As complicadas relações familiares servem de inspiração para a ficção


Você acha que só você tem problemas em casa? Várias famílias, tanto na ficção quanto na vida real, são classificadas como disfuncionais, isto é, onde os conflitos, e muitas vezes o abuso por parte de um dos membros, ocorrem regularmente.

Em Breaking Bad, a família do professor de química Walter White passa longe de ser equilibrada. E não só pelos problemas de saúde do filho, das dificuldades financeiras, da mulher grávida e do câncer terminal do pai - o problema real começa quando Walter resolve produzir e traficar drogas.

Em O Melhor Pai do Mundo, Lance (Robin Williams) é um professor de poesia que, depois de perder o filho em um estranho acidente, decide escrever um falso bilhete de suicídio para evitar constrangimentos na família. Quando o bilhete é publicado sem a sua autorização e, acaba fazendo muito sucesso, ele decide retomar sua carreira de escritor ao escrever um falso diário do seu falecido filho.

A família é o que há de mais importante para Don Vito, mas nem por isso tudo é paz entre os Corleone - muito pelo contrário. Na família do Poderoso Chefão, conflitos, violência e problemas graves são tópicos comuns.

Dois homens mantém um relacionamento homossexual em segredo, apesar de ambos terem esposa, filhos e aparentemente uma vida heterossexual normal. Essa é a história de O Segredo de Brokeback Mountain.

Eles não podem dizer que têm problemas financeiros, mas têm muitos outros. Começando pelo relacionamento incestuoso entre James e Cersei e terminando nas tensões constantes entre Cersei, Joffrey, Tyrion e Tywin Lannister, o patriarca de uma das casas mais importantes de Game of Thrones.

Correndo com as Tesouras: O filme mostra as experiências familiares vividas pelo escritor Augusten Burroughs (Joseph Cross). Filho de um pai alcoólatra (Alec Baldwin) e de uma mãe instável (Annette Bening), ele é obrigado pela família para se consultar com um psicólogo, o doutor Finch (Brian Cox).

Em Beleza Americana, Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai de Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

Quase Irmãos: Brennan Huff (Will Ferrell) é um cara de 39 anos, esporadicamente empregado, que vive com sua mãe, Nancy (Mary Steenburgen). Dale (John C. Reilly), de 40 anos, terminantemente desempregado, também mora com seu pai, Robert (Richard Jenkins). Quando Robert e Nancy se casam e vão morar juntos, Brennan e Dale são forçados a viver como irmãos. Na medida em que o narcisismo e a absoluta preguiça ameaçam separar a "nova" família, estes dois meninos mimados, imaturos e de meia idade resolvem elaborar um plano insano para reunir seus pais novamente.

Os Irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski, é considerado por muitos como uma das maiores obras da literatura mundial. O livro conta a história de uma problemática família russa.

A Lua e a Baleia: Baseado nas lembranças do diretor, Noah Baumbach, o filme mostra como dois meninos lidam com o divórcio dos pais nos anos 80. O patriarca da família é Bernard (Jeff Daniels), um escritor de sucesso que se tornou professor. A mãe é Joan (Laura Linney), que recentemente descobriu o talento para a literatura.

'As famílias felizes são todas iguais; mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira'. A frase inicial do livro Anna Karenina, de Liev Tolstói, já é reveladora.

Em Preciosa – Uma História de Esperança, Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa tenta dar um rumo para a sua vida.

O filme Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci, conta a história de um estudante americano que se envolve na estranha relação entre os irmãos gêmeos Isabelle e Theo.

Alice Não Mora Mais Aqui: Ellen Burstyn interpreta a viúva Alice Hyatt, viajando em uma perua lotada com seu filho através de uma estrada esburacada para uma nova vida. Com Alice Não Mora Mais Aqui, o diretor Martin Scorsese está tão em casa na região rural do sudoeste norte-americano como normalmente fica em seus filmes urbanos. Ele guia a verdadeira odisseia de Alice "vivendo um pouco, aprendendo muito", com afeição e sentimento.

Em As Virgens Suicidas, filme de Sofia Coppola lançado em 1999, a família Lisbon é conservadora e repressora, para o azar das cinco filhas do casal.

A Excêntrica Família de Igby: Igby Slocumb (Kieran Culkin) é um jovem de 17 anos que não suporta mais a vida que tem em sua casa. Com um pai (Bill Pullman) que tem colapsos nervosos constantes, uma mãe (Susan Sarandon) afastada dele e, um irmão mais velho (Ryan Phillippe) que tem todos os seus desejos atendidos pelos pais, Igby decide se mudar rumo à Nova York.

A série de TV Shameless é uma comédia dramática que conta a história da família Gallagher. Enquanto o pai passa a maior parte do tempo bêbado, cabe aos seis filhos dele tomarem conta das coisas.

Tempestade de Gelo: Uma repentina tempestade de gelo prende grande parte de uma família dentro de casa. Sem ter para onde ir eles passam a encarar todas as suas contradições e problemas, como traições, alcoolismo e drogas.

Família Soprano é uma série de TV norte-americana produzida pela HBO. A série mostra a complicada relação familiar de Tony Soprano, um mafioso que precisa de ajuda psicológica para lidar com os problemas pessoais e tocar o negócio da família.




Foto de capa: Francisquitecta