Filmes que levaram muito tempo para ser produzidos

Produzir um filme geralmente é um processo demorado. Escrever bom roteiro, reunir tudo que é preciso na pré-produção, fazer as filmagens, editá-las depois. Nada disso é fácil. Porém, algumas vezes imprevistos acontecem e a produção atrasa mais ainda. Esse foi o caso de Boyhood: Da Infância À Juventude - que estreou no dia 30/10- que levou 12 anos para ser concluído e de muitos outros longas.

Confira algumas das produções mais demoradas do cinema:

Avatar - James Cameron pretendia iniciar as filmagens da ficção científica após o término de Titanic, mas a tecnologia que seria utilizada no filme ainda estava em desenvolvimento. Então o diretor resolveu esperar - e não em vão. Avatar foi nominado a nove categorias no Oscar e venceu três. Além de ter sido uma das maiores bilheterias de 2009 e de todos os tempos.

Boyhood: Da Infância À Juventude - O filme do diretor Richard Linklater demorou 12 anos para ser concluído, isso porque o cineasta queria dar um toque mais realista à trama e captar o crescimento do protagonista - sua passagem da infância para a adolescência - e do restante do elenco.

Os Simpsons - O Filme - A adaptação de um dos desenhos mais amados da televisão começou a ser produzida ainda em 1997, mas após problemas em contratar o elenco de dubladores - o que conseguiram apenas em 2001 - e a reedição do roteiro por 160 vezes, o longa só chegou a público 10 anos mais tarde.

The Lego Movie - Filmes de animação tendem a demorar mais para serem concluídos, porém esse levou um tempo maior que o normal que seus concorrentes do gênero. O roteiro, reescrito diversas vezes, e todo detalhamento na hora de gravar cada peça de Lego foram os principais responsáveis pela demora.

A Bela Adormecida - Quem diria que o clássico infantil da Disney levou oito anos para ser concluído. Graças ao perfeccionismo de Walt Disney, o filme teve que ser gravada antes com atores reais, assim todo o trabalho de animação seria feito com base nas imagens realistas. Além disso, o fundador do estúdio mais famoso de Hollywood não deixava passar nem um errinho no projeto. Com tanto tempo de produção, quem não adormeceria né?

Cronos - Outro fissurado nos detalhes é Guilhermo Del Toro. Nenhuma cena do terror de 1993 foi feita sem a supervisão e cuidados do cineasta. Outro fator que contribuiu no atraso da produção foi a falta de grana. Del Toro teve que reunir fundos por sua própria conta. O elenco também deu o suor por Cronos. O astro Ron Perlman até consentiu que seu cachê fosse reduzido para o bem da produção.

Eraserhead - O clássico bizarro e surrealista de David Lynch demorou 5 anos para ser feito. Para se ter uma noção, uma simples cena em que Jack Nance entra no quarto levou um ano para ser completada. Outro fator que levou a essa demora foi a falta de subsídios. Lynch chegou a entregar jornais para arrecadar dinheiro para a produção. Até a esposa de Nance fez uma doação ao diretor. Isso só prova porque Lynch é um dos maiores cineastas que já existiu e faz de Eraserhead um filme ainda mais intrigante.

O Doador De Memórias - O drama produzido por Jeff Bridges demorou 20 anos para ser concluído. O americano comparou a produção com a montagem de um cubo mágico. Segundo ele, muitas peças estavam faltando, mas no período de um ano ele teve uma espécie de "iluminação" e conseguiu finalizar a história.

The Theory of Everything - A cinebiografia que retrata a vida do físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking demorou cerca de 10 anos até sua finalização e chega aos cinemas brasileiros apenas 22 de janeiro. O roteirista e produtor Anthony McCarten alegou que o principal motivo da demora foi a dificuldade de adaptar um roteiro que fosse fiel e fizesse jus ao grande gênio que é Hawking.

Eu Os Declaro Marido E... Larry! - A comédia estrelada por Adam Sandler e Kevin James levou 08 anos para ficar pronta. O produtor Tom Shadyac havia planejado o filme desde 1999 e escalado Will Smith e Nicolas Cage para os papéis principais.

Tiefland - O filme de 1954 levou 20 anos para ser concluído, isso porque a diretora e roteirista Leni Riefenstahl interrompeu a produção para trabalhar na campanha nazista. Após o tempo trabalhando com Hitler, ela conseguiu abrir sua própria produtora e reiniciou o projeto em 1940. O longa passou por outros contratempos devido a guerra e teve que se relocar diversas vezes. Por fim, as gravações de Tiefland terminaram em 1944. Porém, mais uma vez o destino atrapalhou os planos de Riefenstahl quando o filme foi confiscado pelas autoridades francesas e liberado apenas 10 anos depois.

O Ladrão e o Sapateiro - A animação levou 28 anos para ficar pronta. Richard Williams, diretor e roteirista, começou os trabalhos em 1964, porém, devido a falta de dinheiro as filmagens foram adiadas. Apenas em 1993 O Ladrão e o Sapateiro ficou completo. Mas ai, Williams já tinha saido da produção.

 Vegas In Space - Agora é possível entender o maravilhoso trabalho de maquiagem e figurino da comédia. A fotografia, por exemplo, levou 19 meses para ser completada. Além disso, os produtores Doris Fish e Phillip R. Ford tiveram que batalhar bastante para arrecadar fundos para o filme.

Blood Tea and Red String - A animação em stop-motion demorou 13 anos para ser concluída, isso porque foram usadas diversas locações na Costa Oeste dos Estados Unidos e  as imagens foram gravadas em dois estúdios.

Roar - Noel Marshall era um agente de Hollywood e apaixonado por cinema. Não à toa juntou a família, no caso sua esposa Tippi Hedren e filha, a estrela Melanie Griffith, para filmar suas aventuras em plena floresta, lado a lado com animais selvagens. Só a fotografia de Roar levou 04 anos para ficar pronta. Um acidente também ocorreu e acabou destruindo todo o cenário. Foram 11 anos de espera para lançar a aventura familiar.


Fonte: Cineclick