segundo o cabeleireiro John Garcia, a prática “entope” os poros capilares, o que prejudica os fios, e aumenta a oleosidade da raiz.

Escova de cabelo errada
O especialista Ricardo Moçali diz que usar escova de cabelo com cerdas muito moles também está na lista de erros. “Elas quebram os fios. O ideal é usar pentes largos e firmes ou escovas no formato raquete”, completa.

Descuidar da hidratação
Com a correria do dia a dia muitas mulheres acabam deixando de lado a hidratação dos fios, que pode ser feita em casa. De acordo cabeleireiro com Clayton Mozar, é preciso fazer hidratação a cada 15 dias para garantir que os fios fiquem macios e brilhantes.

Rabo de cavalo
Prático, principalmente nos dias mais quentes, o rabo de cavalo é um grande vilão da beleza dos cabelos, principalmente se os fios estiverem molhados ou se o elástico não for revestido de tecido.

Química demais
Mudar o visual é bom, mas também precisa ser feito com moderação para evitar que os fios fiquem fracos, quebradiços e sem brilho. Antes de misturar químicas, como luzes, relaxamento, alisamento e coloração, é preciso conversar com o cabeleireiro.

Shampoo errado ou em excesso
Usar um shampoo que não é compatível como tipo de cabelo ou não remover o produto totalmente também estragam os fios, que ficam opacos e quebradiços.

Fonte: iTodas

Fotos: Thinkstock